sábado, 9 de julho de 2011

POTIGUAR 01: VIGILANTE
 NOS CÉUS DE NATAL

O rádio transmissor da cabine recebe a chamada e a resposta é imediata: “Ok, copiado. Informe as características dos suspeitos e a rota de fuga que já estamos a caminho”.


Naquele instante, o comandante realizava um patrulhamento de rotina nos arredores da penitenciária de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, distante 32 quilômetros de Natal. Até chegar ao Natal Shopping, no bairro de Candelária, já na Zona Leste da capital, não demorou mais que um minuto. Foi voando? Exatamente.
POTIGUAR 01: DEZESSETE
 HOMENS SEMPRE ALERTAS


Dezessete homens são responsáveis por manter o Potiguar 01 em alerta permanente. A rotina é puxada e não permite falhas. As escalas de vôo são previamente planejadas e levam aos céus, além do piloto e do co-piloto, três tripulantes operacionais. 

Dependendo do tipo de ocorrência, um policial civil, um PM e um bombeiro podem compor a formação. Todos eles, é importante destacar, capacitados para atendimentos de primeiros socorros.

A equipe, que também conta com mecânicos de plantão para manutenção e abastecimento, fica de prontidão 24 horas.

POTIGUAR 01: MÁQUINA DE 1,5
 MILHÃO DE DÓLARES

“Quanto custa uma vida?”. A indagação partiu do piloto Farias Júnior, ao responder de bate pronto quanto custa manter o Potiguar 01 em operação.

“Se nós conseguirmos salvar uma vida que seja, se conseguirmos resgatar apenas uma pessoa, já vale todo o investimento e já paga todo o nosso esforço”, complementou.

Mesmo assim, a reportagem fez uma pesquisa no site da empresa paulista Helibras, fabricante que fornece helicópteros governamentais, executivos e militares no Brasil desde 1978, e constatou que o Esquilo AS 350 B2 custa em média 1,5 milhão de dólares.

A máquina possui monoturbina leve e tem capacidade para acomodar 5 ou 6 passageiros, contando com o piloto. Equipado com um motor Turbomeca Arriel 1D1, apresenta melhor desempenho em altitudes elevadas e em temperaturas altas.

Por Anderson Barbosa

Fonte: Novo Jornal
Editado por Cabo Heronides.

Nenhum comentário :

Postar um comentário