terça-feira, 1 de maio de 2012

CULTURA
Médico aposentado lança Livro em
 homenagem a cidade velha de São Rafael

Livro "A lembrança que atraía o Sol" do médico aposentado D'Antônio Ferreira, foi lançado em Natal, no mês de março, e sábado passado (28) na biblioteca pública da nova São Rafael, Vale do Açu. 



A 'Atlântida do Sertão', apelido carinhoso recebido pela cidade velha de São Rafael por ter sido submersa no início da década de oitenta após a construção da barragem de Armando Ribeiro Gonçalves, é a personagem principal do livro "A lembrança que atraía o Sol", publicado pelo médico aposentado D'Antônio Ferreira.

Permeado pelo saudosismo, o autor reúne escritos e imagens sobre suas lembranças - que perderam nitidez com o desabamento da única referência que restava: a torre da antiga igreja, que desmoronou em dezembro de 2010.

"A lembrança que atraía o Sol" foi lançado em Natal no mês de março, e sábado passado (28 de abril) foi apresentado na biblioteca pública da nova São Rafael. "Chamo de livrinho de lembranças"

Aos 73 anos, D'Antônio Ferreira contou que a igreja da nova São Rafael foi construída com as mesmas características da anterior "por exigência dos moradores, mas a torre ficou um pouco diferente".

A cidade velha de São Rafael, localizada na região do Vale do Açu, precisou ser deslocada cerca de 3 km montanha acima, para dar lugar ao segundo maior reservatório de água construído pelo DNOCS no RN. A barragem foi erguida durante a seca de 1979-1983, e "durante as chuvas de 1984 já sangrou", lembrou.



 Nas páginas finais, um memorial escrito pela filha Isana Alvares Ferreira seguido de fotografias históricas onde o autor descreve a paisagem e refaz os caminhos percorridos antes da inundação. Com 162 páginas, o livro custa R$ 20 na capital e R$ 15 no município que inspirou a publicação.

Nenhum comentário :

Postar um comentário