sexta-feira, 4 de março de 2011

ALUNOS PMs PARTICIPAM
DE AULAS DE BOXE

Exercícios de Alongamentos

Na manhã da última quinta-feira (04), os alunos soldados quebraram a rotina das atividades curriculares e participaram de uma aula de Box bastante descontraída ministrada pelo aluno soldado Márcio do CFSD 2011.1, sob a supervisão da Instrutora de TFM o 3º Sgt PM Sandra.

Explanações sobre as técnicas do Boxe

Alunos Soldados : Sílvio e Márcio

A aula esportiva aconteceu no espaço do ginásio poliesportivo João Lucas de Araújo localizado ao lado da escola de formação. O potencial do aluno Soldado foi levado em consideração haja vista o aluno dominar o esporte já que o mesmo participa do esporte. Todo material foi cedido pelo aluno Soldado Edifranklin, também adepto ao esporte.

Depois da teoria foi a vez da prática.

Alunos: Edifranklin e Heliclécio

Alunos: Artur e Thiago

Alunos: Travasso e Márcio


Sobre o boxe


A palavra "boxe" foi formada a partir do verbo inglês "to box". O significado original era "bater", mas, lá pelo ano 1 500 dC, passou a denotar "bater com os punhos" e seu atual uso substantivado significa "luta com os punhos, principalmente em prática desportiva".

É de se chamar a atenção para o fato que, ao contrário do que muitos brasileiros acham, nos países de língua inglêsa o boxe não é chamado de boxe e nem de box, mas de boxing.

Os pugilistas são divididos em categorias, de acordo com seus pesos. Atualmente existem dezessete categorias reconhecidas no boxe profissional e onze no boxe amador.


Em latim, a palavra "pugillus" indica o punho fechado, em forma de soco. A partir disso, foi criada a palavra PUGILLATUS, que traduzimos como pugilato, para indicar o antigo boxe romano. Assim que:

PUGILISMO: rigorosamente falando, é o antigo boxe romano;

Nos tempos atuais, na prática, o termo pugilismo indica qualquer luta onde se usa principalmente os punhos, como o boxe inglês, o boxe francês (savate), o boxe grego (pugmachia), o antigo boxe italiano, o boxe tailandês (muay thai), o boxe chinês (shao lin wushu), etc. Os especialistas na História do Boxe são mais radicais: usam a palavra boxe apenas quando se referem ao boxe inglês praticado a partir das Regras de Broughton ( criadas em 1743 ) e usam a palavra pugilismo para denotar qualquer "boxe" anterior a esse período.

Atualmente, se faz o boxe sombra lutando com nossa imagem produzida num espelho de parede.

Trata-se de exercício muito útil pois que nos permite aprender a frear o braço e assim evitar dolorosas distensões, em caso de golpe errado ou esquivado pelo adversário. Outra grande utilidade desse exercício é o desenvolvimento da capacidade de aplicarmos "combinações": sequências planejadas de vários socos.
 
OUTROS MOMENTOS DA AULA
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Alunos: Esdras e Eder

Alunos: Torres e Borges

Alunos: Magno e Ozéas

Alunos: Sílvio e Glauber


Nenhum comentário :

Postar um comentário