terça-feira, 14 de setembro de 2010

POLÍCIA FEMININA COMPLETA 20 ANOS
DE ATUAÇÃO NO ESTADO DO RN

(Foto - Sd PM Gláucia)

Polícia Feminina no RN

A polícia Feminina do Estado do Rio Grande do Norte completou no último sábado (11), 20 anos de atuação nas fileiras militares. A primeira turma de Policiais PM's Femininos do Rio Grande do Norte denominado "AS PIONEIRAS POTIGUARES" surgiu na década de 90, exceto as duas oficiais "Angélica e Tereza" que foram concursadas em 1986 e formadas Paudalho-PE, que após formação, voltaram em 1990 como oficiais aspirantes, e juntas formaram a referida turma de Policiais Militares.

O curso contou com cinqüenta e sete (57) voluntárias que cumpriram rigorosamente as imposições da época, tais como: (Ser solteira, não ter filhos e corte curto do cabelo). Aprovadas num concurso bastante exigente a turma seguiu para o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) para o curso de formação de Soldados.

História da Polícia Feminina no Brasil

As mulheres são cerca de 10% do contingente das PMs

O ano trazado (2008), a primeira Polícia Feminina do país, a de São Paulo, completou 53 anos. A idéia de empregar mulheres em missões policiais no Brasil surgiu na década de 50 e foi uma mulher, em 1953, que apresentou, no 1º Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Criminologia, sua tese da necessidade de criação de uma polícia de mulheres e defendia que as mulheres eram tão competentes quanto os homens para realizar o trabalho de policial. Isso foi em 1953 e a mulher era Hilda Macedo, assistente da cadeira de Criminologia da Escola de Polícia.

Em janeiro de 1955, baseado na idéia de Hilda, o então governador do Estado, Janio Quadros, pediu ao diretor da Escola de Polícia da época, Walter Faria de Queiroz, que estudasse a possibilidade de ser criada uma polícia de mulheres.

Em 12 de maio de 1955 foi assinado o decreto 24.548, criando, na Guarda Civil de São Paulo, o Corpo de Policiamento Especial Feminino e foi escolhida para chefiar as mulheres, a própria Hilda Macedo, que se tornou a primeira comandante da polícia militar mulher. Foi a primeira Polícia de mulheres do país e da América Latina. A elas foi atribuído o trabalho de proteger mulheres e jovens, missão que atendia as necessidades sociais da época. Mas com a crescente violência, as mulheres passaram a fazer trabalhos como o dos homens e hoje elas portam armas e atuam no policiamento ostensivo, como qualquer PM homem.

Também exercem funções de radiopatrulhamento, policiamento escolar, ambiental e rodoviário, no trânsito e no Corpo de Bombeiros. Há mulheres até nos batalhões de Choque das PMs, Bope e Força Nacional que, em caso de necessidade, mesmo com batom e maquiagem, mas também com seus capacetes, escudos e cassetetes, partem para cima do agressor.

Policiais Militares formadas em 1990
Turma - "As pioneiras Potiguares"

1º Sgt PM Edileuza (à esq) e  1º Sgt PM Denise

Sargentos PM: Edilêuza Maria, Denise, Tiane, Suely e Dalmácia

1º Sgt PM Linete

Vereadora Regina - (Também formada na turma de 1990)

Embora tiveram a coragem de enfrentar os desafios, não foi nada fácil encarar o machismo e a discriminação dentro do quartel, que segundo o 3º Sgt PM Sandra ainda é muito forte nos dias de hoje a presença do preconceito contra a mulher nas fileiras militares, são minurias os homens que valoriizam e reconhece seus valores.

 "É notório, e as vezes é percebível no olhar ou nas palavras o preconceito, o machismo... mas com determinação e sabedoria a grande maioria destas mulheres vem driblado esta deficiência com dignidade e valorização pessoal"
(Declarações do 3º Sgt Sgt Sandra)


(Da esq p/ Dir) Sargentos: Edna, Jaqueline, Mônica e Sandra



Nossas homenagens à estas mulheres policiais

Sejam nas operações policiais, na administração, no trânsito ou na saúde, elas conquistaram com competência, perseverança e profissionalismo o seu lugar de destaque na Corporação. Com muita garra e coragem, enfrentam diariamente, além das agruras da profissão, o preconceito dos homens, que apesar dos anos de convivência, ainda não aprenderam a lidar com o avanço da consciência feminina a respeito do seu papel dentro da corporação.

