sábado, 16 de janeiro de 2010

Verão: polícia intensifica fiscalização em praias de “risco”


A Operação Verão 2010 levou como base para desenvolvimento as ocorrências registradas no ano de 2009. Com isso, praias consideradas de “risco” como Grançandu, Tabatinga e Barreta tiveram policiamento reforçado neste ano. Em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Araújo Silva, informou que esse trabalho inibiu a ação de bandidos.




“Nos locais onde tivemos mais registros, como essas três praias, decidimos intensificar o policiamento neste período. O resultado é que até agora não tivemos nenhuma ocorrência de maior gravidade”, afirma.



Apesar disso, o oficial da Polícia Militar ressalta que a estrutura de Segurança Pública do Rio Grande do Norte está presente em todas as praias, tanto do litoral Sul quanto do litoral Norte.
Para isso, ele destaca que a mudança de gestão na estrutura da PM possibilitou a otimização dos serviços. “A primeira medida adotada pela Secretaria foi mudar a gestão. No ano passado, nós tínhamos o Comando de Polícia da Capital e houve transformação para Comando da Região Metropolitana. Isso possibilitou uma maior mobilidade e otimização dos recursos”, garante.
Coronel Araújo Silva destaca que com a mudança, a polícia tem condição de está em todas as praias. A Operação Verão se iniciou no fim do mês de dezembro e, segundo o oficial, estende-se até depois do carnaval, quando se iniciam as aulas.

Por dia, 308 policiais fazem patrulhamento de Barreta à Muriu. O telefone de contado para casos de atendimento é o 190. “Além disso, temos um sistema de radio comunicação em toda a região metropolitana, que integra todas as viaturas. Outro forma de contato com a população é através dos postos policiais”.
O comandante do Policiamento Metropolitano frisou que até o momento as principais ocorrências registradas nas praias estão relacionadas à desordem. “Nós temos casos de pessoas que bebem demais e causam desordem. Além disso, temos as ocorrências dos quadriciclos na orla marítima, que é proibido”.


Araújo Silva citou também o uso de som em volume exacerbado. “Algumas viaturas estão equipadas com decibelímetro, que mede a intensidade do som. Com isso, nós tivemos alguns casos de prisão, como aconteceu em Pirangi”, declara.
Ainda durante entrevista no Jornal 96, o coronel da PM falou da morte do alemão Winfried Tiel, de 58 anos, na Praia de Pipa. Ele comentou que a vítima estava morando há um ano no local e que o crime está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e deverá ser solucionado em breve.
“Toda estrutura de Segurança Pública está em condição de atender ao cidadão. Tanto o natalense, o turista de outros estados, quanto os estrangeiros que estiverem nas praias do Rio Grande do Norte podem ficar tranqüilos e aproveitar o verão”, finalizou.

Fonte No Minuto.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário