quarta-feira, 24 de março de 2010

Latrocida que matou PM em Natal escapa do presídio de segurança máxima da Paraíba

Latrocida Eristênio Gonzaga da Silva, de 27 anos, mais conhecido como ‘Papel’

Eristênio Gonzaga da Silva, de 27 anos, vulgo‘Papel’

Um dos bandidos mais perigosos do Rio Grande do Norte está à solta. “Agora, vai sobrar pra gente ter que prender esse bandido novamente”. Foi assim que reagiu, em tom de extrema preocupação, o delegado geral de Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Elias Nobre de Almeida Neto, logo que soube da fuga do latrocida Eristênio Gonzaga da Silva, de 27 anos, mais conhecido como ‘Papel’. Ao lado de mais cinco apenados, ele escapou na manhã de ontem do presídio de segurança máxima ‘PB1’, localizado na praia do Jacarapé, em João Pessoa, capital paraibana.

Eristênio é condenado da justiça por dois latrocínios em Natal. No primeiro, ocorrido em 2001, ele roubou e em seguida matou o corretor de imóveis Paolo Bruno Maia Moura. O crime aconteceu na calçada do antigo restaurante Casarão, em Candelária. Já no dia 15 de julho de 2005, quem perdeu a vida após ser assaltado foi o policial militar Emerson Silva de Macedo, que tombou próximo ao cartódromo da Av. Prudente de Morais.
O foragido ainda é acusado e responde na justiça por espancar três policiais militares durante o assalto a um posto de gasolina e de participação no assassinato do soldado do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Flamarion Rodrigues da Silva, morto no dia 25 de dezembro de 2007. Na ocasião, o policial levou três tiros à queima-roupa na porta de casa, no bairro das quintas. Eristênio estaria ao lado do açougueiro e ex-presidiário Fabiano de Cristo Amarante da Silva, de 27 anos, que em fevereiro de 2008 reagiu á prisão e acabou morto numa troca de tiros com a polícia, no bairro do Bom Pastor.

Eristênio fazia dupla com Jackson Jussier, também foragido e ex-membro da quadrilha dos Carneiro

A preocupação do delegado geral Elias Nobre com a fuga de Eristênio tem um ingrediente a mais. E com toda razão. Antes de fugir para a Paraíba, após as condenações por latrocínio e acusações de vários assaltos no Rio Grande do Norte, Eristênio fazia dupla com outro bandido também considerado um dos mais perigosos do RN. Seu nome é Jackson Jussier Rocha Rodrigues, também chamado pelos comparsas de ‘Monstro’.

Esse bandido, inclusive, pertenceu à quadrilha de Valdetário Carneiro, que antes de ser morto em confronto com a polícia, em 2003, comandou durante anos diversas ações criminosas, principalmente assaltos a banco.
Para se ter uma ideia da ousadia de Jussier, vale ressaltar que no dia 25 de julho do ano passado, ele escapou de Alcaçuz se utilizando do mesmo método usado ontem, no PB1. Com auxílio de uma Tereza, ‘Monstro’ escalou as paredes da penitenciária e escapou pelo mato. Até hoje a polícia não tem notícias dele.
Jackson Jussier é assaltante e latrocida. Possui no currículo diversas fugas em unidades prisionais do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Foram duas fugas da antiga penitenciária João Chaves, duas da penitenciária estadual de Alcaçuz e uma da Penitenciária Serrotão, em Campina Grande (PB). Contra ele, existem sete condenações, totalizando uma pena de 58 anos e 7 meses.

FONTE: Na boca do mundo

Nenhum comentário :

Postar um comentário