sábado, 25 de maio de 2013

NNEX 
A multinível do momento



http://www.nnex.com.br/nnex/usuario.jsp
O investimento do século!
IMAGENS DO FACEBOOK

Mulher tenta entrar em CDP com 
droga e celular escondidos em biscoitos

Os agentes penitenciários do Centro de Detenção Provisória da Ribeira fizeram um flagrante, neste sábado (25), e conseguiram impedir a entrada de material ilícito para os presos da unidade. Uma mulher foi flagrada na revista carregando celular e droga dentro de um pacote de biscoitos.

Informações repassadas pelos agentes dão conta que Rita de Cássia Jovino de Lima chegou logo cedo à unidade carregando mantimentos para um dos presos. Quando os produtos foram revistados, foi encontrado um aparelho celular, um carregador, um fone de ouvido e também 25 gramas de maconha.

Diante do flagrante, Rita de Cássia recebeu voz de prisão. O material ilícito, bem como a mulher deverão ser levados para a Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal, em Candelária. Nos últimos dias, os agentes vêm intensificando as revistas nas unidades prisionais.

Nesta semana, uma mulher foi presa no Presídio Estadual de Parnamirim, tentando entrar com drogas escondidas nas partes íntimas. 

Portal BO/Redação
Foto: Sergio Costa
Criança de 2 anos e um homem morre
 em tiroteio entre gangues em Mossoró

Uma menina de apenas 2 anos de idade, identificada como Deyse Kelly Félix da Silva, morreu de maneira violenta, ao ser atingida por um tiro na coxa, nesta sexta-feira (24). Ela foi uma das vítimas de um tiroteio entre gangues, no bairro Barrocas, em Mossoró. Além da criança, João Maria da Silva, de 46 anos, também foi baleado e morreu.

Outras três pessoas também foram atingidas por disparos e socorridas para o Hospital Regional Tarcísio Maia. A menina Deyse Kelly, também chegou a ser socorrida e levada para o hospital, no entanto, ela recebeu atendimento e pouco tempo depois foi liberada.

A mãe levou a criança para casa e ela começou a sentir fortes dores. Simone Kelly relatou que a menina foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento do Bairro Santo Antônio e lá não resistiu à gravidade do ferimento provocado pelo projétil.

Um dos necrotomistas do Instituto Técnico-Cientifico de Policia disse que é possível que o projétil que atingiu a coxa da criança tenha feito uma trajetória ascendente (subiu) e atingido órgãos vitais importantes na região abdominal, o que não foi detectado pelo Raio-X do Hospital.

Ainda segundo informações repassadas pela polícia, a outra vítima, João Maria, morava em uma rua próxima ao local do crime e teria entrado na residência para se proteger dos tiros, quando foi surpreendido por dois indivíduos que entraram na vila fugindo de outro suspeito que já chegou atirando.

*Com informações de O Câmera
Parabéns Johny!

Nossos parabéns e votos de felicidades vai para o 3º Sgt PM Jonhny Cruiff que comemorou na noite deste sábado (25), sua passagem de ano natalícia.


A idade nova foi celebrada com muita descontração entre familiares e amigos. Parabéns!
19ª Corrida Soldados do Fogo
 reunirá atletas de todo o país

A tradicional Corrida Soldados do Fogo, realizada em Natal há 19 anos em comemoração ao Dia Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil, está prevista para ocorrer, este ano, no dia 20 de julho.


Considerada uma das mais disputadas e esperadas provas do Nordeste, o circuito de rua organizado pelos bombeiros potiguares é destaque em função da organização e segurança que oferece aos participantes, o que atrai corredores de todo o país.

De acordo com o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN, a Corrida Soldados do Fogo está entre os eventos mais importantes realizados pela corporação, pois além de comemorar o aniversário nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil, integra vários segmentos da sociedade com a instituição.

De acordo com o Tenente Christiano Couceiro, coordenador do evento, as ações do momento estão para captação dos parceiros interessados em apoiar a Corrida. Nesta sexta feira, dia 24, a comissão organizadora comemorou a conquista do apoio da Petrobrás que, por mais um ano, ficará responsável em oferecer todas as peças publicitárias do evento, o que dará mais visibilidade a todas as instituições envolvidas.

Em 2013 as inscrições serão limitas em mil atletas. Para os interessados em participar do evento, as inscrições já estão abertas pelo site www.corridasoldadosdofogo.com.br, que também traz o regulamento e o percurso da prova.

“Atletas das categorias especial, acima de 60 anos e bombeiros do RN, devem fazer a inscrição de forma presencial no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, situado na Avenida Prudente de Morais, 2410, Barro Vermelho, em Natal, durante o horário comercial”, ressaltou o Tenente Christiano Couceiro.
TAIPU
Polícia Militar Detém dois e faz
Apreensão de Drogas em Taipú

Sexta-feira (24), por voltas das 14hs o aspirante Herculano que responde pelo comando do pelotão de policia militar da cidade de Taipu recebeu informações  que havia um casal em atitude suspeita nas proximidades do rio em Taipu, provavelmente traficando drogas. A partir desse momento o Aspirante Herculano junto com os demais policiais de serviço se dirigiram até o local, que ao abordar os suspeitos e revistarem minuciosamente encontraram com os mesmos; maconha, pedras de crack e celulares além de dinheiro fracionado no valor de 300.00 reais.

Material Apreendido

Luan Alves de oliveira um dos detidos pela PM

Foi detido, Luan Alves vieira de 23 anos, natural de natal morador da zona norte, e um  menor apreendido identificado pelas iniciais J.A.S de 17 anos,  também natural de natal.

A menor informou que era esposa de Luan e que eles haviam chegado a Taipu pela manhã. Ambos foram conduzidos pela guarnição da policia militar de Taipu a delegacia regional de João Câmara para os procedimentos cabíveis.

O Aspirante Herculano destacou o empenho dos Policiais Militares que trabalham na cidade de Taipu na luta constante contra o trafico de drogas.
Homicídio no município 
de João Câmara

Chega a informação ao nosso blog que na noite deste sábado (25), aconteceu um homicídio na comunidade do Amarelão no município de João Câmara-RN.

A vítima foi socorrida, mas, já deu entrada sem vida no Hospital Regional de João Câmara. Não sabemos ainda informar os motivos que levaram ao crime, porém há suspeita que o crime tenha sido uma execução.

O criminoso até o momento é um mistério, mas a Polícia já se encontra em diligência a fim de identificar o autor dos disparos.

Festa de Aniversário em grande 
estilo em Caiçara do Norte

A Proprietária do Restaurante "Peixada à brasileira" comemorou seu aniversário nesta sexta-feira (24) em grande estilo. Rodeada de amigos e familiares, a aniversariante esbanjou simpatia na medida que recepcionava a todos com muito carinho. Ao som de duas atrações musicais, sendo a segunda animado pelo grande músico Tota Silva, Luzinete expressava gratidão pela presença.


Foram feitas muitas homenagens, entre elas a que merece destaque foi a do ex prefeito Amarildo que não poupou palavra para elogiar a aniversariante. 

Acompanhado da sua esposa, Amarildo não hesitou e dançou com sua amada, enquanto a aniversariante dançava e encantava demostrando-se bastante feliz pela linda festa, que teve como grande incentivadora sua filha Pablina seu esposo Newton (Sd PMRN) e demais familiares.

Alguns amigos da Polícia Militar marcaram presença no evento, entre eles Cabo RR Santos que prestou uma bela homenagem a aniversariante por slides vis Data Show. A referida homenagem proporcionou muita emoção a anfitriã da noite. 

Confira outras imagens:

 




 

 




Felicidades e muitos anos de vida... Linda festa!
Soldado F. Alisson
um anjo que mora nos céus

Nesta sábado (25) o saudoso Soldado PM Alisson estaria de idade nova se estivesse entre nós onde completaria 28 anos. Porém, Deus o chamou encerrando assim a sua caminhada a velhice...

O Soldado F. Alisson nos deixou em
 18 de maio de 2013 vítima de morte natural.

...Em recompensa lhe deu vida eterna cheio de juventude plena... Lembramos com tristeza mas celebramos com alegria a sua idade nova nos céus...

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Aniversariante recebe
 homenagem dos filhos

A comemoração de aniversário de Luzinete, proprietária da Peixada Brasileira acontecerá em Caiçara do Norte ao lado de amigos e familiares. 


