domingo, 29 de janeiro de 2012

Saiba como se vestir para uma
entrevista de emprego

De acordo com Isabella Ferreira Razaboni, consultora de recursos humanos da On the Job, o traje pode ajudar ou prejudicar a imagem do candidato, pois revela muito sobre o comportamento ou a personalidade dele. “Trajes inapropriados para o ambiente corporativo demonstram, no mínimo, imaturidade.”

Em uma entrevista de emprego, o foco deve estar em suas habilidades, razão pela qual se espera o uso de vestimenta adequada ao meio empresarial. Uma roupa inapropriada pode atrapalhar inclusive o seu desempenho em uma etapa presencial que envolva dinâmica de grupo. “O candidato deve ser lembrado pelas suas competências e não pela roupa”, destaca Daniela do Lago, docente da Fundação Getúlio Vargas. Logo, elegância e conforto devem andar junto.

Clique abaixo em mais informações e continue lendo:


Conheça a empresa

Roupa social de cores neutras continua sendo a regra. Mas é interessante conhecer a empresa, consultar o site para verificar seus valores e missão e conversar com pessoas que trabalham ou trabalharam nela.

Empresas de cultura mais aberta, que valorizam a diversidade, estão habituadas aos diferentes estilos em seu ambiente. Organizações que trabalham para o público jovem costumam apreciar, da mesma forma, as diversas maneiras de ser e vestir.

“A roupa deve estar atrelada ao nicho de mercado. Um candidato que busque um estágio em uma agência bancária deve optar por um traje formal. O mesmo não se pode dizer de um candidato que vá trabalhar em uma agência de publicidade ou casa noturna. O excesso de formalidade, nesse caso, pega mal”, explica a consultora empresarial Célia Leão.

Mulher

Recomenda-se o uso de camisa social de cor clara, calça social preta, e sapato fechado de salto baixo. Nos dias de frio, blazer ou casaco de cor discreta ajuda a compor o conjunto. Se optar por saia, cuidado com o comprimento. Deve estar quatro dedos abaixo do joelho. Lembre-se que em uma dinâmica de grupo a saia pode atrapalhar a sua performance.

Homem

O cargo ou perfil da empresa pode demandar o uso de terno. A consultora Isabella Razaboni recomenda os modelos clássicos e lisos, seguidos de camisas claras e gravatas discretas. Em outros casos, o uso de camisa social de manga longa e calça social é suficiente. O sapato deve estar engraxado.

Outras dicas

A cor preta e os tons pastéis são os indicados. Evite as estampas, como listras estreitas e xadrez, pois podem cansar a vista do entrevistador. Os tecidos brilhantes e transparentes e os trajes muito decotados devem ser abolidos.

Evitar!

Homens devem evitar a todo custo o uso de bonés, bermudas e chinelos. Se você utilizar algum dessas vestimentas você está dizendo ao entrevistador que não se importa muito com a entrevista. Fique esperto!

Para as mulheres o mundo já é um pouco mais liberal, porém é de extrema importância que ao ir a uma entrevista de emprego uma mulher não utilize decotes, sapatos abertos ou salto muito alto. A dica para elas e usar uma roupa confortável para aguentar a espera e também deixá-la confortável durante todo processo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário