sábado, 2 de fevereiro de 2013

Adolescente cai em poço de 11 metros
 e é resgatada com ferimentos leves

Bombeiros do 2º GB de Mossoró resgataram uma menina de 15 anos de um poço. Segundo moradores da região, ela se distraiu enquanto ia à casa de um parente e caiu da altura de aproximadamente 11 metros. O resgate feito na tarde dessa sexta-feira (1º) ocorreu na comunidade do Sítio Cacimba Funda.

A menina de 15 anos foi resgatada após sofrer uma queda de onze metros

No local do resgate foi constatado com a adolescente estava presa na lama do fundo do poço. Para que ela fosse retirada sem se machucar, bombeiros a imobilizaram sobre uma prancha, principalmente devido às queixas de dor no corpo que a jovem fez.

Populares que estavam no local afirmam que a menina caiu no poço após se distrair à caminho da casa de um parente.

De acordo com os médicos que atenderam a vítima no Hospital Regional Tarcísio Maia, apesar da queda de mais de dez metros, a menina não sofreu nenhum ferimento grave, mas ainda requer alguns cuidados.



Após o resgate, a vítima foi encaminhada ao hospital, onde constatou-se que ela não sofreu ferimentos graves.


Tribuna do Norte/CBMRN
Polícia procura suspeito de receber
 dinheiro para matar oficial da PM

A Polícia Civil investiga o paradeiro do presidiário Alexsandro Ferreira Barbosa da Silva, o "Sandro Magão", como é mais conhecido. O jovem de 26 anos é fugitivo do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, desde o ano passado, e acusado de crimes como assalto, tentativa de homicídio e homicídio. De acordo com as investigações preliminares, o criminoso é considerado perigoso, apontado como autor de um atentado contra a Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) e de receber dinheiro para matar um oficial da Polícia Militar.

Sandro Magão responde a inquéritos em várias delegacias da cidade que investigam a participação dele em assaltos a veículos de luxo, aos Correios de cidades do interior, cassas lotéricas e a residências. No 4º Distrito, no bairro de Mãe Luiza, existem quatro inquéritos transcorrendo, todos por homicídio e tentativa ocorridos no bairro. 

Um deles foi registrado em Agosto do ano passado quando Sandro magão foi preso de posse de uma pistola ponto 40 roubada de um policial e uma Pajero também roubada. Após uma perseguição O presidiário perdeu o controle do veículo e bateu em um caminhão.

Sandro Magão também é apontado como um dos autores do atentado ao prédio da Denarc.

Segundo a fonte da Polícia Militar, que a pedido terá sua identidade preservada, Sandro é suspeito da morte de um policial militar da ROCAM em Julho de 2012. Givanilson Gomes, de 44 anos foi morto junto com o segurança João Maria Belo, no bairro Felipe Camarão. Até agora as investigações não chegaram de forma concreta aos autores do duplo assassinato.

As acusações contra o presidiário se estendem também a um atentado grave cometido no início do mês de Janeiro deste ano contra ao prédio da delegacia especializada de Narcóticos, em Brasília Teimosa.  Ainda de acordo com a fonte da polícia, que apresentou depoimentos de testemunhas, imagens e áudios, Sandro magão pode estar envolvido em uma outra denúncia, desta vez de ter sido pago por um traficante preso com uma grande quantidade de drogas, para matar um oficial da polícia militar que orquestrou a apreensão. A informação foi confirmada pelo oficial que também terá sua identidade preservada. 15 mil reais seria o valor já pago ao presidiário para executar o plano de morte.

O comandante geral da PM, coronel Araújo Silva disse desconhecer o a denúncia de que um oficial estaria na lista de morte de Sandro magão. "Eu ainda não recebi oficialmente nenhuma informação sobre o fato. Eu desconheço, mas vou apurar". disse.

Portal BO
Por Sérgio Costa
Foto: Reprodução / Sérgio Costa

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Mais um Assalto de Moto em João Câmara

“De novo” Esta a expressão usada por nosso colega blogueiro Evanuel Ataliba em sua AGENDA ELETRÔNICA. Diz mais: "Infelizmente a história está sempre se repetindo na capital do Mato – Grande. João Câmara/RN deixou de ser uma cidade segura e apesar do problema crônico de abastecimento de água, enfrenta paralelamente problemas de segurança pública.

São registrados roubos e furtos diariamente e nos últimos meses, homicídios quase toda semana. 

A polícia se esforça, mais o sistema não ajuda e torna difícil o trabalho ostensivo na cidade. O povo por sua vez, está a mercê das práticas criminosas de meliantes ao seu redor, circulando livremente pelas ruas e BR’s a espreita da próxima vítima.

Na noite de ontem (31), mais uma moto foi tomada de assalto no bairro do IPE, próximo ao mercadinho, por volta das 20h30m. Um jovem em companhia de outros amigos foi surpreendido por dois elementos não identificados, armados de revólveres em uma moto anunciando o assalto. Apenas a moto tipo Honda Titan, de cor vermelha, com placas MXU 9638 foi levada.

