sábado, 17 de abril de 2010

Índio que desafia PF na Bahia é transferido para Mossoró

A Polícia Federal (PF) na Bahia transferiu na manhã de ontem para o presídio federal de Mossoró o índio Rosivaldo Ferreira da Silva, "Cacique Babau", e seu irmão Givaldo Jesus da Silva. Os dois fazem parte de uma tribo indígena, com mais de três mil pessoas, que habita uma região na Serra do Padeiro, entre os municípios baianos de Ilhéus, Buerarema e Uma, e estão no centro de um conflito com fazendeiros e agricultores motivado pela disputa de uma faixa de terra de mais de 47 mil hectares. Cacique Babau é o principal líder dos indígenas, no Sul da Bahia, e foi preso no dia 10 de março deste ano, depois de uma intensa caçada promovida pela PF do Estado, desde o ano de 2008.
 Os dois são o primeiro caso de índios recolhidos no sistema penitenciário federal brasileiro. Eles estavam presos na sede da PF, em Salvador, e embarcaram em um voo, na manhã de ontem, na capital baiana, com destino ao Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Natal, onde chegaram por volta das 13h30.
 De lá foram encaminhados ao Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP), onde foram submetidos a exame de corpo delito e depois seguiram para Mossoró, escoltados por 12 agentes penitenciários federais em quatro viaturas. Aproximava-se das 18h quando as viaturas chegaram ao presídio.
Em Mossoró, os irmãos foram levados para celas de uma ala separada das demais para "triagem". Nesse espaço, eles permanecem um tempo necessário à adaptação às regras do presídio e tem traçado um perfil social. A transferência deles foi solicitada pelo juiz da Vara Federal em Ilhéus (BA).
 Na Polícia Federal/BA há pelo menos dez inquéritos policiais acusando Cacique Babau de crimes como sequestro, furto, invasão de propriedade privada, incêndio criminoso, porte ilegal de armas, ameaça e formação de quadrilha. Desde 2004, ele e seu bando são acusados de invadir vinte fazendas da região da Serra do Padeiro. Reportagem da revista Época aponta que nos últimos cinco anos Babau passou a ser considerado inimigo público por autoridades baianas.
Entidades nacionais e até internacionais ligadas à defesa dos direitos indígenas têm protestado contra a prisão do índio "Cacique Babau". Elas acusam a Polícia Federal de arbitrariedade e tortura no momento da prisão do líder dos tupinambás.
 O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia entrou com um pedido de habeas corpus a favor do cacique, depois de uma antropóloga do MPF visitar o índio na sede da PF, em Salvador, e constatar que ele estava com o olho direito inchado e parecia machucado.
O Conselho Indigenista Missionário (CIMI) afirma que Babau representa cerca de 130 famílias da aldeia Serra do Padeiro, em Buerarema (BA). Eles vivem em tensão devido a conflitos com fazendeiros em torno da reintegração de posse de áreas ocupadas pelos indígenas. Do outro lado, proprietários rurais questionam o direito dos tupinambás sobre as terras e até se os grupos que vivem no local são indígenas.
 Com a chegada de Rosivaldo e seu irmão Givaldo Jesus da Silva - preso também por envolvimento nos conflitos -, o presídio federal de Mossoró passa a contar 85 presos. Nenhum deles está mais no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) - o mais rígido do sistema penitenciário federal.
FONTE: De fato.com

Um comentário :

  1. Esse rapaz parece mais de etnia negra do que indígena.
    Parece que não se fazem mia índios como antigamente!

    ResponderExcluir