terça-feira, 25 de outubro de 2011

Plano de contingência foi discutido
nesta manhã em João Câmara

Aconteceu na manhã desta terça - feira (25) na câmara Municipal de João Câmara - RN uma importante reunião para elaboração do plano de contingência do município.


O Plano de Contingência em questão é devido a  provável hipótese de acontecer grandes tremores na região mato grande. Pois a  região é uma área sísmica e com incidência de registros de abalos. por isto este plano está  sendo preparado para alguma “eventualidades” que possam surgir.

Tiveram presentes representantes de diversos seguimentos municipais e estaduais para discutir o referido plano, que tem como objetivo prevenir e conscientizar a população em geral, bem como os órgãos competentes no sentido da prevenção caso eventuais abalos sísmicos ou terremotos de grande proporção venham acontecer.

Além da Defesa civil e Corpo de Bombeiros compareceram ao evento: Polícia Militar, Sindicato Rural, educadores, Assistência Social, órgãos de saúde pública, CDL, Promotoria e representantes do poder Legislativo e Executivo municipal.

A discussão surgiu provenientes dos registros frequentes  de abalos na região mato grande nos últimos dias.


O Tenente Coronel Acioli, Coordenador estadual da Defesa Civil fez uma ampla explanação sobre a elaboração de um plano de contingência e o trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros em casos de desastres que colocam em risco a vida da população.

O professor Joaquim Mendes do Departamento de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, falou sobre os últimos registros dos sismos e quanto a possibilidade de acontecer um abalo de maior intensidade, como ocorreu em 1986. 

Segundo o professor Joaquim (Coordenador do laboratório de sismologia do IFRN), a falha geométrica está localizada entre os municípios de João Câmara e Poço Branco/RN, origem dos registros sísmicos, têm início na cidade de Pureza e vai até o município de Bento Fernandes/RN.

Disse ainda que a incidência de oito abalos de magnitude de 2 pontos registrados em uma semana no município, preocupa e “poderá ou não” desencadear uma série ou haver registro de magnitudes maiores.

Concluiu falando da instalação de novos equipamentos para monitoramento das intensidades sísmicas na região e de seu pronto atendimento nas eventuais necessidades que possam surgir.

Disse que a Universidade vem fazendo um trabalho de monitoramento para deixar a população informada em nova fase sísmica que o município enfrenta.

O prefeito Ariosvaldo Targino na abertura do evento garantiu que a prefeitura estará atenta aos acontecimentos e não se omitirá caso venha a ocorrer abalos de maior intensidade.

Segundo o Cel BM Dantas para implantar um órgão atuante da defesa civil no município de João Câmara deve seguir um planejamento sólido e consistente no que diz respeito à parte física, logística e humana.
(Dir p/ Esq) - Professor Joaquim
Coronel BM Dantas Cmt Geral do Corpo de Bombeiros do RN
Ten Cel. Acioli Coordenador da Defesa Civil do RN
e Capitão PM Fonseca Subcomandante da 2ª CIPM - João Câmatra-RN

Professor Joaquim Mendes do Departamento de sismologia (UFRN)

O Secretário municipal de esportes Benê Alves questionou ao Coronel Dantas do Corpo de Bombeiros a possibilidade de trazer um grupo do corpo de bombeiros permanente para região, ele respondeu ser impossível no momento por uma questão de efetivo, porém é uma proposta a ser estudada para longo prazo.
Ele disse que a instituição tem plano sim de expansão, porém num futuro poderá ganhar uma unidade de assistência regional, contando com a ampliação do efetivo.


Também deixou claro que, para implantar um órgão da defesa civil e Bombeiros no município, tem que haver interesse das esferas estaduais e municipais, pois é um investimento caro. Tem que  ter uma boa estrutura para de fato atuar, principalmente  numa área vulnerável a abalos sísmicos como é o caso de João Cãmara.
Em suas palavras finais o coronel Dantas declarou ter ficado feliz por ter participado da reunião, onde com outras autoridades teve a oportunidade de pensar e discutir a temática em juízo de valor.

Nenhum comentário :

Postar um comentário