sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Tudo sobre o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) - RJ

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) é uma tropa de elite da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.A tropa é adotada em operações de alto risco, em especial incursões em favelas e confrontação com narco-traficantes. Faz uso constante de armamentos muitas vezes restritos às Forças Armadas Brasileiras, como por exemplo a metralhadora antipessoal Heckler & Koch HK21 A1 calibre 7.62×52mm OTAN, uma arma de fogo que já foi utilizada pelas tropas de elite GSG-9 alemãs e ainda se encontra em uso por tropas de países como Portugal e Paraguai. A fabricação desse armamento foi descontinuada na Alemanha, seu país de origem, após as forças policiais alemãs adotarem a versão mais moderna HK21E. Hoje em dia é produzida, sob licença, no Mexico, Portugal e Grécia.


                                                                              Histórico


O BOPE foi criado em 19 de janeiro de 1978 como Núcleo da Companhia de Operações Especiais (NuCOE), através de um projeto elaborado e apresentado pelo então Capitão PM Paulo Cesar Amendola de Souza ao Comandante-Geral da PMERJ, à época, Coronel EB Mário José Sotero de Menezes.
Na década de 1980 foi elevado a categoria de Companhia de Operações Especiais (COE), mudando pouco depois de denominação, após ganhar autonomia administrativa, para Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE). Em 1991 é finalmente transformado em Batalhão, mantendo-se ainda aquartelado no Regimento Marechal Caetano de Farias, sede do Batalhão de Polícia de Choque entre outras unidades policiais.
No ano de 2000 ganha instalações próprias, localizadas na comunidade Tavares Bastos, no bairro de Laranjeiras, na Zona Sul da capital fluminense.


                                                        Veículos blindados – “Caveirões”

O BOPE possui veículos blindados mais conhecidos como Caveirão[1] veículo este que é utilizado, principalmente, em operações em favelas onde há conflito com traficantes. Não há armas de fogo diretamente acopladas ao Caveirão: as armas utilizadas são levadas pela equipe de policiais embarcados. Um de seus principais usos é romper barreiras físicas, sendo ainda adotado no resgate de feridos em confrontos.
O Caveirão tem-se tornado um instrumento “popular” ao prestar auxílio às forças policiais. Hoje as Polícias Civil e Militar já contam com oito viaturas desse tipo, sendo uma delas pertencente a Polícia Civil e as demais da Polícia Militar. Foram batizados de “Pacificadores”, apesar de todos eles possuírem a alcunha de “Caveirões”, o nome do primeiro blindado adquirido pela PMERJ.

3 comentários :

  1. PARABENIZO O MAJOR PM FERNANDES COMANDANTE DA 2ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLÍCIA, PELO BRILHANTE TRABALHO DE MUITA DEDICAÇÃO E INTREPIDEZ !!!
    "QUE DEUS CONTINUE CONCEDENDO-LHE BENÇÃOS, SABEDORIA E FORÇA PARA VENCER OS DIAS DE DESAFIOS NESSA DIFÍCIL JORNADA"

    APC VANUSA BRANDÃO/3ª EQUIPE PZN

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, mas a tropa em formação da segunda foto é do BOPE do Estado de Alagoas.
    aí! um link de umas fotos bem operacional do caveirão aqui em Maceió AL
    http://www.defesasocial.al.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/2009/09/caveirao-blindado-e-caes-treinados-fortalecem-bope

    ResponderExcluir