Por Pablina Silvestre

Querida mamãe, hoje eu quero festejar com a senhora, este dia tão esperado por todos nós. Quero que a senhora saiba do meu carinho, da minha admiração e do meu respeito.
Quero que minhas orações cheguem até o Pai Todo Poderoso, quero pedir a Ele que abra janelas e portas do céu e derrame em sua direção, saúde, paz, amor e muitos anos de vida.

Parabéns mãe, estou muito feliz pela senhora ter conquistado mais um ano. Estou muito feliz, em saber que a senhora tem por mim um amor e um carinho especial.
Desejar muitos anos de vida, é o que posso fazer, e espero que Deus ouça minhas orações e te dê toda a força do mundo para a senhora vencer sempre.

Feliz aniversário mãe, saiba que aqui dentro de mim, tem um coração cheio de amor para te oferecer a todo momento. Que o calendário da vida reserve motivos para sorrir nesta data tão cheia de vida.

Te amamos!

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Grupo Tático Operacional de João
 Câmara participa de Treinamento

Na manhã desta quinta – feira (23) o Grupo Tático Operacional – GTO de 2ª CIPM em João Câmara -RN sob o comando do Sgt. Eclésio,  realizou em área rural do município Treinamento Tático e Técnico de seu efetivo para aprimoramento das ações de combate ao crime organizado na região.


Dentre as ações foram trabalhadas movimentos estacionários, visão periférica, tomada de ângulo, correção de posição de tiros e siamesas, além de técnicas de fogo em movimento com os instrutores Sd PM Veloso e Sgt PM Eclésio.




Participaram das instruções também os instrutores: Capitão Albuquerque, Tenente QOPM  Queiroz, Ten QOPM Tális (BPChoque) e os Soldados PMs Vandelei e Lindemberg.

Após o treinamento foi feito um churrasco comemorativo ao Sd PM Monte que irá atuar na Copa das Confederações no período de 5 de junho a 5 de julho próximo.

Informações GTO/João Câmara-RN
LAJES
Ação rápida da Polícia Militar tira
 de circulação casal que traficava
 drogas na Região

A PM de Lajes/RN montou um esquema tático operacional a partir do momento que foi informada que a lotérica de Lajes do Cabugi seria assaltada entre os dias de Segunda e Terça feira, em razão dos caixas eletrônicos serem abastecidos para o pagamento do bolsa família.




Diante da denuncia o 2º Ten QOPM  Renê Cmt do Pelotão de lajes coordenou uma ação para evitar o assalto, colocando dois policiais militares a paisana e dois patrulhando na área bancária. 

Atentos, os policiais que se encontravam trabalhando sem a farda (Não identificados), suspeitaram de um casal montado em uma moto, que abordados se identificaram como João Lucas de Melo (19 anos), conhecido por "Lucas" e Maria Suetonia da Silva, conhecida como "Gaga"  com quem encontraram um revolver 38 com 12 munições, mas 62 pedras de crack e 35 de maconha. Em sua residencia continha mais drogas e dinheiro fracionado.

Focoelho
Acidente na BR 406 envolvendo 
ambulância do município de Macau

Uma ambulância do município de Macau capotou hoje (23) na BR-406, entre a cidade de Guamaré e o povoado de Baixo do Meio, por volta das 7h30. Segundo populares, a ambulância trafegava em alta velocidade e ao tentar ultrapassar um caminhão, se deparou com outro veículo que vinha em sentido oposto. Ao tentar desviar do veículo, o motorista da ambulância não conseguiu e desceu capotando a ribanceira.


No acidente, apenas o motorista da ambulância ficou ferido, e o paciente que estava sendo removido para hemodiálise, sofreu escoriações leves, assim como os demais ocupantes. De acordo com a Secretaria de Transportes de Macau, a ambulância possui seguro e os fatos serão apurados, principalmente se os passageiros estavam ou não de carona. 

TN online
Polícia Civil prende autores de furto
 ao PETI de Santa Luzia em Touros

Com o trio foram recuperados um computador, um aparelho de DVD, além de alimentos das crianças da Instituição.

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (22), três pessoas suspeitas de praticarem um furto ao prédio onde funcionava o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), no povoado de Santa Luzia, em Touros/RN.

