segunda-feira, 4 de junho de 2012

A polêmica praça de Osvaldo Cruz
 na Cidade de  Taipu

Desembargador investigado dá nome a praça em Taipu, sua cidade natal. População se divide sobre homenagem

Uma polêmica em torno do nome de uma praça no município de Taipu, a 50 quilômetros de Natal, tem dividido opiniões entre a população local. Há quem queira que a Praça Desembargador Osvaldo Cruz volte a ter seu nome original, Praça 10 de março, enquanto outros são a favor da manutenção da homenagem ao membro do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e "filho ilustre" da cidade.

Antiga Praça 10 de março homenageava data da emancipação de Taipu,
 até homenagem ao "filho mais ilustre" em fevereiro de 2001.

Hoje, o busto do desembargador encontra-se inclusive pichado por populares. O Ministério Público Estadual move uma ação pública para que seja decretada a inconstitucionalidade da lei que criou a atual denominação da praça. Um projeto de Lei municipal aguarda votação na Câmara esta mudança.

No município de Rafael Godeiro, no Oeste potiguar, os moradores também se sentem envergonhados com o nome da cidade, que é uma homenagem ao tio de outro desembargador acusado de participação no desvio do dinheiro, Rafael Godeiro Sobrinho.

No busto de Osvaldo colocado na praça há uma placa com os dizeres: "homenagem do povo de Taipu ao seu filho mais ilustre".

O nome da praça, porém, tem sido motivo de indignação por parte da população, não somente pelo fato de o homenageado estar vivo - o que fere a legislação - bem como o fato dele estar envolvido no rumoroso caso dos precatórios. Tanto que, recentemente,o busto do desembargador teve seus lábios e olhos pintados de cor rosa.

Leia a Matéria completa
http://www.diariodenatal.com.br/capa/2012/06/03/

Nenhum comentário :

Postar um comentário