quinta-feira, 27 de setembro de 2012

RN tem maior percentual de
pedidos de forças federais

Até o momento, 457 municípios, de onze estados brasileiros, pediram ajuda das Forças Armadas para reforçar a segurança das eleições 2012, segundo balanço fechado às 18h de ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No caso do Rio Grande do Norte, até o momento, 119 municípios pediram reforço de tropas federais. Proporcionalmente, o Estado é o que tem o maior número de municípios, 71,2% do total, com pedido de reforço federal no TSE. No Piauí, 63,8% dos municípios querem reforço e no Pará, 46,8%.
Coronel Araújo afirma que acirramento exige medidas preventivas

Em números absolutos, o Piaui lidera o ranking, com pedido de tropas federais para 143 municípios. O RN é o segundo, e o estado do Pará, o terceiro, com 67. Os pedidos de reforço das Forças Armadas são encaminhados aos Tribunais Regionais Eleitorais pelos juizes das zonas eleitorais. O Pleno do TRE aprova os processos e encaminha ao TSE, que tem o poder de decisão sobre o envio de força federal para os municípios.

Entre outros municípios potiguares, o TRE-RN encaminhou pedidos de reforço para Bom Jesus, Macaíba, Caicó, Macau, Guamaré, Mossoró, Serra do Mel, Antônio Martins, Pau dos Ferros e Assu. Até o momento, os estados com menor número de municípios com pedidos de ajuda das Forças Armadas são: Amapá (2), Paraíba (3), RJ (8) e Tocantins (9). Em reunião na última terça-feria, 25, com os secretários estaduais de Segurança Pública, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha disse que houve um aumento no número de 20 a 30% nos pedidos de forças federais para o dia da eleição e o momento da apuração.

Em entrevista para a TRIBUNA DO NORTE, no início de setembro, o presidente do TRE-RN, desembargador João Rebouças, disse que o alto número de municípios que solicitaram reforço deve-se, principalmente, ao baixo efetivo da Polícia Militar.

"O policial está ali muito tempo", afirmou o desembargador, conhece o prefeito, o vereador, às vezes até um familiar dele é candidato, e isso leva ao descrédito. Chegando tropa federal impõe mais respeito, inibe e evita maiores transtornos".

Mais de 3 mil policiais serão mobilizados

Sem alterar a rotina de policiamento ostensivo nos bairros, a Polícia Militar disponibilizará 3.172 militares para a segurança das eleições 2012. Foi o que garantiu, ontem, o comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo. Segundo ele, parte desse efetivo reforçará os municípios no interior do Estado, onde o destacamento policial é pequeno e aqueles onde a campanha está mais acirrada.

"A preocupação", comentou coronel Araújo, "é reforçar os municípios onde já houve atrito e onde a campanha está acirrada". Araújo disse que já se reuniu com todos os comandantes regionais para orientar sobre a segurança do pleito. Em, pelo menos, oito municípios já foram registrados incidentes, desde denúncias de propaganda irregular, compra de votos e agressões".

Para não ter problemas na cobertura ao pleito, o comando da PM solicitou o retorno de parte dos quase 800 policiais que estão à disposição de outros órgãos, para que trabalhem durante as eleições. "Durante as eleições, nós teremos toda a PM de prontidão, excetuando aqueles que estão afastados", afirmou o coronel.

"Pedidos são necessários e justificáveis" falou o procurador regional eleitoral, Paulo Sérgio Rocha.
  • Primeiro, pelo histórico de acirramento das campanhas eleitorais e pelos incidentes já registrados nas últimas semanas;
  • Segundo pelo baixo efetivo da Polícia Militar que não consegue fazer uma cobertura 100% de todo o Estado.
Tribuna do Norte/Matéria resumida

Um comentário :

  1. Um bom dia Sgt. Sandra, venho pedir que a senhora se possível divulgue em seu blog está causa: http://www.vcartigosenoticias.com/2012/09/video-por-um-rn-com-mais-seguranca-824.html

    ResponderExcluir