Na ação, foram presos Michael Gonçalves Barbosa, Michel Gonçalves Barbosa e Edijailson Gomes Santana. Com o trio foram recuperados um computador, um aparelho de DVD, além de alimentos das crianças da Instituição. Um quarto suspeito já foi identificado, cujo nome não foi divulgado. 

*Fonte: Assessoria / Degepol
Semana quente na Região
 Metropolitana de Natal


MACAÍBA - Um homem de 31 anos foi executado dentro de casa, no loteamento Esperança, na cidade de Macaíba, distante 16 km de Natal. Luciano Rodrigues de Oliveira dormia em uma rede, na madrugada desta quinta-feira (23), quando dois homens chegaram chamando por ele. Ao se aproximar do portão, o homem foi atingido por vários tiros no tórax e na cabeça.


Ainda segundo a polícia, a execução aconteceu por volta das 2h na frente da mulher da vítima e do filho de um ano. Os dois ficaram dento do quarto no momento do crime e não foram feridos. Os atiradores, que chegaram em um veículo tipo motocicleta, não foram identificados e fugiram após o assassinato.

CIDADE DA ESPERANÇA - Um homem com idade aproximada de 40 anos foi morto com cinco tiros na avenida Capitão Mor Gouveia. O crime, segundo o tenente Isaac, oficial de serviço do 9º Batalhão da PM, ocorreu no início da madrugada, mas não foi testemunhado, o que dificultou o recolhimento de informações. A vítima, que não foi identificada, sofreu tiros na cabeça, no rosto e no peito. A motivação da morte é desconhecida.

GUARAPES - Alexandre Ribeiro de Barros, de 22 anos, foi morto a tiros, no início da tarde desta quinta-feira (23). Ele estava cortando verduras debaixo de uma árvore quando três homens chegaram e um deles atirou na cabeça da vítima. O autor dos disparos seria uma adolescente e foi visto por testemunhas.

O homicídio foi registrado por volta do meio dia, nos Guarapes. Os familiares de Alexandre contaram que ele saiu de casa carregando a panela e uma faca para cortar algumas verduras. Ele sentou em uma cadeira de balanço e morreu no próprio local.

Os bandidos, de acordo com testemunhas, chegaram ao local através de um morro localizado próximo ao local. Eles também teriam fugido pelo mesmo local. Pessoas que não quiseram se identificaram declaram que os três criminosos estavam com cara descoberta, inclusive o que portava a arma.


FELIPE CAMARÃO - Dois homens morreram, na noite desta quarta-feira (22), após serem atingidos pela caçamba que se soltou de um caminhão. As vítimas, identificadas como Marcos Herculano de Oliveira, de 26 anos, e Daniel Augusto Lopes da Silva, de 24 anos, estavam em uma motocicleta Honda Fan 125 e tiveram fraturas múltiplas, morrendo no próprio local.

O acidente teria sido provocado após a trava da caçamba, carregada de banheiros químicos, que estava sendo rebocada pelo caminhão se soltar e atravessar a pista. A colisão com os dois homens que vinham em uma moto no sentido contrário aconteceu no KM 4,1 na BR 226, em Felipe Camarão, próximo ao local conhecido como “Curva da Morte”.
Dois suspeitos da morte de paraibano
 em Pipa fogem de delegacia

Os dois homens que tinham sido presos, na quinta-feira da semana passada, dia 19, poucas horas após a morte do paraibano Fabrício Pinheiro da Silva, de 31 anos, conseguiram fugir da delegacia de Pipa. A dupla, identificada como Crislando Dias dos Santos, de 19 anos, e Antônio Carlos Gomes do Nascimento, escaparam nesta quarta-feira (22).

Crislando Dias, o Galeguinho, e Antônio Carlos.
Dupla tinha sido presa há menos de uma
semana e um deles chegou a confessar o crime.

Os dois suspeitos conseguiram escapar após forçarem a grade e entortarem o ferro. O tenente Daniel, oficial do Pelotão de Pipa, contou ao Portal BO que os presos não tiveram dificuldade para fugir, porque as grades da cela já dão acesso direto para a Rua.

Quem tiver alguma informação sobre os foragidos pode ligar para o telefone (84) 3246-2525.
Jovem de 18 anos é presa suspeita 
de assaltos em Ponta Negra

Policiais do 15º Distrito Policial, sob o comando do delegado Graciliano Lordão, conseguiram localizar uma mulher que vinha sendo apontada com autora de vários assaltos na Vila de Ponta Negra e também no conjunto Ponta Negra. Lidiane Carlos de Lima, de 18 anos, foi detida, nesta quarta-feira (22), por força de um mandado de prisão.

