quinta-feira, 12 de julho de 2012

Em Natal Igreja Católica é palco
 para ritos exorcistas

Libertação de maus espíritos e até mesmo um pouco de curiosidade levaram centenas de fiéis a lotarem a Igreja de Bom Jesus das Dores, na Ribeira, na noite da última segunda-feira (9). Durante quase três horas, o grupo viveu a experiência de participar, pela primeira vez na capital do Estado, de uma missa com orações de exorcismo.


A cerimônia estava marcada para começar às 19h. Mas bem antes disso, era impossível encontrar um lugar para sentar. Vindos de vários bairros da cidade, os fiéis se aglomeravam entre os bancos do templo. Homens, mulheres, jovens, crianças e idosos. O público é eclético.

Em comum, a fé. À frente dos fiéis, o padre José Mário, nomeado exorcista, há cerca de 10 anos, pelo então arcebispo de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales.

O grupo de música entoa o canto inicial. Padre José Mário tem dificuldade de fazer o percurso entre a sacristia e o altar. Atentos, os fiéis acompanham cada passo. A expressão no rosto dos católicos demonstra expectativa e ansiedade pelo o que vai acontecer.

 

A conversa preliminar gira em torno de um assunto que possivelmente foi a razão da presença de muitos no lugar: depressão.

"Se eu pedisse pra quem tem depressão levantasse o braço, tenho certeza que pelo menos a metade de vocês levantaria", disse. Em seguida, o padre convida para uma oração de pedido de perdão. "É preciso pedir perdão a todos que, de alguma forma, nos fizeram algo que nos irritou", completou.

Em uníssono, a assembleia canta mais um canto de louvor. Nesse momento, João Santana, vestido com uma bata franciscana, assume o microfone e o controle da cerimônia. "Cadê Carla? Pode vir aqui para frente", diz em tom meio impositivo. Do lado esquerdo do altar, surge uma adolescente vestida com uma farda escolar. Receosa, ela se aproxima do altar. Santana coloca as mãos na testa da menina. Ao redor dela, outras pessoas fazem orações.


Uma espécie de ladainha com nomes de santos é entoada. Na sequência, reza-se a oração do Credo. "Agora é que vamos, de fato, realizar a oração do exorcismo. Se virem alguma coisa, sentirem algo, não se preocupem. Isso é bom, quer dizer que Deus está agindo.

Não é motivo de escândalo e ninguém venho perder tempo aqui", afirma. José Mário pede que todos fiquem de joelhos, segura um crucifixo e faz a leitura da oração que está no livro de "Ritual de Exorcismo e Outras Súplicas". Na oração, palavras como "sai", "afasta-se", "desconjuro" e algumas outras em latim.

 "As religiões têm algo em comum. No fundo, o que se chama de 'satanás', 'entidade', 'encarnou', no final das contas, só não é a presença de Deus. E a maior vitória de Satanás é fazer com que as pessoas acreditem que ele não existe", diz o padre.

Resumo da Matéria Publicada em:
Tribuna do Norte

3 comentários :

  1. DISCERNIR O BEM DO MAL
    Viver no mundo, sem compreender o que é certo e errado no ponto de vista do Evangelho de Cristo, é arriscar-se a viver em pecado sem o saber. O resultado disso é uma vida de infortúnios e de desarranjos. Não podemos resistir aos dias maus, se não contarmos com o apoio de Cristo que, por meio do Espírito Santo, haverá de nos guiar até os dias do fim. Procure ouvir a Palavra de Deus e meditar sobre os ensinamentos. Ore todos os dias pela manhã, antes de começar o teu dia. A oração é a respiração da alma e se não orarmos, com certeza morreremos sufocados.

    Eliane

    ResponderExcluir
  2. 4E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.
    Apocalipse 19

    ResponderExcluir
  3. 18Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora I João 3

    ResponderExcluir