quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

72° BATALHÃO DE INFANTARIA CAATINGA Batalhão "General Victorino Carneiro Monteiro" - Petrolina PE

O sertanejo é antes de tudo um forte. Essa idéia de resistência do homem em face das agruras do semi-árido sertão brasileiro levou à designação, em 1982, do 72° BIMtz como responsável pela condução das pesquisas, dos estudos e dos exercícios operacionais em área de caatinga, para aquisição de conhecimentos e desenvolver a doutrina de emprego da tropa em operações nesse peculiar e árido ambiente operacional.

Sendo assim o 72° BIMtz é o responsável pela formação do combatente de caatinga. A instrução do combatente na caatinga é totalmente desenvolvida em uma das regiões mais inóspitas do mundo. A vegetação agressiva e espinhosa: o causticaste; o relevo modesto e ondulado; solos erodidos e muitas vezes pedregosos; a paisagem uniforme com aglomerados humanos esparsos e uma grande escassez de água. Tudo exige do homem um treinamento especial para suplantar tais dificuldades.

                                                      OPERAÇÕES NA CAATINGA

                                                                    PATRULHA


EMBOSCADA

                                    

                                                                        ATAQUE

                                                         

                                                 Sobrevivência na caatinga

Em meio à sequidão do Sertão, a visão de um umbuzeiro pode ser um verdadeiro oásis. A planta vira solução para quem quer matar a sede sob o sol inclemente da região. E o que fazer diante de aranhas, escorpiões? Estas lições são algumas das muitas ensinadas aos soldados do Exército no Centro de Instrução de Operações na Caatinga (CIOpC), subordinado ao 72° Batalhão de Infantaria Motorizado (72° BIMtz), que situa-se em imóvel da União, conhecido por Fazenda Tanque do Ferro, jurisdicionado ao Ministério da Defesa – Exército Brasileiro, passando a ser chamado de Campo de Instrução Fazenda Tanque do Ferro (CIFTF). A sua área é de 2.817,51ha . Localiza-se próximo a localidade de Jutaí, a 108 Km de Petrolina-PE.
O CIFTF está totalmente inserido em área coberta pelo bioma caatinga e é afastado em relação aos grandes centros urbanos. Tais características fazem deste campo de instrução um local perfeito para o desenvolvimento da doutrina e da pesquisa a respeito das operações militares em ambiente operacional de caatinga.
Os soldados que fazem o estágio no CIFTF são distribuídos em vários batalhões do Exército no País - entre eles o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72 BIMTz), em Petrolina. Por ano, acontecem em média sete estágios. Os alunos devem passar por este estágio para conhecer o ambiente onde a unidade militar está inserida. Além disso, outras organizações militares, como a Brigada de Infantaria Pára-quedista, sempre enviam militares para serem treinados na Fazenda Tanque de Ferro.
Os estágios de adaptação à caatinga duram até 15 dias e, nesse período, os militares recebem instruções sobre alimentos de origem vegetal e animal; processo de orientação na caatinga (bússola e GPS); efeitos do calor e primeiros socorros; características da área de operações.
Após uma semana de aula, os futuros combatentes de caatinga recebem uma "missão" e é aí onde colocam em prática todos os fundamentos adquiridos durante a semana de instrução. Na Fazenda Tanque de Ferro, que serve como base para o Centro de Instrução, há uma estrutura composta por alojamentos, casa-sede, copa, enfermaria e salas para instruções.

fonte:72° BATALHÃO DE INFANTARIA - CAATINGA
http://tropaselite.t35.com/BRASIL_CAATINGA.htm

5 comentários :

  1. servi no 72 em 1990, hoje moro em Brasilia e morro de saudade do EB. gostaria de mandar um abraço aos novos soldados e dizer a voçes que o aprendizado ai vivido sera para toda a sua vida. hoje sou agente penitenciario pelo estado de MG, tiro serviço na muralha da penitenciaria.(PAOJ_UNAI_MG). abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu servi lá em 2003, cara muita saudade..

    ResponderExcluir
  3. Saudade da época do 72, dos campos na fazenda tanque de ferro.

    Thiago ( Roriz )

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite,gostaria de saber se alguém tem um email de contato do Ten Helvétius pois foi meu comandante no RJ na 1ª Cia PE de 92 a 96 e foi um grande amigo que tive.
    Se tiverem enviem para
    ricardoakerman@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Prezada Sargento, gostaria de contatos para maiores informações a respeito do 72º Batalhão, tenho interesse de ingressar, sou Eng. Civil, 25 anos.

    ResponderExcluir