A mulher, ainda de acordo com a polícia, atuava juntamente com o companheiro dela, Valmir Araújo Carlos de Lima, mais conhecido como Valmir da Burra. Ele, inclusive, também teve a prisão decretada, no entanto, Valmir já tinha sido preso anteriormente em flagrante delito pelo mesmo tipo de crime.

Os mandados de prisão contra Lidiane e Valmir foram embasados a partir de três roubos realizados por eles, em fevereiro deste ano, tendo sempre mulheres como vítimas. O casal usava facas para abordar as vítimas. Porém, além desses três casos comprovados, existe a suspeita de vários outros roubos.
 Portal BO
Falso Policial Militar e detido na
cidade de Monte Alegre/RN

Jose Augusto Dantas de Souza de 35 anos de idade, Agricultor, natural de Baia Formosa, Residente na cidade de Lagoa salgada, foi Preso na cidade da cidade de Monte alegre se passando por policial usando farda da Policia Militar do RN.


Segundo informações da Polícia Militar de Monte Alegre, José Augusto (Dantas) foi Preso pelo Sargento PM marcelino Comandante do DPM de Lagoa de Pedras,RN. O José Augusto, o falso PM foi ouvido e liberado logo em seguida, onde responderá processo em liberdade.

Foto: Divulgação pela Polícia Milita de Monte Alegre

quarta-feira, 22 de maio de 2013


Educadores Sociais do Proerd em Guamaré
 faz explanações sobre o programa
 desenvolvido no município

Instrutores do PROERD se reuniram hoje (22), no auditório da Câmara Municipal para apresentação dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo o programa no município – Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O Policial Militar, Barros, abordou o funcionamento do programa explorando o seu fluxo de atendimento e a integração com os demais serviços. Também apresentou a dinâmica do Proerd nas escolas de Guamaré.


Educadores do PROERD em Guamaré

Prefeito Hélio
Participaram do encontro, representantes de diversos órgãos e entidades públicas envolvidas na rede, como Secretários, Vereadores, Assessores Municipais, Professores, diretores, Polícia militar, o Prefeito Hélio, o Deputado Hermano Morais, Tenente QOPM Willamy, Major QOPM Flávio, a gerente da Caixa Econômica do município, entre outros.

O Prefeito Hélio demonstrou-se comprometido com a questão da prevenção, achou o PROERD um programa imprescindível nas escolas do município e colocou a prefeitura a disposição do programa para um trabalho em parceria com a Polícia Militar. Hélio foi agraciado como amigo do PROERD.

Deputado Hermano Morais

Major QOPM Flávio
Hermano Morais é parceiro do programa. O deputado esteve no evento e falou da importância de prevenir problemas sociais, como as drogas.

“É importante que façamos um trabalho com vistas a cortar o mal pela raiz. Prevenir é melhor do que remediar, diz o ditado popular. Façamos então esse trabalho para manter nossas crianças livres das drogas”, disse. Hermano foi considerado amigo do programa.

O Major QOPM Flávio, que veio representando o coronel Araújo, falou da importância do Proerd no estado e no município de Guamaré. Que permite uma filosofia da visão das decisões de cada pessoa.

2º Tenente Willamy
O Major destacou que o programa vem com lições riquíssimas. Disse ainda que abraçava o programa, pois desde sua criação vem proporcionando um embasamento para as crianças e dos jovens seguir o melhor caminho.

O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais justa, saudável e feliz.


Guamaré em dia
BEM BOLADO!
Deu no Facebook

Rui Barbosa e o ladrão de patos 
"Eu levo ou deixo?"

Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Foi averiguar e constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus patos, disse-lhe:

― Oh, bucéfalo anácrono!!!...Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo, mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica, bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.

E o ladrão, confuso, respondeu:



— Dotô, resumindo... Eu levo ou deixo os pato?

terça-feira, 21 de maio de 2013

Ten Coronel Josimar receberá 
Título de Cidadão Macaibense

O Projeto de decreto legislativo Nº 002/2013 da Câmara Municipal de Macaíba concede ao Tenente Coronel QOPM Josimar de Lima o título de cidadão macaibense pelos relevantes serviços prestados a sociedade metropolitana e em especial a cidade de Macaíba. O reconhecimento veio através da vereadora Rita de Cássia de Oliveira Pereira.

