sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cidade em São Paulo vai colocar chips
em todos os cães do município

O município de Presidente Prudente, em São Paulo, vai implantar chips em todos os cães e gatos do município. O censo que terminou nesta sexta-feira contou mais de 44 mil cães e gatos no município, que a partir de 2012 serão monitorados por chips. Segundo o Centro de Controle e Zoonoses (CCZ) da prefeitura, o censo vai revelar informações sobre as características de sanidade dos animais, a raça, endereço, nome dos donos e outras informações.

O censo também possibilitará aos veterinários do município saber quantos chips deverão ser adquiridos pela Prefeitura para toda a população de cães e gatos. A licitação para a compra dos chips será aberta no início de 2012.

Por enquanto, os responsáveis pelo CCZ estão levantando informações sobre os tipos de chip existentes no mercado, um deles, de 1,2 centímetros de tamanho, que está sendo testado, prevê o implante subcutâneo no dorso do animal. Com um aparelho leitor passado sobre o local é possível receber todas as informações que vão estar contidas no chip sem necessidade de computador.

O objetivo da chipagem é controlar a população de cães e gatos, evitando a superpopulação destes animais, além de combater as zoonoses, micoses e verminoses, e prevenir possíveis surtos de leishmaniose visceral e casos de raiva, além de incentivar a posse responsável por meio da localização dos donos de animais que forem encontrados soltos.

Estado de Minas

Nenhum comentário :

Postar um comentário