A proprietária da moto furtada esteve na DP para registrar o ocorrido. A partir das informações colhidas a polícia estará procedendo a buscas com ”prováveis” suspeitos. Mais um desafio para a dupla dinâmica Ivanilton e Sérgio, destaques dos trabalhos investigativos, sob o comando do Dr. Taveira. Em breve desejamos estar noticiando o desfecho deste caso. Aguardem!

Evanuel Ataliba 

Nota do Blog - Lamentável... A solução para a insegurança pública em João Câmara existe, basta fazer como deve ser feito. Ficamos por aqui! 
Os "824Convocados PMRN” promoverão 
doação de sangue neste sábado em Natal-RN



Nos últimos dias o Hemonorte em Natal-RN, vêm sofrendo com a falta de bolsas de sangue em seu estoque, prejudicando o atendimento de pessoas que necessitam e por está razão foi divulgado em diversas mídias o pedido para que as pessoas fossem até aquela localidade doar.

Mesmo com todo este sofrimento na expectativa da boa vontade do governo, sensibilizados, uma boa parte dos aprovados decidiram se juntar e organizar um movimento neste sábado dia 02 de fevereiro, a partir das 10 horas da manhã, no Hemonorte, localizado no bairro do Tirol (AV. Alexandrino de Alencar), onde na ocasião serão realizadas doações de sangue por parte dos aprovados e também aproveitamos a oportunidade para convidar a todos da sociedade a se fazerem presentes e ajudar a salvar vidas.

O Corujinha
Sargento PM Faleceu em Mossoró
 nesta quarta-feira (30)

É com profundo pesar que noticiamos o falecimento do companheiro Sargento PM Lindon Jonhson ISÍDIO de Lima, ocorrido na manhã de quarta feira, 30/01, por volta das 11:00 horas, no hospital Wilson Rosado, em Mossoró.

O mesmo se encontrava internado na UTI há pelo menos 12 dias, tendo em vista complicações de saúde ocasionadas por um possível câncer de fígado (os médicos ainda aguardam a confirmação da biopsia), que causou falência múltiplas dos órgãos. 

Envio em meu nome e em nome da minha família os profundos votos de pesar a família ISÍDIO e a toda família policial militar, especialmente aos colegas da 2ª Companhia de Polícia Militar de Patu, onde o sargento ISÍDIO sempre foi lotado.
  
O Sargento ISÍDIO era atualmente comandante do Destacamento Policial Militar de Messias Targino, função que exercia com muito zelo e competência. 


Fonte:blog.patunews.com.br
O Garoto Rafael desaparecido foi 
encontrado ontem em João Câmara (30)

O desaparecimento do menino Rafael movimentou até as páginas das redes sociais - Sabe aquele garotinho que passa em frente a sua casa gritando "OLHA COCADA" ? Entao?  Nos ajude a encontra-lo...Poeque ele estar desaparecido desde ontem (29) a tarde. se puder COMPARTILHAR .." Foi com este apelo no Facebook que populares buscavam notícias do menino

O garoto Rafael Alex Eudes da Silva, 14 anos, morador do distrito de Diogo Lopes, mais conhecido como “Rafael da Cocada” ou “Garoto da Cocada”, que estava desaparecido desde à tarde da última segunda-feira, 28, foi encontrado na cidade de João Câmara ontem, quarta-feira.
O Caso

Rafael ficou conhecido na cidade por seu gogó afinado quando anunciava as cocadas que o mesmo vendia, feitas pela mãe e irmã. Após as vendas, o garoto sempre voltava pra casa, no final da tarde por volta das 17hs, o que não aconteceu na segunda-feira, 28.

Antes de desaparecer foi visto pela última vez em frente ao prédio da prefeitura de Macau, segundo populares, pedindo dinheiro para comprar a vasilha (recipiente das cocadas) que quebrou durante uma “curva inesperada” do ônibus na sua vinda pra Macau, perdendo inclusive, todas as vendas (cocadas).

O garoto confessou a um popular que, se chegasse em casa sem o dinheiro das vendas, iria apanhar da mãe e da irmã.

A denúncia

A informação do espancamento foi confirmada ao editor do blog Wallacy Atlas na manhã desta quarta-feira, 30, por uma vizinha do garoto; “Ele sofria demais, apanhava muito e fugiu com medo de mais uma surra”, relatou a moradora do distrito de Diogo Lopes, que pediu para seu nome ser preservado.

Por Wallacy Atlas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Oficial recebe medalha
importante no âmbito religioso
dentro do militarismo

O 1º Tenente QOPM Sidcley Rodrigues Do Amaral foi Agraciado com uma medalha nada comum, porém bastante significativa para quem reconhece a importância da vida cristã  dentro do militarismo. O Oficial recebeu a medalha "PM's de Cristo" de uma organização evangélica do Estado de  São Paulo-SP.



Parabéns Tenente Sidcley por mais um título importante em sua  vida cristã.
Tabela mostra interstícios mínimos e
 máximos para promoções após aprovação
da Lei de Promoções de Praças

As reuniões sobre a Lei de Promoções de Praças chegaram ao fim no último sábado (26) após o Comando da PMRN e do CBMRN terem revisado em conjunto com as associações todo o texto da Lei que será encaminhada ao Governo em fevereiro.

Pela nova Lei os critérios para promoções serão por antiguidade, meritocracia, post mortem, bravura, trintenária e, em casos extraordinários, por ressarcimento de preterição.

Além disso, a Lei estabelece um interstício mínimo e máximo para os praças serem promovidos às graduações superiores. No caso de existência de vagas, o Soldado PM passará à graduação de Cabo PM ao completar cinco anos. No entanto, passado o dobro desse tempo, ou seja dez anos, mesmo que não tenha vaga o Soldado PM será promovido a Cabo PM, ficando na condição de excedente até o surgimento de vagas.

O quadro abaixo demonstra os interstícios mínimos e máximos para promoções, bem como o tempo de serviço do militar ao ser promovido.

Soldado Gaucia

Clic  abaixo e confira a íntegra do texto final da Minuta da Lei de Promoção de Praças
DIGNO DE PUBLICAÇÃO

"Quebra de Paradigmas"
Coronel PMRN Homenageia
Major Feminino da PMRN

Através de Ofício ao Comando Geral da Polícia Militar, o Coronel PM Valterler/PMRN Menciona a capacitação Técnica e a Competência da Major QOPM Tereza Boggio para a missão de comandar o 1º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR.


Confira na íntegra:

A Sua Excelência, o Senhor
Coronel QOPM FRANCISCO CANINDÉ DE ARAÚJO SILVA
COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO RIO GRANDE DO NORTE

Senhor Comandante,

Li com redobrada satisfação, a indicação da nobre Maj QOPM MARIA TEREZA DOS SANTOS BOGGIO, para o comando da mais antiga Unidade Operacional da nossa sesquicentenária corporação, 1º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR.

Ao ousar contrariar paradigmas alicerçados num machismo retrógado, ultrapassado e incompatível com o crescimento incontestável do gerenciamento feminino na sociedade coetânea, até então considerados intransponíveis, o senhor reescreve e perpetua seu nome nos anais da história miliciana potiguar.

Consciência temos também, que esta será a mais difícil e complexa missão que a dileta Major Tereza assume na sua vitoriosa carreira, passando a gerir, diretamente, interesses individuais, coletivos e difusos de mais de duzentos comandados e, mais que isso, da comunidade da região Leste, cada dia mais fragilizada e vulnerável perante o avanço da incidência de atos ilícitos onde se destacam homicídios, tráfico de drogas, brigas entre gangs de adolescentes, assaltos, entre outros.

Nada obstante, valores morais e funcionais, capacitação técnica, voluntariedade, visão holística, elegância, cordialidade, criatividade e competência, certamente constituirão ingredientes para facilitar o cumprimento de mais uma vitoriosa missão dessa eminente Oficiala, ampliando-lhe o aprendizado, a apreensão técnicas de saberes e o crescimento enquanto cidadã e profissional.

Por derradeiro e com fincas no privilégio de haver aprendido na escola da vida que o segredo da felicidade não é fazer o que se gosta, mas sim gostar do que se tem que fazer, afirmo que dúvidas não pairam de que a sociedade cascudiana e a Polícia Militar só ganharam com a vossa indicação, vez que a construção da experiência e a segurança pessoal e profissional, somente se conquistam através de tropeços e quedas, que nos impulsiona para as vitórias.

Respeitosamente.

JOSÉ WALTERLER DOS SANTOS SILVA, Cel QOPM R1
COMANDANTE DA ACADEMIA CORONEL WALTERLER.”
POLÍCIA MILITAR
AJUDÂNCIA GERAL
BOLETIM GERAL Nº. 008 DE 11 DE JANEIRO DE 2013
GTO de João Câmara
localiza carro roubado de
Taxista de Ceará Mirim

Na última segunda feira (28), um Taxista estava parado em frente a Cirne motos Honda em ceará mirim quando quatro homens o contrataram para fazer uma corrida até uma comunidade rural do mesmo município. No deslocamentos os bandidos anunciaram o assalto e mandaram o motorista (proprietário) do Fiat siena parar o veículo, descer, e adentrar na mata correndo sem olhar para trás. A partir deste instante um dos bandidos assumiu o volante e sairam em disparada para o cometimento de outro assalto.

De posse do veículo, os elementos sairam com destino a Cidade de Pureza-RN e realizaram mais um assalto, desta vez a um mercadinho onde levaram dinheiro do apurado do dia. Não obstante, tomaram ainda uma caminhonete Fiat estrada vermelha de placas NNT 1675 do proprietario e obrigaram a esposa do proprietario do mercadinho a entrar no veículo, levando-a como refém. A senhora foi liberada pelos meliantes nas proximidades da comunidade de bebida velha numa estrada carroçavel que da acesso a ceara mirim.

Neste intervalo a guarnição do Grupo tático Operacional já se encontrava no encalço dos elementos, pois a guarnição tinha sido acionada minutos antes através do 190 por um popular, que sem perca de tempo, os PM’s sairam em direção a ocorrência na Comunidade de “Bebida velha” em Pureza-RN.

Os policiais realizaram uma verdadeira caça aos elementos, porém os criminosos já tinha se evadido utilizando o carro que tinha roubado no município de Pureza, foi encontrado pelos policiais apenas o Fiat Siena de Placas KHD 8148 de Ceará Mirim, abandonado pelos meliantes numa estrada carroçavel (de catolé).

O referido carro tinha sido tomado de assalto pelos 4 elementos no inicio da tarde de segunda feira em Ceara Mirim conforme já relatamos. O veiculo se encontrava com o vidro do carona estilhaçado provavelmento por um tiro disparado pelos criminosos.

No interior do veiculo se encontravam apenas os documentos do veiculo e do proprietário, que de imediato os PM’s passou as imformações para a Central de Rádio da 2ª CIPM em João Cãmara, obtendo as informações precisas sobre o veículo, que logo foi localizado o proprietário e informado da localização do seu carro, pessoa esta que se emocionou e agradeceu os policiais pelo empenho.

PM de João Câmara

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Imagem do Sepultamento do
 Cabo RR PM Mariano (TURMA 83) 
que residia na Cidade de Macau

Tenente QOPM Sidcley e demais policiais
auxiliando na condução do corpo 

Descanse em paz companheiro! Sua missão na terra termina aqui.
Dupla é Presa por Policiais
de João Câmara acusada de assaltar 
 Correios da cidade de Pedra Grande

O Grupo Tático Operacional(GTO) de João Câmara agiu rápido e prendeu no final da manhã desta terça-feira(29) uma dupla que acabara de assaltar a agência dos Correios da cidade de Pedra Grande, na região do Mato Grande. 


Dupla presa pelo GTO após assalto a agência dos
 Correios de Pedra Grande(Foto:Marco Montoril)

Os assaltantes identificados como Luiz Francisco do nascimento Júnior e Bonifácio Barbalho de Melo, residentes em jardim Progresso – Natal, foram presos pelo GTO em uma estrada carroçável próximo a serra do torreão já no município de João Câmara. Eles estavam em um veículo tipo Strada placa NNU -5108 – Natal que havia sido tomado de assalto em Pedra Grande após o assalto aos Correios.

Malote e armas apreendidas pela Polícia(Foto:MArco Montoril)

Com a dupla foram encontrados dois revolveres com munições e o malote dos Correios com quantidade em dinheiro não revelada pela polícia. Eles foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de João Câmara e em seguida serão levados para a Polícia Federal em Natal.

Veículo que havia sido tomado de assalto(Foto:Marco Montoril)

Blog de Assis Silva
CABO JEOÁS RESPONDE MAIS UM IPM
 DESTA VEZ POR PRÁTICA DE SINDICALISMO


Na manhã desta terça feira, 29, na sede do 3º BPM, o Cabo Jeoás Santos foi ouvido em Inquérito Policial Militar (IPM) por acusações de prática de sindicalismo enquanto esteve a frente da Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN. O inquérito tem como encarregado o Major Joe Weider que apresentou os fatos que deram inicio ao procedimento.



Segundo consta nos autos, uma denuncia formulada por um soldado e supostamente sua advogada apresentaram recortes de jornais e imagens das mobilizações que Cabo Jeoás Santos participou em defesa da categoria. 

O Inquérito, segundo o Maj Joe Weider, apurará possíveis transgressões disciplinares ou crimes cometidos e posteriormente encaminhado ao Comando da PM e remetido a justiça. “Continuo de cabeça erguida, pois a consciência e o espírito me fazem saber que minha atitude de coragem são para poucos mesmo. Enfrento essas adversidades com naturalidade e certeza que estamos mudando a história de nossa instituição e de um País. 

A acusação deste Inquérito Policial Militar é de agir como sindicalista, veja bem, de ter consciência de classe, de pensar, de falar a verdade, de representar a categoria, de reivindicar melhorias salariais, de condições de trabalho e de enfrentar as injustiças. 

"A LUTA pelos direitos, por dignidade e valorização profissional me rendem por um lado uma esperança de transformação num futuro próximo e por outro lado Exclusão, Prisão e Inquéritos Policiais Militares. Tenho certeza que minha luta tem beneficiado muitas pessoas e tem contribuído para a melhoria de minha instituição Policia Militar.

 Me orgulho dentre tantas coisas de através de muita dedicação e trabalho, recuperar uma entidade e fazê-la realmente representativa. Quem recorda da Associação dos Cabos e Soldados a 20 anos atrás? Com apenas 400 associados, uma entidade afogada em 1 milhão de reais em dívidas? Em verdadeiro descrédito. Hoje, com mais de 5 mil associados, é uma referência Nacional e Estadual na representação da categoria e responsável pela condução dos processos de reivindicação. Atende a aproximadamente 2 mil pessoas por mês e ainda é quem chega nos momentos de tristeza e de dificuldade da nossa família Policial Militar. 

