sábado, 7 de abril de 2012

Abuso do consumo de chocolate
pode causar danos à saúde

Reprodução / TV Mirante

Quantidade ideal de chocolate deve ser definida por um nutricionista. Versões amargas são as mais recomendáveis

O cacau é uma fruta rica em antioxidante, e protege o organismo da ação dos radicais livres que favorecem o envelhecimento. Entretanto, é preciso estar atento para não abusar do consumo do chocolate, já que o excesso pode acarretar perigos para a saúde.

Chocolate amargo é o mais recomendadoO chocolate é rico em cobre, indispensável para a maturação das células sanguíneas, ou seja, ajuda na renovação das células do sangue. O vilão do chocolate são as substâncias associadas a ele, como o leite, ovo, castanhas, corantes e conservantes, que liberam histamina e podem causar alergias e urticárias.

A quantidade ideal de chocolate a ser consumida deve ser definida por um nutricionista. O consumo máximo do produto deverá ficar em 30 gramas para crianças e 50 gramas para adultos, com prioridade para os chocolates amargos.

Quanto maior a concentração de cacau, melhor é o produto, uma vez que é nele que estão os fitoquímicos que fazem bem à saúde. Portanto as versões amargas são as mais recomendáveis. O consumo do chocolate deve sempre ser evitado próximo do horário de dormir, o que permite que nosso organismo gaste parte da energia armazenada.

Benefícios

O chocolate é rico em carboidratos, que ajudam na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Além disso, concentra outras substâncias, como triptofano, teobromina, feniletilamina, tetrahidrocarbolines, fenilalanina e tirosina - estes reforçam a sensação de bem-estar.

* Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário