terça-feira, 7 de agosto de 2012

BOMBA RELÓGIO

Presos tentam abrir túnel em Alcaçuz,
 mas são impedidos por agentes

 Na madrugada desta terça-feira (7), agentes penitenciários de Alcaçuz impediram que mais três presos iniciassem um processo de fuga. Os detentos tinham serrado grades de uma das celas do Pavilhão 4 e começavam a cavar um túnel partindo da quadrada daquele setor do presídio.

No entanto, durante este último turno em Alcaçuz, todas as guaritas estavam ocupadas por policiais militares e isso intimidou os detentos. Com isso, quando os agentes faziam o monitoramento de rotina, perceberam que os três presos estavam fora da cela, o que instigou uma intervenção.

Os agentes reconduziram os detentos para dentro da unidade e descobriram que eles tinham serrado parte das grades da cela 7, que fica na Ala B do Pavilhão 4. As informações foram confirmadas pela presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte, Vilma Batista, que entrou em contato com a direção de Alcaçuz.

Sinpol afirma que não aceitará
presos em delegacias

“Delegacia não é presídio ou cadeia pública, e o policial é para investigar”. Foi com essa fala que o presidente do Sinpol/RN anunciou o posicionamento da categoria face à decisão que impedirá o recebimento de presos nas unidades prisionais do Estado. Para Djair Oliveira, o Governo, em especial a Sejuc, tem que assumir tal responsabilidade, já que ela é estabelecida por Lei.


Fábio Rogério garante em entrevistas na imprensa que não aceitará que policiais civis sejam vigias de presos, citando que: “Eles (referindo-se aos integrantes da Sejuc) têm que assumir a responsabilidade pelos presos. Não vou admitir este desvio de função dos policiais civis.”

O Sinpol lembra ainda que atualmente o Governo do Estado devolveu R$ 47 milhões ao Governo Federal, por não ter apresentado um programa de reforma, ampliação e construções de novas unidades prisionais, demonstrando, pois, a generalização da incompetência, bem como demonstra a falta de vontade política para resolver o problema ora em questão.

“Contudo lembramos que a mobilização é, na maioria das vezes, a arma eficaz para a manutenção da democracia, a qual vem “apanhando” (e muito) de governos incompetentes que, às vezes, não tão alicerçadas na verdadeira justiça.

A palavra agora está com o Governo do Estado, na ocasião em que se faz o seguinte questionamento: onde ficarão os presos de justiça a partir de amanhã? Porque nas delegacias de policia civil, eles não ficarão”, destaca o Sinpol, via nota encaminha à imprensa.

Informações - Portal BO (Resumo)

Nenhum comentário :

Postar um comentário