domingo, 3 de julho de 2011

Estatística revela:
20h30 é a hora da morte em Natal

20h30. Esse é o horário em que os homicídios ocorrem em maior frequencia em Natal. A média foi feita levando em consideração o primeiro semestre deste ano e os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

Dos 144 crimes desse tipo ocorridos na capital do Rio Grande do Norte, cerca de 10% foram cometidos entre 20h e 21h. Os dados são da recém-criada Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Seac) da Sesed e revelam qual momento o cidadão está mais vulnerável à violência.

Para Cel. Araújo, crimes estão relacionados com tráfico de drogas

Para o comandante da Polícia Militar do Estado, Coronel Araújo, os números estão diretamente relacionados ao tráfico de drogas na capital. "A maioria dos homicídios ocorre em consequência de endividamentos com traficantes. O criminoso escolhe o período da noite para acertar as contas porque é mais difícil ele ser reconhecido por possíveis testemunhas. Quase sempre, a vítima é atingida após ação de uma dupla usando moto", afirma.

O titular da Delegacia de Homicídios (Dehom) da Polícia Civil, delegado Marcos Vinícius dos Santos, é mais cauteloso na avaliação dos dados. "Uma empresa já fez um levantamento com relação ao horário e dias que ocorrem mais crimes em Natal, mas ainda não nos debruçamos sobre essa pesquisa.

Precisamos estudar e analisar com cautela quais as causas e influências que levam aos crimes de morte", diz. Porém, o delegado afirma que geralmente as mortes estão relacionadas ao dinheiro. "Posso dizer que a grande maioria dos assassinatos são por causa de dinheiro. Seja dinheiro do tráfico ou não".

Para Coronel Araújo, a explicação recai novamente sobre o consumo de drogas. Nesse caso, além das drogas consideradas ilícitas, o uso do álcool também é associado à violência. "O número de homicídios aumenta nos fins de semana porque nesses dias o traficante está em casa e há um aumento no consumo de drogas. Há também um aumento no consumo de álcool em festas, bares e restaurantes da cidade", pondera.

Movimentação no Itep cresce à noite

As informações da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Seac) da Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) apontam o intervalo entre 20h e 21h como o mais violento.

Porém, o gráfico gerado pelos números aponta uma curva acendente a partir das 18h. Quando o sol baixa e a noite se aproxima, o perigo sai às ruas. Apesar disso, os números deste ano, mostram uma redução da criminalidade em comparação com o ano passado.

Apesar dos números deste ano serem alarmantes - uma média de 0,8 homicídios por dia - a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) comemora uma pequena redução com relação aos dados do primeiro semestre de 2010. Nos primeiros meses do ano passado, a Sesed contabilizou 155 homicídios em Natal. Houve redução de 7,1% nos casos.

Se comparados os dados da Região Metropolitana de Natal (composta por dez municípios), a redução é maior. "No primeiro semestre de 2010, tivemos 278 homicídios na Grande Natal. Esse ano, esse número é 13,4% menor, ou seja, foram 232 assassinatos este ano, até o dia 30 do mês passado", revela Coronel Araújo, comandante da PMRN.

O comandante credita a redução dos indicativos ao fato de que houve uma "evolução do trabalho ostensivo da polícia". O titular da Delegacia de Homicídios (Dehom), Marcos Vinícius, acredita que a redução permanecerá durante esse segunda semestre. "Acredito que vamos manter essa média, mas a expectativa é de haja uma diminuição dos homicídios", diz.

FONTE: Tribuna do Norte

Nenhum comentário :

Postar um comentário