terça-feira, 4 de dezembro de 2012

POLICIAIS CORRUPTOS

Megaoperação prende nesta manhã 
59 PMs ligados ao tráfico de drogas no RJ

A megaoperação realizada na manhã desta terça-feira na Baixada Fluminense e em outros pontos do Rio já prendeu 59 policiais militares e outros 11 acusados, totalizando 70 pessoas. A Operação Purificação visa cumprir 83 mandados de prisão, sendo 65 de PMs e 18 de traficantes e integrantes da quadrilha. 

Os policiais lotados no 15º BPM (Duque de Caxias), de acordo com investigações, recebiam propina dos bandidos para não coibir atividades criminosas em 13 favelas de Caxias dominadas por facção criminosa. Os mandados de busca e apreensão são cumpridos na casa dos denunciados e em batalhões da PM.

A ação foi desencadeada após um ano de investigações de uma força-tarefa formada pela Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSINTE), pela Polícia Federal, pela Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar (CI/PMERJ) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. 

Os acusados foram denunciados pelos crimes de formação de quadrilha armada, tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção ativa, corrupção passiva e extorsão mediante sequestro.


Ônibus trasporta Policiais do batalhão de Caxias
 acusados de envolvimento com tráfico 

De acordo com a denúncia, os PMs não se limitavam apenas em receber “arrego” para deixar de reprimir o tráfico, segundo a força-tarefa. As apurações revelaram que os PMs também sequestravam bandidos e seus familiares, apreendiam veículos do tráfico exigindo dinheiro para devolução, negociavam armas e realizavam operações oficiais quando o pagamento da propina atrasava.


Secretário Beltrame e Coronel Erir Ribeiro dão detalhes
da operação em coletiva da Operação Purificação 

Em 2007, mais de 50 PMs do 15º BPM (Caxias) foram presos durante operação. Eles alertavam traficantes com antecedência sobre operações e negociavam prisões e libertações de bandidos. As investigações foram promovidas pela Corregedoria da PM.

Nenhum comentário :

Postar um comentário