domingo, 24 de outubro de 2010

FORÇA AÉREA FARÁ SIMULAÇÃO
DE GUERRA EM 4 ESTADOS NORDESTINOS


Caças F-16

Caça F-2000

Caça F5-EM

Caça A-1

Caças A-29
(Imagens similar as aeronaves que serão usadas
na simulação/ retiradas do Google Images)

O Nordeste brasileiro será palco entre os dias 27 de outubro a 20 de novembro do maior exercício de combate aéreo combinado da América do Sul. A Operação Cruzeiro do Sul terá a participação das Forças Aéreas do Brasil, Estados Unidos, França, Argentina, Chile e Uruguai.

A CRUZEX V levará para o Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco 92 aeronaves, como os caças F-16, dos Estados Unidos e Chile, Rafale, da França e F-2000, A-1, A-29 e F-5EM, do Brasil.

A guerra aérea simulada acontece a partir de um conflito fictício envolvendo a invasão do país Amarelo pelas tropas do país Vermelho e a posterior intervenção de uma coalizão liderada pelo país Azul. No mapa real, Natal, Recife e Campina Grande concentram a maior parte das aeronaves envolvidas, enquanto a partir da Base Aérea de Fortaleza vão operar as forças hostis. Somente na capital potiguar serão 66 aeronaves envolvidas no Exercício, sendo 31 estrangeiras.

Objetivo -  Coordenada pela Força Aérea Brasileira, a CRUZEX V tem o objetivo principal de treinar as Forças Aéreas envolvidas no planejamento de operações combinadas com países aliados, nos mesmos moldes utilizados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em conflitos internacionais. Os militares brasileiros e estrangeiros poderão treinar no contexto de uma moderna estrutura de comando e controle unificado do poder aéreo, além de trocarem experiências e conhecimentos. No total, participam 2.500 militares brasileiros e estrangeiros, incluindo observadores da Bolívia, Equador, Canadá, Reino Unido, Colômbia e Paraguai.

FONTE: sentinelasdoapodí
AUTOR: Diário do Sertão

Nenhum comentário :

Postar um comentário