quinta-feira, 20 de outubro de 2011

APolícia do Século 21

Uma formação diferenciada, operante em equipamentos e sistemas de alta tecnologia, e atua de forma integrada. Esta é a “polícia do século 21”, idealizada por Luiz Paulo Barreto, ex-ministro da Justiça do ex-presidente Lula, para garantir a segurança pública no Brasil durante a Copa do Mundo.


“Teremos um novo patamar de serviço no setor até 2014, com muita preparação, sistemas avançados para detectar armas de fogo, ações preventivas e de resposta imediata, além de monitoramento estratégico e profissionais com formação diferenciada”, afirma ele.

Transformação mais do que necessária, se levarmos em conta os critérios da ONU e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para medir a violência com base nos homicídios cometidos em cada região.

 De todos os países que já foram sedes do Mundial, somente a África do Sul possui índice maior que o brasileiro. Enquanto eles registram mais de 40 homicídios para cada 100 mil habitantes, nós mantemos a média de 24.


E para enxergar a real dimensão do problema, basta analisar os números regionalmente. Algumas sedes chegam a ter o índice três vezes maior do que o patamar nacional.

O mapa da violência 2010 divulgado pelo Instituto Sangari aponta que capitais como Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Salvador apresentam médias beirando os 50 homicídios, enquanto Recife tem a maior taxa, com mais de 80.

Com o advento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 nosso país enfrenta uma verdadeira corrida à procura de mão-obra qualificada para suprir a demanda da área de segurança privada.

Nos próximos cinco anos o Brasil será o centro das atenções perante o mundo e o mercado de segurança, acompanhando essa tendência, tornou-se deveras seletivo e extremamente competitivo.

A certificação em academias de formação e a experiência adquirida na segurança pública deixaram de ser somente os fatores determinantes para a contratação.

A cada dia o mercado é mais exigente no que diz respeito a contratação destes profissionais, além de princípios de liderança, o diferencial que cada um oferece.

Não é atoa que as empresas de formação de vigilância vem apostando neste ramo, qualificando homens e mulheres a ssumir este papel. 

Exemplos disso são as escolas de formação de vigilantes localizadas nas duas extremidades do país, como: O CENTRO DE FORMAÇÃO DE VIGILANTES FIRE ARMS em Pelotas -RS e a   ACADEMIA DE FORMAÇÃO DE VIGILANTES FEROLI em Natal-RN vem se destacando no investimento profissional de segurança privada.

Centro de Formação de Vigilante Fire arms

Academia de formação de vigilante Feroli

Jorge Ferreira de Oliveira Filho - (Feroli) (á esquerda)

Jairo Islabão - (Fire arms) 
Os respectivos proprietários, Jairo Islabão (Fire arms) e Jorge Ferreira de Oliveira Filho (Feroli) sabem que  para enfrentar um mercado tão rigoroso, o profissional de segurança pública deve está "pronto" e deverá também se qualificar em especializações diversas, cursos extensivos de tiro e direção defensiva e evasiva, informática, programação neurolinguística e fluência em línguas estrangeiras, principalmente a inglesa, considerada pelos captadores de recursos humanos como uma qualificação fundamental para quem pretende alavancar sua carreira em um mundo cada vez mais globalizado.


Para termos uma exata noção do volume de profissionais empregados e que ocupam o mercado, em 2007 haviam no estado de São Paulo 105.253 profissionais de segurança privada e 122.479 profissionais de segurança pública.

É o momento de se perguntar:

Estou preparado para enfrentar um mercado tão competitivo e exigente? Meu currículo está focado nos meus objetivos profissionais? Procuro me atualizar de acordo com as tendências e variações do mercado de trabalho?

Alguns profissionais, procurando "fugir" destas perguntas, se amparam na escassez de tempo e de recursos financeiros, deixando para segundo plano o investimento em aprimoramento intelectual.

Nesse caso, cabe a cada um avaliar a questão e decidir sobre o custo/benefício de cada treinamento e aperfeiçoamento.

Terminamos com uma frase do escritor José de Alencar para a nossa reflexão:


"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis."

Combate a incêndio


Defesa pessoal


Tiro

Nenhum comentário :

Postar um comentário