terça-feira, 25 de setembro de 2012

BALANÇO
Violência contra a mulher na
 Região Mato grande

Passado o crime, a surpresa sobre o bárbaro homicídio praticado contra uma mulher nesta segunda-feira (24), em João Câmara, após os noticiários publicados em vários veículos de comunicação do RN, o nosso blog faz um balanço sobre a violência contra a mulher na Região Mato Grande.

Em décadas anteriores já se falava de violência contra a mulher, à diferença era que antes as coisas eram menos rigorosas, somente após a lei “Maria da Penha” entrar em vigor as penas tornaram mais rigorosa, levando muitos homens a cumprirem penas em regime fechado, não sendo mais oferecidas penas alternativas.

Entre outros crimes, confira os cinco assassinatos que mais repercutiram na Região.
Crime 1 - Uma dessas mulheres assassinada brutalmente foi Marluce Lucas. Tem seu nome lembrado em uma escola da cidade de João Câmara, A professora Marluce Lucas  foi morta a golpes de faca por seu marido diante um ataque de ciúmes.

Crime 2 - Há menos de uma década uma estudante foi morta com requintes de crueldades por adolescentes que moravam vizinhos a vítima, e em seguida jogada em um “barreiro” toda perfurada a golpes de chaves de fendas. Seu corpo foi encontado bioando na água num barreiro que fica a margem direita da RN que liga João Câmara a Bento Fernandes. Após serem identificados, a PM prendeu três adolescentes menores e um maior de idade que moravam ao lado da vítima. A comunidade se revoltou, e a população indignada atearam fogo na casa, destruindo-a com móveis e um carro no alpendre. As pessoas se uniram de frente a Delegacia com sede de vingança, clamando por justiça, porém a força policial vinda de Natal reforçou o policiamento e evitaram a tentativa de linchamento. Este bárbaro crime chocou a região, aconteceu aproximadamente há oito anos.

Crime 3 - Outro crime bárbaro ocorreu no dia 09 de Novembro de 2011 na comunidade de Pousa município de Poço Branco. O agricultor Valdomiro Ferreira Teixeira, de 44 anos, mais conhecido como Miro matou sua ex mulher a golpes de machado. O crime revoltou os moradores da comunidade. O criminoso sentenciou ele mesmo a pena de morte. Seu corpo foi encontrado por crianças pendurado em um cajueiro no outro dia (10). Valdomiro cometeu suicídio por enforcamento.

Acusado - Valdomiro, suicidou-se logo que cometeu
 o crime contra sua esposa à direita da foto.
(Foto Evanuel Ataliba)

Crime 4 - Outro caso aconteceu no dia 07 de Abril deste ano, um assassinato com requintes de crueldades foi registrado em uma casa da Rua 29 de outubro em João Câmara RN. Josefa Graciano Neves de 36 anos foi assassinada com vários golpes de faca-peixeira por um pintor de parede que estava fazendo serviço na casa onde o crime ocorreu

Vítima - Josefa Graciano Neves (36)
Foto: Evanuel Ataliba

Crime 5/recente - Frankileide Silva Souza, de 24 anos, moradora do centro da cidade, era usuária de entorpecentes e foi assassinada na madrugada desta segunda-feira (24) na Rua José Augusto, bairro do bairro Bela Vista em João Câmara. O acusado de desferir várias cutiladas contra a jovem Frankneide, mais conhecida como “Nineide”, de 24 anos, estava fora de qualquer suspeita se não fosse uma visita ao hospital Regional todo lesionado de golpes de facas nos braços e nas mãos, e a também as informações dada a Polícia pela  família dando conta que ela tinha saído com ele (Almir) na noite anterior.
“Almir Coquinho”, de 53 mantinha um relacionamento amoroso com a vítima, era locutor e trabalhava em carros de som fazendo propagandas nas ruas da cidade. O acusado foi localizado pela Polícia e autuado em flagrante, e ficará preso a disposição da justiça.

(Foto Evanuel Ataliba)
(Foto Evanuel Ataliba)

O mais estranho é que o crime aconteceu durante a madrugada no município de João Câmara, em plena via pública, e ninguém percebeu o ocorrido.

SOBRE ALMIR - Ele não tinha passagens pela polícia e era considerado pela sociedade um “homem bom e tranquilo”, mas enfrentava sérios problemas com álcool. Também chegou a participar de uma Igreja Evangélica, mas estava afastado. Participava do Grupo de Seresteiros João Modesto e cantava junto com os amigos toda sexta-feira na Rádio 89 FM. Também fazia locução de propagandas comerciais  e políticas na cidade. Nesta foto ao lado, ele participava da seresta no Centro de Convivência de Idosos de João Câmara, cantando músicas de época.

Nenhum comentário :

Postar um comentário