"Todos os dias são obrigadas a ouvir que PMFEM é vulnerável, PMFEM  fica! não vai..."Não é missão pra ela", PMFEM não sabe manusear o fuzil, PMFEM chora à toa, PMFEM inventa moda, PMFEM isso, PMFEM aquilo… Porém, como resposta a grande maioria vem mostrando com inteligência sua capacidade de atuação com firmeza e determinação no executar das atividades policiais. Parabéns!

(Adaptado por Diário de Polícia : Texto de Alexandre de Sousa
http://www.diariodeumpm.net/2007/03/08/homenagem-a-mulher-policial/

MULHERES POTIGUARES NA GLORIOSA
POLÍCIA MILITAR DO RIO GRANDE DO NORTE.




1º Sgt PM Edileuza Félix e 3º Sgt PM Sandra 


Sargento PM Sandra
Relações públicas da 2ª CIPM e Instrutora de TFM
do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças/João Câmara-RN

Em diligências nas ruas, locais de crimes, blitze e auxílio à população. Em todos os cenários de ocorrências policiais elas estão lá. São as policiais femininas, que integram o efetivo da Polícia Militar do RN desde 1990.  Pioneiras no Estado, estas policiais dividem-se entre o trabalho de PM e o seu lar, e ainda dedicam-se as suas vaidades femininas.


3º Sargento PM Sandra comentou que todas as mulheres são instruídas a reagirem (de forma sábia e respeitosa para com seus superiores, pares e subordinados) quando tratadas com indiferenças dentro da corporação, ou quando realizarem qualquer atividades no trabalho (interno ou externo), mostrando assim, seu potencial e o cumprimento do dever. Sejam nos serviços burocráticos ou nas ruas”, disse ela.

Afirmou ainda, que algumas vezes, ajudou a solucionar casos pelo simples fato de ser mulher. Que já teve um caso de um bandido correr da abordagem por achar que, por ser uma policial, não iria capturá-lo, mas se deu mal (Foi detido por ela).

MAQUIADAS, DE SALTO ALTO E ELEGANCIA... ELAS SE DESTACAM ENTRE O EFETIVO MASCULINO





3º Sgt Sandra e 1ºSgt PM Edileuza 



3º Sgt PM Mônica

“O começo foi complicado, não pelo preconceito, mas pela diferença que o ambiente apresentava, mas com o tempo me adaptei” (Falou Sandra)

Curiosidade:

O simples fato de andar pelas ruas, nos shopping, chama atenção de todos se estivermos com a roupa de trabalho. As pessoas me perguntam onde trabalho, o que faço e quem comando? Quando eu digo que comando cabos e soldados, elas se admiram e me questionam como me sinto. Para explicar, comparo com uma empresa da qual sou chefe, ou seja, me obedecem normalmente”.

Perguntas mais freqüentes:

Algumas perguntas chegam ser até engraçadas...


A senhora já prendeu alguém?
Já atirou em alguém?
Já matou?
Os homens lhe obedecem?
E por aí vai...

Escuto, em seguida respondo sem nenhum constrangimento. (Falou Sargento Sandra)

E não Podemos deixar de ressaltar a importância dessas mulheres na corporação. Como já citamos, algumas exercem funções burocráticas, mas em sua maioria estão nas ruas, colocando em risco  suas vidas no fogo cruzado no dia-a-dia como policiais. E NÃO SUBSTIMEM! Estas mulheres tem demonstrado sua força e valentia para quem quizer ver. A superação tem sido a maior prova disso, seja nas ruas, nos presídios, burocracia ou força nacional, vem cumprindo seu papel com atitude e seriedade. A exemplo disso, são os resultados positivos ao longo da história.

Dedicadas, maternas e educadas constróem um perfil cativante pois fazem do diálogo uma arma poderosa na hora da ação. Elegantes, equipadas, armadas e munidas, conseguem apaziguar situações.




3º Sgt Sndra e seu Filho Alexandre

Distribuidas em batalhões, companhias distintas, hospitais e repartições públicas tem comprovado um grande acerto das instituições militares.

Operação verão

Aula de STEP
Sgt Sandra - Instrutora do CFSD (TFM)

Sgt Sandra (Corrida de Rua - CFSD)

TAF - (CFSD)

Sgt Sandra e Tropa (CFSD)

Elegantes e prestativas as mulheres tem o dom do diálogo, talvez seja por esta razão que tudo sempre é resolvido com harmonia e sensatez. Uniformizadas, armadas, equipadas e munidas de maquiagem, dão um verdadeiro exemplo de cidadania.

Por estas e outras razões
Recebam Flôres como Homenagem

 

Blog Diário de Polícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário