sábado, 28 de agosto de 2010

POLICIAIS DA 1ª TURMA DE POLÍCIA FEMININA
"REENCONTRO"



Inseridas nas fileiras da PMRN em 11 de setembro de 1990, 1º Sgt PM Edilêuza Maria e 3º Sgt PM Sandra se reencontraram no evento Justiça na Praça realizado ontem (27), em João Câmara.

Ambas participaram do 1º Curso de Formação de Soldados Femininos do Rio Grande do Norte denominado "AS PIONEIRAS POTIGUARES". O curso contou com cinqüenta e sete (57) voluntárias que cumpriram rigorosamente as imposições da época, tais como: (Ser solteira, não ter filhos e corte curto do cabelo). Aprovadas num concurso bastante exigente a turma seguiu para o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) para o curso de formação de Soldados.

A Companhia de Polícia Feminina (CPFEM) foi criada na administração do então governador José Agripino Maia, em sua segunda administração e na gestão do então comandante geral da PM, Coronel QOPM Luiz Pereira, através da Lei nº 6.344, de 7 de outubro de 1992, e estruturada pelo Decreto nº 11.477, de 7/10/92. De 1990 a 1992 era apenas um contigente de políciais feminino formado no Governo anterior o  ex- governador Geraldo Melo.

Este ano a turma completará 20 anos de atuação, embora tiveram a coragem de enfrentar os   desafios, não foi nada fácil encarar o machismo e a discriminação dentro do quartel, que segundo o 3º Sgt PM Sandra ainda é muito forte nos dias de hoje a  presença do preconceito contra a mulher nas fileiras militares, são minurias os homens que valoriizam e reconhece seus valores.

"É notório, e as vezes é percebível no olhar ou nas palavras, mas com determinação e sabedoria a grande  maioria destas mulheres vem driblado esta deficiência com dignidade e valorização pessoal" Falou Sgt Sandra

Parabéns a todas policiais que compõe o efetivo feminino da PMRN,  não somente as veteranas de 1990, mas a todas as mulheres praças e oficiais desta gloriosa Instituição Militar que "AMAMOS TANTO".

BREVE HAVERÁ FESTA COMEMORANDO OS VINTE ANOS DE HISTÓRIA DAS PIONEIRAS POTIGUARES

Nenhum comentário :

Postar um comentário