A minha consciência, o espírito de liberdade e a certeza que vivo num País democrático me respaldam a continuar lutando, mesmo as vezes pensando que estou vivendo em outro tempo que era proibido LUTAR!"desabafou o Cabo Jeoás Santos em texto nas redes sociais. 

Cabo Jeoás Santos tem participado como representante da Associação Nacional dos Praças de diversas lutas em outros Estados da federação e atualmente responde em processos na justiça da Bahia e de Roraima por defender sua categoria e reivindicar melhorias e mudanças na Instituição.

Cabo Jeoás
MAXARANGUAPE

Major PM Fernandes é Agraciado com
o Título de "Cidadão Maxaranguapense"

Personalidades são agraciadas com o Título de Cidadão honorário na Cidade de Maxaranguape– RN, entre elas estão; Vilma de Faria, ex-Governadora do Estado e o Major da Polícia Militar André Luis Fernandes da Fonseca em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na Região. 



Na manhã desta terça-feira (29), o dia foi bastante festivo na cidade de Maxaranguape que fica a 54 km de Natal-RN. As 10h foi realizada uma missa em ação de graças aos 54 anos de emancipação política do município.

Em seguida, as autoridades presentes se dirigiram a Câmara Municipal para a sessão solene da entrega dos títulos de honorários de Cidadão Maxaranguapense, onde várias pessoas foram agraciados por indicação dos parlamentares e sociedade civil.

Além da ex-governadora Vilma de Faria e  do Major André Luis Fernandes da Fonseca, foram agraciadas também outras autoridades que prestaram valiosos serviços no Município de Maxaranguape,  entre elas o atual Secretário Municipal de Assistência Social, Luis Eduardo Carneiro.

Prefeita da Cidade de Maxaranguape Neidinha
ao lado da ex-Governadora Vilma de Faria e o seu vice 
prefeito Amaro Satunino Jr.

Prefeita Neidinha e  o Vice 
Prefeito Amaro Satunino Jr.



Antes de ser agraciada com o Título de Cidadã Maxaranguapense
Wilma de Faria assistiu a missa de aniversário dos 54 anos 
de Maxaranguape e  compartilhou a partilha do bolo.


BREVE HISTÓRICO DO MAJOR FERNANDES - André Luis Fernandes da Fonseca, ocupa atualmente o Posto de MAJOR PM. Natural Duque de Caxias – RJ, ingressou na PM-RN em 07 de julho de 1994 como Aluno-Sargento e, logo após concluir o Curso de Formação de Sargento, passou no CFO - Curso de Formação de Oficiais; Aspirante-a-Oficial PM - em 1997 (por Antiguidade); 2º Tenente PM – em 1998 (por Antiguidade); 1º Tenente PM – em 2000 (por Antiguidade); Capitão PM – em 2003 (por Antiguidade); e Major PM – em 2010 pelo critério de Merecimento;

PRINCIPAIS CURSOS CFS – Curso de Formação de Sargentos; CFO - Curso de Formação de Oficiais, com graduação de Bacharel em Segurança Pública, na Academia Coronel Milton Freire de Andrade, Natal-RN, no período de 1995, a 1997; Curso de Inteligência Policial no Exército Brasileiro em 2000; CAO – Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2006; Tiro Defensivo – Método Giraldi em 2006; e Curso de Promotor de Polícia Comunitária em 2006. 




PRINCIPAIS ATIVIDADES PROFISSIONAIS COMO OFICIAL DA PM-RN

Foi Subcomandante da Rádio Patrulha e Chefe da Inteligência Policial no 4º Batalhão, Zona Norte de Natal-RN, nos postos de Segundo-Tenente e Primeiro-Tenente, de 1998 a 2001; Comandante da Companhia de Ceará Mirim, nos postos de Primeiro-Tenente e Capitão, de 2001 a 2010; Subcomandante do 11º Batalhão em Macaíba em 2010; Comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar em João Câmara, no posto de Major; em 2010; e Atualmente, Comanda a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar, na cidade de Macau-RN, desde 2010. 

PRINCIPAL CARACTERÍSTICA - Combate Persistente ao tráfico de drogas.

Confira outras imagens do Evento:








O Pelotão Policial da Cidade de 
Maxaranguape tem novo comandante

O Pelotão Policial da Cidade de Maxaranguape Subordinado a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar sediado em João Câmara-RN já conta com um novo comandante.  

2º QOPM Tenente Frank Wolczak 
comandante do Pelotão de Maxaranguape - À Direita

Tenente Frank Wolczak (Atual Cmt) e
Tenente Silva Neto ex-cmt do Pelotão
de Maxaranguape
O Oficial designado foi o 2º QOPM Tenente Frank Wolczak ex-comandante do Pelotão de Touros, que  assumiu a OPM há uma semana. Segundo o Tenente  Wolczak  se encontra mapeando o Município, a fim  de identificar os pontos vulneráveis a criminalidade, com o objetivo de traçar um  plano de segurança publica local.

A exemplo do que fez na Cidade de Touros-RN, que interagiu com a sociedade, o mesmo pretende realizar um trabalho policial junto a comunidade com o intuito de adquirir a confiança e a credibilidade dos munícipes.

A pesar de poucos dias na cidade o oficial já conquistou a simpatia de alguns populares, que já exige do comandante que atue na mesma linha de trabalho que executou no município de Touros-RN.

Entre os trabalhos realizados por ele naquela cidade está a criação da Polícia Mirim que teve grande repercussão e reconhecimento popular envolvendo aproximadamente 300 adolescentes em parceria com a Prefeitura.


Desejamos sucesso a esta nova empreitada como comandante do Pelotão em Maxaranguape-RN.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Deu no Facebook

‎"Quero deixar patenteada minha repulsa  em ver Policiais Militares fardados submetidos a situações ridículas no programa Esquenta, da TV Globo." Falou Coronel Mario Sergio

Não sei exatamente quando adotei como espécie de diretriz de vida a máxima do general Patton “não se aconselhem com receios”. Desde que conheci o aforismo, em 1977, quando cursava o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, na Infantaria, passei a invocá-lo nos meus momentos mais difíceis, de decisão grave, e mantive essa ideia-força norteando minha existência, mesmo quando o inconsciente dominava sem que eu me apercebesse.

É fato que isso nunca me tornou um legionário intrépido, um gladiador destemido ou um viking aterrador do “outro”, mas me fez superar os medos comuns à minha humanitude, propiciando-me o domínio das emoções e dos nervos. Foi essa consciência do “possível”,mesmo diante do terrível, que me alavancou, quando tudo que eu tinha eram amarras e âncoras convidando-me à segurança do imobilismo.

Os dois anos e dois meses que fiquei à frente do Comando da Polícia Militar foi um tempo de lembrar-me, quase diariamente, de Patton e sua máxima. Suas tropas foram vitoriosas na 2ª Guerra não se aconselhando com receios, e eu poderia me deparar ao longo do comando com um desafio semelhante ao que o general atravessara em dado momento, por isso me mantinha atento.

Pensava em alguma grande batalha, em derrotar tanques inimigos?

Não, claro que não, embora nem estivéssemos tão longe de uma estética de guerra, com os fuzis fazendo parte em ambos os lados – crime e lei – na cena diária carioca. O maior desafio de Patton enfrentara havia sido, todavia, um imbróglio político, quando esbravejara e expulsara soldados “com estafa emocional” em um hospital de campanha, sendo exonerado do seu posto de combate por pressão do senado americano e da mídia.

Depois de uma carreira consolidada, construída sobre valores morais e éticos da universalidade militar, Patton descobria que não bastava ser o melhor soldado, mas deveria submeter-se a alguns vexames, vez por outra, impostos por seus próprios compatriotas, (políticos, jornalistas, intelectuais etc.), se quisesse continuar a arriscar-se para combater os Alemães e os outros inimigos do Eixo. Foi isso que temi muito mais do que os desafios da guerra de aço e fogo que algumas vezes venci, entre muitas toneladas de medo e alguns relâmpagos de coragem.

Ficava lembrando-me que não permiti em 2006 (não obstante toda pressão contrária) que o Afroreggae fosse bater tambor no terraço do BOPE, que comandava, confirmando a decisão do meu antecessor, coronel Príncipe, em não facultar a instrumentalização da Unidade de forma vexatória.

Óbvio que eu não estava fechando as portas ao diálogo, à conciliação e à concórdia entre representantes de culturas diferentes, como o BOPE e o AfroReggae. O que eu, Tenente Coronel impetuoso não aceitava, não aceitaria, e entregaria o Comando se tentassem me obrigar, seria a ironia, o deboche, o escárnio do diferente que tantas vezes nos atacou, nos desqualificou e rotulou por assassinos de inocentes. Eu não os aceitaria rebolando com bumbos e latas em nosso terraço, pisando moralmente em nossas cabeças.

Lembro-me que até sugeri em resposta à professora Silvia Ramos, entusiasta do encontro e pessoa que respeito, algumas outras estratégias para que o BOPE e o AfroReggae se conhecessem além dos etnocentrismos produtores de preconceitos; mas coisa bem protocolar, tipo seminário; todo mundo de calça comprida e camisa de manga, o que não foi aceito.

Eu não gostava do AfroReggae (não gosto até hoje!). Mas não tinha o direito de por minhas idiossincrasias à frente de um processo “civilizatório”, como nossos “diferentes” acreditavam estar promovendo, e estava disposto a ceder alguma coisa desde que as nossas crenças, valores e cultura legítima não fossem violadas.

Eu não demorei a ver o AfroReggae se contorcendo no pátio do QG da PM naquele ano de 2006, diante de uma tropa estupefata. Fazia parte da estratégia política do governo à época, e visava "humanizar" a imagem de um determinado candidato ao legislativo.

Vivi o receio ao longo do meu Comando Geral da PM de ter que submeter minha tropa ao constrangimento dos interesses políticos disfarçados em simulacros de “humanização”, “pedagogia da diferença” e outras dessas ideias-força apresentadas sutilmente com luzes concentradas para fazer cegar. Agradecendo a Deus mesmo pelos momentos difíceis que me fez passar, saí do Comando sem ter experimentado aquele que se fizera o maior dos meus pesadelos.

Eu hoje assisti a PM submetida a uma situação desnecessariamente constrangedora, e, em nada, absolutamente nada esclarecedora do processo que vivencia de entranhamento social nas favelas, áreas onde atuou apenas repressivamente por décadas, mas onde agora proporciona benefícios e agrega saberes através da pacificação.

E para não ser acusado de não estar sendo claro, quero deixar patenteada minha repulsa em ver Policiais Militares fardados submetidos a situações ridículas no programa Esquenta, da TV Globo.

Por favor, respeito à farda!

Ela é universal em seu conceito e exige protocolos formais para seu uso! Vesti-la exige formalidades e decoro próprios! Estar fardado requer compostura adequada à liturgia da carreira militar! Não importa se coronel ou soldado, todos, absolutamente todos devem reconhecer-lhe a sacralidade! Se aqueles companheiros de profissão estivessem ali voluntariamente e em trajes civis, embora anunciados PMs, entenderíamos a decisão pessoal de adesão à cultura funk.

O problema não está no gosto individual e não pretendo aqui uma crítica às pulsões e subjetividades do outro, isso que lhes orienta as escolhas. Minha crítica é a submissão da imagem da Corporação em benefício da própria imagem.

Desculpem-me, mas... Pombas! Essa nossa “segunda pele” não pode ser trajada em momentos em que se balança a bunda publicamente para exibição do erótico-vulgar que caracteriza o funk!! Isso é esculhambação!

Decência!

Funk é uma expressão cultural da favela e deve ser respeitado no gosto de cada um? Que seja! Quem está dizendo o contrário?! Eu acho uma droga, mas e isso é subjetivo.

Todavia, o gestual agressivo nascido e consolidado nos "bailes de embate" da década de oitenta é fato real ainda hoje; a sexualidade promíscua está na semiótica de suas danças e o culto do ilegal e do marginal à sociedade são as marcas mais expressivas de sua identidade!

Compreendem o que eu quero dizer? Dá para enfiar a PM fardada nisso!!!

Reitero que não gosto do AfroReggae e nem do funk, e deixo claro até para permitir que me acusem do que quiserem. Eu passei mais de dois anos temendo o pesadelo da banalização das propostas sociológicas e antropológicas excêntricas de socialização com o diferente, com o outro em oposição à PM onde entrássemos de súcubos, e sempre tive a impressão que nossos antagonistas faziam um cerco para atacar a qualquer momento. Alguém manobrou, alguém cochilou e alguém se beneficiou. Só a PM se emprenhou.

São manobras sutis, assim tão sutis, que acabam por fortalecer o imaginário popular da estatura da criatura-criadora, vista pela sombra. Por isso, pelo menos para que não soframos tanto quando vierem os vexames, como aqueles a que "sobreviveu" Patton, convêm não esquecermos o Profeta Nazareno que nos recomenda: “Sede mansos como os cordeiros, porém prudentes como as serpentes”.

O viajante aproveitador do caminho construído pelos outros, deve, no mínimo, respeitar a distância que a natureza impõe para a sobrevivência de todos. Nada melhor do que mostrar os dentes quando nos confundirem com minhocas dançarinas

Por Coronel Mario Sergio
Três pessoas são presas por
incêndio em Santa Maria

Dois músicos da banda Gurizada Fandangueira e um dos sócios da boate Kiss foram presos nesta segunda-feira (28) pelo incêndio que aconteceu na madrugada de ontem e deixou mais de 230 mortos na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. 

A informação foi confirmada pela Polícia Civil do RS e, de acordo com o delegado Antônio Firmino Neto, um quarto mandado de prisão será cumprido nas próximas horas.

Os dois músicos presos assumiram que usaram pirotecnia no show, mas não assumiram a responsabilidade do incêndio. Já o sócio da boate que foi preso, Elissando Callegaro Spohr, conhecido como "Kiko", está sob custódia da polícia em um hospital de Cruz Alta. Ele foi internado devido à inalação de fumaça.
OUSADIA

Duas mulheres são presas
 em Alcaçuz com drogas nas vaginas

Agentes penitenciárias do presídio Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, flagraram duas mulheres de presos tentando entrar na unidade com cocaína e crack escondidas na vagina. Alana Souza Luna, de 18 anos, e Natália Cristine da Silva, de 22, estavam com duas crianças de cinco e sete meses, filhas das duas, no momento do flagrante. Acusadas estavam com as filhas de sete meses e cinco no momento da prisão.


De acordo com a diretora do presídio, Dinorá Simas, as acusadas já estavam sendo observadas pelas agentes e por policiais da guarda. "Estávamos desconfiadas das duas jovens há um certo tempo. Elas sempre chegavam para a visita muito nervosas e assustadas. Acabamos descobrindo que Alana servia de mula para transportar drogas para o marido e o companheiro de Natália", disse.

