quarta-feira, 9 de março de 2011

O PRECONCEITO CONTRA
MULHERES POLICIAIS EXISTE?


FICHA INFORMATIVA
Reproduzido de: Blog Abordagem Policial
Autor: Danillo Ferreira, Ten. PMBA
Publicação: 08/03/2011
Republicado pelo Diário de Polícia em 09/03/2011

Ontem, 8 de março, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, momento que não pode ser ignorado, pois traz à lembrança, ou deveria trazer, um tema que deve ser incansavelmente debatido e colocado em pauta: o preconceito, arraigado em nossas cabeças, que coloca a mulher num patamar inferior aos homens. Nas polícias isso deve ser discutido ainda mais, por dois motivos. Primeiro, somos servidores públicos responsáveis pelo zelo à cidadania. Segundo, trabalhamos sob um sistema muito hierarquizado, e isso gera aprofundamentos tremendos ao problema.

A essa altura, alguém já está se lamentando, porque trato novamente do tema aqui no blog. Porém, caro leitor, se você não admite que nosso machismo tem conseqüências trágicas, inclusive para o problema da violência, e que lutar cotidiana e conscientemente contra isso é algo fundamental para evoluirmos, provavelmente a carga enorme de preconceito adquirida em nossa educação e formação cultural foi tão incisiva em seu espírito que sequer consegue se rebelar contra isso.

O mesmo leitor que não vê importância nesta discussão, é aquele que, sendo superior hierárquico de uma policial, acredita que ela deve estar submissa a seus ímpetos sexuais, ou mesmo que sua condição funcional lhe torna mais merecedor da atenção afetiva dela.

Quem acha que não existe preconceito contra as mulheres, provavelmente também acha que as mulheres que conseguem algum destaque funcional dormiram com seu chefe para alcançar tal benefício. Constantemente se ouve falar isso de mulheres policiais que trabalham na administração. Ao mesmo tempo, essas cabeças não crêem que as mulheres possam ser uma policial “de rua”, pois a capacidade de resolução de conflitos delas não pode substituir nossa virilidade e truculência. Sim, é assim que funciona o preconceito: ou as mulheres usam do seu corpo para trabalhar no administrativo, ou, se trabalham na rua, são incompetentes.

Qual policial não já ouviu de um colega que ele é “contra” a presença das mulheres na polícia? Quem não já ouviu alguém dizer que as PFem’s (Policiais Femininas) são uma “desgraça”? Pois é, caro leitor, ainda há uma enxurrada de pesquisas mostrando que as mulheres são menos reconhecidas em seus trabalhos, ganham menos que os homens etc. Se a mulher for negra, a situação se torna ainda mais esdrúxula.

Todas as polícias, principalmente as militares, deviam ter um observatório dos direitos da mulher, promovendo a realização de eventos e cursos para o efetivo das polícias, e abrindo espaço para que casos de assédio fossem denunciados. Essa organização serviria tanto para garantir o espaço das mulheres policiais como para orientar os policiais a lidar com mulheres em ocorrências. Para quem ainda acha que estou exagerando, lembrem do vídeo em que uma policial civil foi despida por colegas que a acusavam de receber propina. As mulheres são discriminadas ou não, caro leitor?

Acesse link da Matéria:
http://abordagempolicial.com/2011/03/o-preconceito-contra-mulheres-policiais-existe/

Postado Também por: Toxina

Nenhum comentário :

Postar um comentário