domingo, 3 de julho de 2011

DESCASO- GOVERNO REALIZA PAGAMENTO
DE RECÉM-FORMADOS, MAS POLICIAIS PROMOVIDOS
 EM CONCURSOS INTERNOS CONTINUAM ESQUECIDOS

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou na última sexta-feira (1º) o pagamento dos policiais militares recém-formados em folha suplementar no valor de R$ 788 mil.

Segundo reportagem veiculada no site oficial do Governo do Estado, o pagamento do mês de junho seria "para corrigir distorções da Polícia Militar". Para a Governadora Rosalba Ciarlini, "com essa medida estamos corrigindo distorções da corporação e resgatando a diginidade daqueles que estão na base da tropa e na defesa da sociedade, no dia-a-dia, na luta contra a criminalidade", afirmou a Chefe do Executivo Estadual.

No entanto, apesar dos vencimentos de alunos soldados, soldados formados em 2010.2 e aspirantes-a-oficiais, terem sido implantados, mais de 70 policiais militares promovidos no ano de 2010 por meio de concursos internos ainda continuam recebendo como soldados ou cabos.

Os policiais militares realizaram os concursos internos para a graduação de cabo e sargento especialistas (Auxiliar de Saúde e Operador de Comunicação). Os concursos foram realizados no início do ano de 2010 e os policiais se formaram entre os meses de julho e setembro, meses estes que foram promovidos à graduação concorrida.

Entretanto, apesar da promoção desses policiais ter ocorrido ainda no ano de 2010, os militares ainda estão sem receber a remuneração devida à respectiva promoção. No caso dos Sargentos Especialistas da Saúde (QPMP-6), a promoção ocorreu há quase um ano, mas os policiais receberam apenas a incumbência do serviço, já que na sua maioria eram Soldados PM.

A situação não é diferente para os Cabos e Sargentos Especialistas em Comunicação (QPMP-2) promovidos no segundo semestre do ano passado. Segundo informações extra-oficiais, apenas alguns policiais conseguiram a implantação dos vencimentos da respectiva promoção, enquanto o restante - mais de 50 policiais, continuam recebendo os vencimentos das suas respectivas graduações antes da referida promoção.

Dessa forma, pode-se concluir que as distorções na Polícia Militar do Rio Grande do Norte ainda continua e parece que a dignidade desses servidores está longe de ser resgatada, uma vez que até o Tribunal de Justiça do RN negou a ação judicial impetrada por um grupo desses policiais promovidos por entender que o Estado do RN não possui condições financeiras de arcar com as despesas de pessoal na atual situação. Contudo, vale lembrar que todo concurso passa por uma análise orçamentária para que seja analisada a viabilidade de sua realização.

Sd Glaucia

Nenhum comentário :

Postar um comentário