domingo, 8 de julho de 2012

CENÁRIO ASSUSTADOR

Frases de apelações, declarações amorosas,
Outras de persistência ao mundo do crime

 Estas são as frases grafitadas nas paredes da DP de João Câmara. Hoje a Delegacia Regional não abriga mais detentos. Todas, ou quaisquer prisões realizadas na área que abrange a 10ª Regional de João Câmara, são encaminhados para as detenções em Natal.



 As grades das celas foram retiradas. Encontramos apenas um ambiente silencioso marcado com frases e desenhos que falam por si só, feitos por muitos que passaram por ali. Uns escreveram frases de esperanças de regeneração, outros asseguram que foram predestinados ao mundo do crime, conforme demonstram as gravuras.



Notamos que o cenário retrata a ausência de Deus na vida dos que escolheram a prática do mal, e conseguintemente a falta de um alicerce familiar.

Alguns desenhos “estranhos” revelam artistas convictos do que escolheram já outras representam explicitamente as carências afetivas.

Todos que passaram pelo cárcere, seja em João Câmara ou em outros lugares, aprenderam na coletividade, aprimoraram seus conhecimentos criminosos, ou talvez, quem sabe tenham refletido nos erros cometidos e encontrado alguma razão para sair da marginalização dando-lhes uma nova oportunidade vida.

CONFIRA IMAGENS:


 
 
 

A imagem abaixo, colada desde o mês passado na parede em uma das celas da 10ª DP em João Câmara é o Hino “Conversão” de nº 15 da Harpa Cristã. Este é praticamente o hino adotado por todos os presidiários do Brasil e do mundo dentro das detenções.


Nota do Blog: É fácil perceber a sede de mudança deste interno quando reescreveu este hino. Ele assinou e datou como se buscasse de fato um refúgio. Esperamos que de fato esta transformação tenha o alcançado.

Mesmo na condição de polícia, onde trabalhamos não somente com a prevenção, mas também com a repressão, não descartamos o poder da palavra de Deus na libertação de muitos, a prova disso é que diretores de presídios e casas de recuperações, abrem as portas para as igrejas Evangélicas, Católicas e outras religiões levarem aos internos o conhecimento da palavra de Deus.

Nenhum comentário :

Postar um comentário