domingo, 31 de julho de 2011

TJRN CONDENA EX-PM ACUSADO DE
 MATAR CRIANÇA EM CARNAVAL DE MACAU

Momento em que o Juiz proferiu a sentença

Quarta-feira (28), o ex-policial militar Ednaldo Manoel do Nascimento, acusado de matar uma criança durante o Carnaval no Município de Macau, no ano de 2008, foi a Júri Popular na Comarca daquele Município.

O ex-policial foi acusado por homicídio qualificado, sendo denunciado pelo Ministério Público do RN por provocar lesões corporais em João Maria Silva dos Santos e David Charly dos Santos, além de provocar a morte da criança Cynthia Luciana Reis de Queiroz.

Para o MPRN, Ednaldo "disparou contra as pessoas das vítimas (João Maria e David Charly - grifo nosso), no objetivo de matá-las, não conseguindo o intento por não ter acertado em regiões letais, causando-lhes lesões corporais, vindo, ainda, a atingir com os ditos disparos, de maneira fatal, a pessoa da vítima Cynthia Luciana", relata o Promotor do MPRN na Ação Penal.

Ednaldo Manoel do Nascimento (À direita da foto)

Ednaldo Manoel era policial militar desde o ano de 1999, contando, à época do fato com nove anos de serviço ativo na PMRN, sem qualquer punição disciplinar em sua ficha policial que maculasse sua honra ou a própria Instituição Militar.

No entanto, mesmo não tendo sido tecnicamente comprovado que a munição que atingiu a garota Cynthia tenha sido oriunda da arma do Soldado Ednaldo, este foi excluído das fileiras da Corporação Policial Militar no dia 3 de julho de 2008, por entender o encarregado do Processo Administrativo de Licenciamento Ex-offício a Bem da Disciplina que o ex-PM praticou atos que maculavam a ética policial militar, por estar, à época, sendo acusado de um crime.

Após três anos do fato, o ex-Soldado Ednaldo foi à Júri Popular no Município de Macau, sendo condenado a 37 anos, 6 meses e 20 dias de reclusão, ainda cabendo recurso quanto à decisão proferida.

Companheiros lamentam condenação de ex-policial

A condenação do ex-policial Ednaldo foi lamentada por diversos companheiros de farda que o conheciam. Muitos o qualificaram como um "grande profissional" e admitiram que o fato do Júri Popular ter acontecido no Município de Macau pode ter tendenciado na decisão dos jurados.

Ednaldo Manoel serviu em seus nove anos de serviço ativo na Corporação Policial Militar em Unidades Operacionais, como o 9º Batalhão de Polícia Militar, a Companhia de Policiamento de Choque (CPChoque) e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). No ano de 2008, o ex-Soldado estava exercendo suas funções na Diretoria de Saúde da PMRN.

Postado por Soldado Glaucia

Nenhum comentário :

Postar um comentário