sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Levar o PROERD para Macau 
é uma das principais metas do
 Major QOPM Fernandes

O Comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar instalada na Cidade de Macau na Região Salineira e Petrolífera vem "travando uma luta" contra o tráfico de Drogas na Região. O Oficial tem se exposto junto com seus policiais no combate, enfrentando "peito a peito, cara-a-cara" os traficantes . Seu propósito é enfraquecer as redes do tráfico, assim como diminuir o número de dependentes químicos e entorpecentes. Pensando nisso, sua intenção é levar o PROERD pra Região para fortalecer esse trabalho e ajudar muitas famílias a se levantar do "pó" e recomeçar uma nova vida.

Major Fernandes em 2012 quando Promoveu a Copinha 
"Jovens e Adolescentes em Macau - Aqui entregando 
a Taça ao capitão da equipe vencedora

Passeio ciclístico "Largue o vício correndo"  
Promovido pelo Major Fernandes no dia 23/12/2012 em
 Parceria com a Prefeitura Municipal de Macau - (Sucesso de público)

Destemidamente, O Major QOPM Fernandes já conseguiu diminuir o tráfico na cidade de Macau numa redução surpreendente de quase 60% conforme dados recentes. Seu propósito é enfraquecer as redes do tráfico, assim como diminuir o número de dependentes dos vícios de entorpecentes. 

Pensando nisso, o Major Fernandes se voluntariou para participar do Curso de Instrutor Social do PROERD e já selecionou cinco praças para junto com ele passar por uma rígida seleção, que aprovados farão parte da Equipe de Educadores Sociais da Cidade de Macau. 

Segundo Informações, o Curso de Instrutores do PROERD dará início após o Carnaval.Tal formação visa, além da prevenção, alçar a possibilidade de elaborar programas e ações pedagógicas e sociais.


O que é o PROERD? - É o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que tem por objetivo prevenir ou reduzir o uso indevido de drogas e combater a violência, entre crianças e adolescentes que estão cursando o ensino fundamental. 

O PROERD é uma iniciativa das Polícias Militares baseado no Programa Americano chamado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), implantado inicialmente em Los Angeles/EUA, em 1983, atualmente desenvolvido em 58 países em todo o mundo.

Profissionais do Programa se dividem em:

- INSTRUTORES (OU EDUCADORES): O policial passa por um curso de formação de 118 horas/aula, padrão internacional de formação para o programa. Essa formação, cujo objetivo é transformar o policial em um educador, é precedida de uma rigorosa seleção, que considera critérios como comportamento, prova de redação, entrevista e ausência de vícios em drogas lícitas ou ilícitas.

- MENTORES: após um ano de atividade, o policial Instrutor pode ser convidado a participar de um novo processo seletivo para ocupar uma vaga de Mentor. Para ser convidado, o Instrutor precisa cumprir determinados critérios e possuir reconhecidos trabalhos como Instrutor. 

- MASTER: O último estágio de formação do Proerd no Brasil é o nível Máster, com 45 horas/aula. O policial Máster desenvolve atividades de gestão do programa, atua na formação dos policiais Instrutores e Mentores e, além disso, em alguns casos, permanecem em contato frequente com as escolas e com a sua origem como Instrutor.

Tenente Coronel Margarida (Comandante do Proerd no RN), 
Deputado Federal Fábio Farias e o Comandante da PMRN Cel Araújo

Nenhum comentário :

Postar um comentário