Ten Cel Josimar com Prefeito Fernando Cunha e o vice Prefeito Olímpio
Maciel Ocasião  que discutem Segurança Pública do Município


Tenente Coronel Josimar de lima comanda atualmente o 11º Batalhão de Polícia Militar na Cidade de Macaíba-RN. O Oficial tem uma vasta experiência profissional em diversos setores dentro da PMRN, onde podemos citar seu desempenho como coordenador operacional do CPI - Comando do Policiamento do Interior,  bem como o brilhante serviço que prestou ao Estado como Subcomandante do CPRE - Comando de Policiamento Rodoviário Estadual entre outros. 

Confira abaixo a Portaria que concede ao Ten. Coronel Josimar o Título de Cidadão Macaibense.


Informações: Jonhny Cruiff.
3º Sgt PM.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Corpo de Bombeiros promove
 o 1º Encontro de Ex Bombeiros Mirins

O 1º Grupamento de Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, com sede em Natal, promoverá no próximo sábado, dia 25 de maio, às 16 horas, o I Encontro dos Ex Bombeiros Mirins com o objetivo de reunir as mais diversas gerações de alunos que participaram do projeto social mantido pela corporação desde 1989. 


A intenção dos idealizadores é proporcionar novas amizades, bem como conhecer os rumos que tomaram esses muitos jovens que fizeram parte desse programa ao longo dos seus 23 anos. Durante o encontro, será apresentado o atual formato político-pedagógico do Programa; os avanços, mudanças e inovações surgidas nos últimos cinco anos; além de testemunhos das mudanças que o programa trouxe para os seus componentes e famílias.

O evento será realizado na sede do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), situado na Avenida Antônio Basílio com a rua Tororós, no bairro de Lagoa Nova.

“Há tempos vislumbramos um momento como este. É a oportunidade de conhecermos os frutos do nosso trabalho”, disse o Soldado BM Teixeira I, idealizador do encontro.

Programa Bombeiro Mirim 
já formou mais de 6.600 crianças

Continue lendo - Clique abaixo:

Bombeiros do RN treinam com novos equipamentos para atuação 
em acidentes veiculares

Na manhã desta segunda feira, dia 20, cerca de 20 militares que atuam nas áreas de resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, iniciaram treinamentos, no Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA) do CBMRN, situado na Base Aérea de Natal, em Parnamirim, sobre a operacionalização dos novos equipamentos de resgate veicular visando garantir uma maior eficiência nos serviços prestados na área e um melhor conhecimento no manuseio e manutenção dos novos materiais. O treinamento será concluído nesta terça feira, dia 21, contendo 16 horas/aulas.



Com a previsão do aumento do fluxo de veículos, nas estradas brasileiras, no período da Copa do Mundo de 2014, a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grande Eventos (SESGE) do Ministério da Justiça, está ofertando as capitais sedes da copa, desencarceradores hidráulicos e almofadas pneumáticas, entre outros equipamentos, para reforçar os serviços relativos ao atendimento a vítimas de acidentes veiculares nos estados.

Os acidentes de trânsito provocam inúmeras mortes, sequelas temporárias e permanentes. O atendimento realizado pelo Corpo de Bombeiros, com guarnições treinadas, funções específicas, materiais e equipamentos adequados, é de vital importância para a diminuição destes tristes números. Em 2012, o CBMRN registrou 125 acidentes com vítimas presas em ferragens, somente na região metropolitana. Apenas nos três primeiros meses de 2013 foram 20 casos deste tipo.

“O salvamento em ocorrências de acidente de trânsito com vítimas presas nas ferragens é muito complexo exigindo muita técnica da guarnição, que deverá trabalhar em equipe, precisando de controle emocional para atender pessoas com os mais diversos traumas e abaladas emocionalmente, diante de riscos diversos no local do acidente e quando o fator tempo é primordial. Esta situação de alto stress não pode negligenciar os riscos existentes que exigem cuidados a serem tomados em relação à segurança da guarnição, do local e da vítima”, disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do RN.

Assessoria CBMRN