sexta-feira, 6 de agosto de 2010

VIDA EM FAMÍLIA - CONSTRUTORES DE LARES
(Mensagem enviada ao nosso Blog por Dr. Paulo Pimentel
Promotor de Justica da comarca de João Câmara-RN)

DIVIDIR O TEMPO - Com a modernidade não temos tempo para a família

“Ah! como era bom o tempo quando se tinha mais tempo”, dizem alguns. Já nos dias de hoje, os congestionamentos de trânsito, o excesso de atividades no trabalho, o acúmulo das tarefas de casa, a busca desenfreada por mais capacitação profissional e as muitas atividades na igreja, consomem todo o nosso tempo, e ainda fica um saldo de coisas por fazer para o dia seguinte, afinal, “tudo é urgente”.

Nós não percebemos que na verdade estamos sendo envolvidos por um ativismo sem fim, que nos faz perder o significado real de prioridade. O tempo passa e a oportunidade de estar juntos em família é substituída pelas urgências da pós-modernidade.

Quando a família reclama da nossa ausência, justificamos dizendo que é necessário investir muito tempo para a segurança do “nosso amanhã”. Nas últimas décadas, temos observado homens e mulheres que se dedicaram demasiadamente ao trabalho “em nome da família”. Mas, num determinado momento de suas vidas, quando tiveram a oportunidade de olhar para o lado, suas famílias já não estavam mais lá, aquelas por quem eles diziam lutar. Passaram pela dor do divórcio e perderam o que de mais precioso tinham: suas famílias.

O amor é fruto de relacionamentos que se desenvolvem e, para isto, é preciso gastar tempo com eles. Permitam-me citar uma experiência pessoal, quando nossa filha Deborah, completando os seus 19 anos, ganhou uma bolsa de estudos para fazer a universidade nos EUA. No dia 30 de dezembro de 2005, algumas horas antes de sua partida, quando me preparava para levá-la ao aeroporto, comecei a pensar:

“Eu não posso parar o ponteiro do relógio. Em algumas horas minha filha estará pegando o avião e o nosso tempo de estar juntos em família no dia-a-dia terá passado”. Neste momento, me perguntei se teríamos ficado juntos o bastante durante estes dezenove anos. Foi quando me lembrei de uma vez em que dávamos carona para duas de suas amigas e ela perguntou para elas: “seus pais têm tempo reservado para brincar com vocês?” Elas responderam que não, então, Deborah cheia de satisfação disse: “O meu pai tem”. Naquele momento eu chorei pela saudade de sua partida, mas agradeci a Deus por termos tido tempo suficiente juntos para desenvolvermos uma amizade sólida, onde há respeito e confiança mútua.

Deus nos fez para os relacionamentos com Ele e também uns com os outros, principalmente no contexto de nossas famílias. Não há como priorizá-las se não demonstramos na prática, tendo a coragem de tirar de nossas agendas algumas atividades que nos impeçam de estar mais tempo, e com qualidade, com o nosso cônjuge e os nossos filhos.

A Bíblia afirma que há tempo para todas as coisas. Deus fez o dia com o número de horas necessárias para nossas atividades e nossos relacionamentos. É preciso pedir a Ele a sabedoria para administrarmos melhor o tempo que ele nos dá e para estabelecermos as prioridades corretas em nossas vidas. É necessário coragem e dependência de Deus para mudar nossas atitudes e dedicarmos mais tempo para nossa família e, assim, descobrirmos o prazer de experimentar um relacionamento familiar saudável.

Fonte: Ministério vida e família

Nenhum comentário :

Postar um comentário