sábado, 13 de março de 2010

Lazer - A farsa da boa preguiça


“A história do rico que virou pobre/ que ficou mais rico ainda/ e foi pro inferno viver ao lado do cão!/ E do pobre, do pobre que virou rico/e ficou pobre de novo!/ Foi-se embora pelo sertão!” Os versos são da “Farsa da Boa Preguiça”, peça do dramaturgo e romancista paraibano Ariano Suassuna, e sua estreia foi em 1960, cinco anos depois de o “Auto da Compadecida”. O texto da Farsa, como todos podem ver, continua atualíssimo e retorna ao palco em grande estilo através da junção de dois grandes grupos nordestinos, o paraibano Ser Tão Teatro e o norte-rio-grandense Clowns de Shakespeare.

Divulgação

Peça de Ariano Suassuna adaptada para o teatro de rua pelo diretor Fernando Yamamoto, e dirigido por ele e Christina Streva, estreia segunda-feira em Natal Após estreia na Paraíba, a peça será encenada em Natal, nesta segunda-feira (15), às 19h30, na Praça Augusto Severo, com entrada gratuita. “Será um momento democrático, onde estarão presentes o menino de rua e os intelectuais; aqueles que não vão ao teatro, por não ter dinheiro para comprar o ingresso, como também o que não tem o hábito de fazer parte de uma platéia”, disse em entrevista ao VIVER Christina Streva, que compartilha a direção da peça com o potiguar Fernando Yamamoto.

A peça que fala da trajetória de um tipo nordestino, Joaquim Simão, afeito ao ócio, aos versos e à mulher, Nevinha, revela não só a boa preguiça daquele tipo nordestino, como também a farsa de um casal abastado, superficial e metido a intelectual, cuja posição social é sustentada pela exploração e submissão do povo de sua região. O texto de 1960 continua atual, já que transcende os aspectos regionais e fala do ócio criativo, fundamento do artista.
A peça, que levou três meses para ser montada, entre ensaios na Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, estreou em João pessoa, dia 27 de fevereiro, para um público de 1000 pessoas, como conta Christina. A Farsa da Boa Preguiça também passou por outras cidades do interior da Paraíba e Ceará. No Rio Grande do Norte o grupo estreou na última quinta-feira (11) e contou com um público de aproximadamente 300 pessoas. “O número reduzidos de pessoas foi compensado pelo debate realizado no final da apresentação. Todos os grupos de rua de Mossoró estava presente. Passamos uma hora debatendo, trocando informações, isso foi muito bom”, contou. Os grupos Ser Tão Teatro e Clowns de Shakespeare estão na cidade de Assu hoje e faz apresentação às 19h30, na Praça Santo Antônio, em frente à Igreja Matriz. Depois da temporada no estado, o grupo segue para Alagoas, Sergipe e Bahia e encerra a jornada no dia nove de abril, em salvador.

FONTE: Tribuna do Norte

Nenhum comentário :

Postar um comentário