terça-feira, 5 de julho de 2011

 2ª CIPM sediada em João Câmara
Enfrenta  muitas  dificuldades


Hoje (05), o Major PM Josemário Xavier que  substituiu o Major PM Alberto Gomes passou o dia em João câmara se atualizando das responsabilidades a serem enfrentadas. Afinal são 19 municípios que compõe a sua área, além das dificuldades que irá enfrentar ao comandar a instituição.

Além da abrangência da área, o que é mais preocupante é a realidade da companhia que é bastante precária, principalmente no que se refere à falta de condições financeiras para o seu funcionamento. Até dois anos atrás era destinado uma verba mensal para cada OPM (Pelotões, companhias e batalhões) porém, esta contribuição deixou de ser remetidas as OPM’s desde o final de 2009.

Dinheiro este, que servia para manter os custos da instituição como: Alimento e a manutenção geral. A companhia de João Câmara  tem atualmente uma dívida de quase R$8.000,00 (Oito mil reais) na cidade, só de compra de material alimentício, limpeza, gás de cozinha e outras necessidades.

Quando vinha a ajuda do governo do estado, a verba era destinada para compra de alimentos e também para as necessidades que iam surgindo, como por ex: o antigo prédio do Pelotão no bairro de Vila Nova, ainda quando estava no comando do Capitão Fonseca (Tenente na época) foi todo reformado com dinheiro deste repasse. Tudo que se danificava como: Serviços hidráulico, elétrico, aquisição de material doméstico, ou outras necessidades eram consertadas com este dinheiro. Hoje a instituição cresceu, tanto em efetivo, quanto no  burocrático, consequentemente os gastos também.

Devido as dificuldade que os comandantes encontram quando chegam para comandar a companhia de João Câmara, fica difícil a permanência destes oficiais na cidade. Em menos de um ano e meio a companhia de João Câmara já foi comandada por 04 oficiais diferentes, que sairam por opção, exceto o major Alberto que foi exonerado da função recentemente, os demais preferiram retornar para a capital ou assumir outra organização militar por falta de condições de trabalho.

Sabemos que em qualquer área de trabalho, seja professor, médico, ou policial, procuram está onde haja uma condição mais favorável, isto é óbvio, pois ninguém pode realizar um bom trabalho sem dinheiro.

Um exemplo disso, foi os dois primeiros comandantes que passaram pelo comando companhia, que ao perceberem as dificuldades em João Câmara saíram para comandar outra organização militar. A cidade para onde foi um dos comandantes, também não tem verba do governo, no entanto, existem ajudas financeiras do próprio município ou outras parcerias para a manutenção e mantimento da companhia. Enquanto o outro Major PM (*)  retornou para Natal.

Hoje pela manhã em reunião com o Major PM Josemário, eu (Sargento Sandra) sugeri ao novo comandante uma reunião urgente com todos os prefeitos da Região Mato grande, para levar ao conhecimento deles (prefeitos) esta realidade, já que o governo do estado faz vista grossa e recusa de fato cumprir com o sua obrigação.
Segurança pública é prioridade, sabemos disso... e o efetivo da 2ª CIPM é esforçado, tem boas intenções. Temos policiais dispostos ao serviço, mas faltam viaturas e estrutura para funcionamento.

Como podemos falar em “Segurança pública” sem estrutura para trabalho?

"A companhia de polícia de João Câmara precisa de uma reestruturação urgente; uma proposta com apoio sustentável  por parte dos 19 municípios para que possamos melhorar os nossos serviços.
Deixo aqui o meu desabafo como integrante desta organização que tanto amo... Aceitamos críticas e sugestões construtivas, pode escrever ao lado no nosso mural. "  Sargento PM Sandra

Nenhum comentário :

Postar um comentário