quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

MAIS UM ANO SEM
CONCURSO PARA SARGENTO

Conforme o secretário de administração e recursos humanos Manoel Pereira, o motivo da suspensão dos concursos e nomeações seria a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que proíbe o Executivo aumentar gastos com folha de pagamento, na atual situação financeira que os cofres públicos se encontram.

“Diante destes fatos, não podemos homologar, contratar ou promover um novo concurso sem ir contra a Lei de Responsabilidade Fiscal. Sob risco de incorrer em uma ilegalidade, uma improbidade administrativa por se tratar de uma lei maior. A lei complementar número 1001”, enfatiza Manoel Pereira.

O ultimo concurso realizado na PMRN para o quadro de sargentos combatentes foi em 1997.

Ou seja, ascensão profissional dentro da PMRN é inexistente. Já que o policial pode tirar no máximo 30 anos de serviço, e já está com 14 anos sem haver concurso para sargento. Desta forma este policial irá ser promovido a cabo no ultimo dia e em seguida irá fazer parte da reserva remunerada.

Há, os oficiais que entraram em 1997 já são capitães.

Mantendo contato com o Comandante Geral Coronel Araújo, o mesmo tem bastante interesse em realizar o concurso. Mas tudo indica que este interesse não faz parte do governo do estado.

Perspectiva de crescimento do oficial

Perspectiva de crescimento do praça

FONTE : CABO HERONIDES

NOTA DO BLOG:  Parabéns Cabo Heronides pela brilhante matéria, muitos se calam diante da falta de valorização a praças dentro da PMRN. É notável a falta de sensibilidade, não somente a falta de oportunidade em concursos para graduação, mas também outros motivos.

Não basta, agora recentemente aconteceu a mais absurda ordem, onde foi determinado que apenas oficiais deveriam ser instrutores de cursos na D.E (Departamento de Ensino) que, para ser contornada a tamanha ignorância foi preciso uma intervenção da ACS para que levasse a problemática ao Comando Geral, e a ordem que vinha sendo cumprida em algumas unidades foi dada última foram, e praças voltaram e reassumiram suas disciplinas.

Confiram a nota emitida pela
ACS em relação a medida:

Após denuncia recebida pela ACS de que as aulas do CFSD 2011 estavam sendo prejudicadas por uma determinação da diretória de ensino da PMRM de que apenas oficiais poderiam ser instrutores nos referidos cursos a diretoria da associação levou ao conhecimento do comando esta problemática .

Antes mantivemos contato com o CAP. PM Batista integrante da D.E e soube através do mesmo que providencias já estavam sendo tomadas no sentido de minorar o problema, após este contato ouvimos do CEL. Araújo que o equivoco será sanado e a partir de amanhã, os cursos já funcionarão a contento, uma vez que principalmente os cursos de soldados que estão sendo ministrados no interior do Estado ( Assu, Mossoró e J. Câmara) contam com um bom número de praças ministrando disciplinas das mais diversas e com habilitação pertinente ao que se propõem a ensinar.

Entendemos que a visão daqueles que editaram tal medida é estreita, pois, independente da graduação militar, o instrutor deve portar qualificação em nível capaz de oferecer o conhecimento aos novos formandos, e salvo algumas exceções, temos praças mais qualificados que certos oficiais em várias áreas.

A política de formação do policial do novo milênio deve ser centrada na aquisição e emprego de professores, habilitados além de suas áreas técnicas, nas ciências do ensino, e os centros de formação devem passar dos antigos campos de adestramento, para uma escola capaz de proporcionar ao formando a capacidade de relação com o cidadão, nos moldes exigidos pela nova dinâmica de sociedade. Assim sendo não será o número de estrelas que definirá o nível de qualificação do instrutor, que deve ser além de instrutor , professor e educador, capaz de transformar homens comuns, numa categoria de homens especiais que a sociedade e o estado denomina de policial militar.

Adotar tal medida é retroagir na história e se há algo que nossa história de luta não permite são retrocessos, pois constantemente, duelamos com nossas dificuldades na busca pelo avanço e pelo aperfeiçoamento da nossa milícia, sem distinção ou preconceito de classe ou patente.

Assim, felicitamos os nossos alunos pela regularização das aulas no CFSD e parabenizamos os nossos colegas praças pela vitória parcial nessa luta. E lógico, não podemos deixar de parabenizar ao comandante geral da corporação por mais uma decisão balizada pela razão e pelo bom senso.

ACS PMRN


DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário :

Postar um comentário