segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CFSD. 2011.1 ESCALAM
SERRA DO TORREÃO

Trilha que dá acesso ao ponto alto da serra

Sargento PM Sandra no comando do TFM

A exemplo da primeira Turma de Soldados formados em João Câmara no finalzinho do ano passado, os alunos Soldados da turma 2011.1 participaram nesta Segunda-feira (14), de escalada na serra do Torreão.

Efetivo de Alunos Soldados


O ritual faz parte do cronograma de atividades físicas ministrada pelo 3º SGT PM Sandra, oferecendo aos mesmos, oportunidades diversas no campo da atividade física, diferenciando das atividades comuns ao militarismo, tais como: Corrida, flexão de braços, flexão em barra fixa, abdominais e outros. Embora seja de primordial importância a prática desses exercícios localizados, a parte aeróbica (Corrida e Natação) também é fundamental.

O contingente de alunos 2011.1 saiu do local de formação correndo, até a comunidade do "corte"  dando continuidade em marcha até a serra, onde deveria ser realizada a escalada. Devido o horário das instruções posteriores, foi utilizado na volta um ônibus para conduzi-los a escola. No entanto, baseado no esforço da atividade feita pelo grupo no dia, o gasto calórico foi atingido, e certamente outros objetivos também para o bom desenvolvimento físico da turma.

Portanto o TFM aplicado na escola de formação de soldados em João câmara desenvolve um trabalho sobre dosagem, atendendo tanto a parte aeróbica, quanto os exercícios anaeróbicos. Ambos os tipos de exercícios podem ser de intensidade leve, moderados ou fortes.

A diferença entre exercícios Aeróbicos e Anáeróbicos

No exercício aeróbico o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. O exercício aeróbio é um exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade. Estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também o metabolismo, porque aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir de energia o músculo a partir do consumo do oxigênio (daí o nome aeróbio).

São exemplos de exercícios aeróbicos:

Caminhar, correr, andar, pedalar, nadar, dançar. Estes exercícios utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo. Nestes exercícios, a duração dos movimentos influencia mais do que a velocidade para caracterizar se a atividade é suave, moderada ou exaustiva.

O exercício anaeróbio utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, daí o termo anaeróbio. É um exercício de alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos e há produção de ácido lático.



O objetivo da instrutora de TFM Sargento PM Sandra é manter o contingente militar em atividades constantes com o intuito de adquirir um bom condicionamento físico, preparo psicológico.



Alunos Soldados - Treinos em barra fixa


Al SD PM Márcio - Treinos em barra fixa

Flexão de braço por equipe I

Atividades para fortalecimento dos membros superiores
Flexão de braço por equipe II

Nenhum comentário :

Postar um comentário