segunda-feira, 12 de março de 2012

MAIS UMA REBELIÃO NA DELEGACIA
DE POLÍCIA DE GUAMARÉ

Por volta das 15h00minh deste domingo (11), os presos iniciaram a rebelião. Os apenados depredaram as celas, quebraram os portões de ferro, e o clima esquentou. Segundo declarações cedidas pelo Sub Tenente Carlos ao Blog “Guamaré em dia”, dois motivos originou a rebelião;


Primeiro foi por causa de uma prisão realizada dia 09 (sexta-feira), onde uma pessoa acusada de estupro conhecida por “Hélio" que foi preso em flagrante de delito por estupro  e colocado no corredor da DP  com o intuito de preservar a integridade física do preso, já que a lei na cadeia é “Tortura para estuprador”.

Eles queriam o acusado dentro da cela junto com eles, como não foi aceito logo gerou revolta contra  o acusado. 

O Segundo motivo leva-se a acreditar que foi porque o Ministério Público determinou a separação de homens e mulheres da mesma cela  que estavam junto ao masculino desde o mês de Janeiro após a primeira rebelião deste ano, que devido a destruição das celas não tinha lugar para colocar as mulhres.

Apenados foram revistados e conduzidos
 para o pátio da delegacia

 Homens Apenados

As detentas mulheres

 

Celas completamente destruídas pelos os detentos

Subtenente Luiz Carlos Comandante do Destacamento Policial de Guamaré
O destacamento ainda é utilizado como cadeia Pública (Presídio) - O espaço
foi projetado para 24 pessoas, atualmente  há 44 presos,
sendo 18 mulheres e 26 homens.

Os presos arrombaram as celas pegaram o detento acusado de estupro amarraram a um colchão com corda “tipo sanduiche”, colocaram álcool e atearam fogo. O Sd PM Elton ao perceber o tumulto efetuou alguns disparos impedindo danos maiores ao detento. A partir deste momento o Soldado pediu reforço a 1ª CIPM e o apoio da guarda Municipal de Guamaré que chegou de imediato.

Detento Hélio - Ferido por queimaduras pelos demais detentos
Ele foi preso através de um trabalho conjunto da PM e Guarda Municipal
de Guamaré no distrito de Lagoa Doce.

Com a chegada da guarnição da Policia Militar/GTO, o Subtenente PM Luiz Carlos - Cb PMJ. Carlos, Cb PM Feliciano e Sd PM Elton, com o da apoio da guarda municipal, cercou a delegacia e determinaram que todos os apenados fossem para o pátio da delegacia sobre forte escolta.

Guardas Municipais deram apoio a Policia Militar


Uma reunião está marcada amanhã segunda-feira (12) com o Delegado da Polícia Civil Antônio Pinto e com o promotor de justiça, as autoridades devem definir se haverá transferência de presos, e serão avaliados os estragos e reformas necessárias.

O detento ferido “Hélio” e outros feridos foram encaminhados para o Hospital Manoel de Lucas em Guamaré. Enquanto dois detentos causados de liderar a rebelião foram transferidos  para a DP de Macau e ficarão a disposição da justiça.


Blog Guamaré em Dia

Nenhum comentário :

Postar um comentário