segunda-feira, 4 de julho de 2011

MP ouve depoimentos de policiais
 presos nesta terça-feira

Os 12 policiais presos na Operação Batalhão Mall começam a ser ouvidos nesta terça-feira pelo Ministério Público. A informação é do promotor Wendel Bethoven, que concedeu entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, ao lado do comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo.

Na ocasião, os dois explicaram como funcionou a investigação
que durou nove meses -, e destacaram a parceria entre as duas
 instituições para a concretização da investigação.

Os policiais estão presos em Natal, sendo os soldados e sargento na prisão do Bope, na Zona Norte; o tenente-coronel no Comando da Polícia Militar e o major no Batalhão de Choque.
Segundo o coronel Araújo, desde que assumiu o comando, foram expulsos da corporação 48 policiais e mais 40 estão sendo investigados. “Não toleramos desvio de conduta. Se tolerarmos, a sociedade é quem será penalizada”, disse Araújo.

Segundo o promotor, o prazo legal para o fim da investigação é de 20 dias, podendo ser prorrogado. Bethoven afirmou que os policiais começaram a ser observados a partir de denúncias da população, que alegavam a maior quantidade de efetivo em alguns pontos da cidade.

“Toda investigação criminosa é difícil, mas investigar policiais é ainda mais complicado. Destaco a parceria com a polícia, e a participação direta do comandante Araújo, que esteve envolvido em toda a operação. Isso é inédito”, disse.

Durante a entrevista, foram apresentados o tenente-coronel Natan Jorge de Melo, que assume o batalhão de Assu, além do Major Josemário Xavier, que assume o comando em João Câmara. Os policiais presos foram exonerados de suas funções e podem ser expulsos da corporação, caso sejam considerados culpados.

Os três empresários suspeitos de participar do esquema estão presos em Assu e foram ouvidos pelo promotor da Comarca do município.

Por Jussara Correia, do Diário de Natal
Divulgação/Assessoria PGJ

Nenhum comentário :

Postar um comentário