terça-feira, 2 de novembro de 2010

Defesa Nacional - FORÇA NACIONAL



Polícia Militar do RN contribui para diminuição de crimes nas fronteiras do país.

A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte vem tendo uma atuação destacada nas ações que envolvem a elite da Segurança Pública Nacional. Em agosto deste ano, a Polícia Militar do RN enviou 21 militares, sendo um Tenente, dois Sargentos, dois cabos e dezesseis soldados, para atuarem nas fronteiras do país a fim de coibir o tráfico de drogas e armas, entre outros crimes.


Entre eles está o Soldado da 2ª CIPM sediada em João Câmara o SD PM Da Silva, que saiu do Grupo Tático Operacional da cidade direto para a Brasília onde incorporou ao efetivo da Força Nacional.

No primeiro momento, os referidos militares agrupados de vários estados brasileiros, participaram  de intensos treinamentos visando adaptá-los a operações extremas. Desde quando foram enviados à Força Nacional, em agosto deste ano, os Militares da PM do RN, receberam instruções de APH, natação utilitária, operações ribeirinhas, tiro de combate, taser, operações de choque para controle de distúrbios civis, abordagem, patrulha, entre outras.

A Força Nacional de Segurança Pública atua nos Estados da Federação, apoiando a Polícia Federal, IBAMA, Defesa Civil, Bombeiros e Policiais Militares dos Estados, no combate ao desmatamento ilegal, contrabando de pedras preciosas, no combate ao tráfico de drogas, armas e munições, recapturando foragidos da justiça, entrada e saída de riquezas e crimes conexos. Os principais locais de atuação são nas fronteiras do Brasil com o Paraguai, Argentina, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela e Guiana Inglesa, desenvolvendo ações de manutenção da ordem pública em apoio aos órgãos de Segurança Pública.

Dentre as várias equipes distribuídas no país, as ações da Força Nacional em Roraima/RR vêm merecendo um destaque especial. Naquele Estado, a Força Nacional implantou três bases em locais estratégicos, sendo elas a Base Pacaraima, localizada no município de Pacaraima/RR, ao Norte do Estado, já na fronteira com Santa Helena na Venezuela, a Base Vila Jundiá, localizada na Reserva Indígena dos Waimiri-Atroari, ao Sul do Estado, e faz divisa com o Estado do Amazonas e a Base Ponte dos Macuxi, situada na Capital Boa Vista, que leva o nome da ponte que liga Boa Vista a Bonfim, cidade que faz fronteira com Letthen na Guiana Inglesa.


No Estado de Roraima, por exemplo, onde ocorria intenso desvio de combustível, em média 25.000 litros de combustível por dia, carros eram constantemente roubados para serem comercializados na Venezuela, conhecida por sediar as principais rotas de foragidos (homicídas e assaltantes), carregava a fama de ser uma área de livre contrabando de pedras preciosas e de grande fluxo de veículos roubados em Boa Vista para serem comercializados, em especial motocicletas e Corolla, vêm apresentado nos últimos três meses, após a implantação da Operação Sentinela, dezenas de fatores positivos que realçam o comprometimento, profissionalismo e dedicação dos Policiais Militares do Rio Grande do Norte que atuam naquele Estado.

A equipe, Comandada pelo 1º Tenente Rodrigo Couceiro, da PMRN, garantiu em pouco tempo a presença efetiva do Estado e aumentou a visibilidade do poder público naquela região.

Nenhum comentário :

Postar um comentário