segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PM’s presos no BOPE são transferidos
 para Batalhões no interior

Por determinação do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Araújo, cerca de 40 policiais militares presos no Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foram transferidos para os batalhões de Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó.

As transferências iniciaram-se na última sexta-feira, 11, e estariam programadas para terminar neste domingo (13).No entanto, a transferência não agradou aos familiares que viram a impossibilidade financeira de deslocarem-se a cidades distantes mais de 250 quilômetros.

Advogada procurará OAB para solucionar impasse.

Em nota em seu Blog, a advogada Kátia Nunes informou que estará solicitando a intervenção da OAB/RN na questão das transferências dos militares presos.

A advogada mencionou o cerceamento do direito dos policiais presos à família e informou que irá procurar os juízes de execução penal responsáveis pela Vara de Execução Penal a qual o policial está sujeito para rever e/ou informar se houve tal determinação.

Juiz revela motivo da transferência dos PM’s presos para o interior

Juiz Henrique Baltazar

O juiz Henrique Baltazar Villar dos Santos, de Natal, explicou porque o comandante geral da PM, coronel Araújo, está transferindo os PMs presos no Bope, da Zona norte de Natal, para batalhões de Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.

Segundo Baltazar, o Ministério Público Estadual descobriu que o BOPE da Zona Norte, de Natal, não reunia a menor condição de manter os PMs presos.

Conforme o magistrado, o Ministério Público Estadual descobriu que PMs não estavam realmente presos. PMs perigosos poderiam até sair e dá umas voltas pela cidade do sol.

Diante do quadro, foi a promotoria que recomendou o comando geral da PM adotar as providências necessárias. O correto seria construir uma cadeia pública específica.

“Solução provisória encontrada após reunião com juiz, Promotoria e VEP: transferir para quartéis do interior, onde segurança é maior”, explica o juiz Henrique Baltazar via Twitter.

Baltazar também disse que não houve interferência política e que existe um projeto para construir uma cadeia pública para servidores, mas que isto vai demorar.

RN têm 40 PMs presos por crimes variados. Os mais graves, são os acusados de homicídio, como o caso do PM que matou o casal Daiff e Sanelle, de Martins.

Sobre a transferência ser legal ou não Baltazar escreveu: “Não existe direito constitucional de preso ficar perto da família. Segurança do cidadão é mais importante. Vide Beira-Mar”.

Sd Glaucia

Nenhum comentário :

Postar um comentário