terça-feira, 10 de agosto de 2010

PM comemora 47 anos do Hospital
Coronel Pedro Germano nesta quarta-feira

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte comemora nesta quarta-feira (11), os 47 anos de existência do Hospital Coronel Pedro Germano, uma evolução do centro ambulatorial Leide Morais, que até 1962, era o único atendimento médico “privilegiado” a policiais militares. Com a criação da Diretoria da Saúde no âmbito da PM, o centro evoluiu até chegar à unidade hospitalar que é hoje. A solenidade está marcada para às 16h30, na sede do hospital.

O Hospital Central Coronel Pedro Germano, localizado na avenida Prudente de Morais, 887, no bairro do Tirol, dispõe, em suas dependências, de enfermarias de clínica médica, pediatria, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, UTI geral e neonatal, centro cirúrgico, laboratório de análises clínicas, farmácia, sala de radiografia e ultrassonografia, sala de pronto-atendimento, além de um anexo onde funciona a “cidade da amamentação”, composta de um banco de leite e de uma sala de vacinas.

A unidade hospitalar atende não só aos militares e seus dependentes, como também a população em geral. Ali funciona, ainda, o Estágio Acadêmico em Clínica Médica há 43 anos e mais recentemente a Residência Médica.
Como reconhecimento ao trabalho pelo combate à mortalidade infantil recebeu do UNICEF/Ministério da Saúde/UNESCO o título de “Hospital Amigo da Criança”, em dezembro de 2000. O Hospital também foi referência para o atendimento a autoridades, presidentes e ao Papa João Paulo II quando o sumo pontífice esteve em Natal.
Hoje, a unidade realiza um atendimento anual de mais de 5.300 internações hospitalares, 2.400 cirurgias, 40.000 exames laboratoriais. 3.600 ultra-sonografias, 5.000 exames de raios X, 85.000 mil consultas médicas além de 23.000 atendimentos odontológicos. A meta da diretoria, agora, é interiorização as ações de saúde, criando as unidades de Caicó e Pau dos Ferros.

FONTE: Diário de Natal

Nenhum comentário :

Postar um comentário