Ainda segundo Dinorá, muitas mulheres arriscam a vida e a liberdade praticando o tráfico de drogas tentando entrar em presídios com drogas escondidas nas partes íntimas. Muitas fazem isso sob ameaça e outras por amor. De acordo com estatísticas, 40% das mulheres que cumprem pena nos presídios do Estado, respondem por tráfico de drogas.

As duas acusadas foram autuadas ainda no presídio de Alcaçuz e em seguida conduzidas para o Instituto Técnico e científico de polícia, ITEP, onde foram submetidas a exame de corpo de delito. Natália Cristine conversou com a reportagem do Portal BO e disse ser inocente. "Eu não sou traficante de nada. Tenho uma filhinha para criar e não faria isso jamais", relatou. Alana Souza preferiu se manter em silêncio quando perguntada sobre a propriedade das drogas.

Portal BO/ Sérgio Costa

domingo, 27 de janeiro de 2013

Dilma Rousseff se encontra com parentes
de vítimas e feridos de incêndio
em Santa Maria (RS) 


A presidenta Dilma Rousseff esteve neste domingo (27), no ginásio de esportes de Santa Maria, onde se encontrou com parentes de vítimas do incêndio na boate Kiss, na madrugada de hoje (27). 


Muito emocionada, a presidenta deixou o local sem falar com a imprensa. Antes de chegar ao ginásio, ela também passou no Hospital Caridade, onde estão sendo atendidos parte dos feridos. A presidenta segue para a Base Aérea de Santa Maria, acompanhada pelo prefeito da cidade, César Schimer.
PARA NOSSOS LEITORES

Carlos Alexandre - Um dos maiores artistas 
do RN na década de 80 que  atingiu
 sucesso nacional segundo a  Wikipédia

Filho de Gennaro Bezera Martins e Antonieta Feconstinny Bezerra, a carreira de Carlos Alexandre começou em 1975, quando ainda utilizando o nome artístico de "Pedrinho", teve sua primeira música gravada. O radialista Carlos Alberto de Sousa levou-o para a RGE, pela qual gravou um compacto simples, com as canções "Arma de Vingança" e "Canção do Paralítico", que teve vendagem de 100 000 cópias, sucedido pelo grande sucesso, "Feiticeira", com 250 000 cópias.

PEDRO SOARES BEZERRA (31 anos) Cantor
* Nova Cruz, RN (01/06/1957)
+ Pesqueira/São José do Campestre, RN (30/01/1989)

A sua voz era firme e eloquente. No dia 30 de janeiro de 1989 o cantor se envolveu em um acidente na estrada estadual RN-093, que liga os municípios de Tangará e São José do Campestre, na região da Borborema potiguar, divisa das regiões Agreste com Trairi do Rio Grande do Norte, quando havia saído de um show e seguia para sua casa em Natal, na época o cantor havia lançado recentemente o disco Sei, Sei. No seu repertório de sucessos, encontramos canções como "Feiticeira", "Cartão Postal", "Sertaneja" e "A Ciganinha".

O mito que veio da Esperança Distante do centro urbano natalense, há 40 anos nascia a Cidade da Esperança. Como o próprio nome guarda em seu significado, surgia um aglomerado populacional que trazia consigo a fé, o desejo do lar, até pelo fato de ser uma experiência pioneira do modelo de moradia para a população de baixa renda. Naquele momento Natal recebia de presente o primeiro conjunto habitacional da América Latina. Conjunto que abrigou e ainda acolhe nomes que fizeram e a continuam construindo a trajetória da capital potiguar. Entre eles está Pedro Soares Bezerra, nome pouco conhecido do grande público, já que na vida artística ele era batizado como Carlos Alexandre, cantor que morreu em um acidente de carro em 1989.

Ídolo popular, ninguém poderia representar melhor o bairro. Carlos Alexandre era um retrato das pessoas de Cidade da Esperança. Humilde, simples, mesmo depois que alcançou o sucesso e passou a ter remunerações mais expressivas não trocou Natal pelo Sudeste, centro da arte e cultura do país, muito menos deixou o bairro que o recebeu quando ele saiu do município paraibano de Jacaraú, onde morava com a família que o adotou aos 2 anos de idade, e veio para a capital potiguar que lhe presenteou com os caminhos da carreira musical. Durante 10 anos ele morou na ‘‘Esperança’’, somente nos três últimos anos de vida fixou residência no Jardim América e depois na Zona Norte.

Sucesso

Nascido em Nova Cruz, ele alcançou o sucesso aos 21 anos, talvez tenha sido um dos norte-rio-grandenses que mais brilhou na música nacional. Deixou 200 composições gravadas em três compactos e 14 LPs (sendo dois LPs e quatro CDs uma homenagem póstuma feita pela gravadora RGE). Com esses trabalhos ganhou 15 discos de ouro e um de platina. Para se ter uma idéia da dimensão de seu sucesso, a viúva do cantor, Maria Solange de Melo Bezerra, 48 anos, até hoje, 17 anos depois de sua morte, sobrevive com os recursos provenientes dos direitos autorais que ainda recebe, ‘‘a música dele ainda é tocada e regravada. Em todo o Brasil se escuta Carlos Alexandre. Recebo direitos autorais até de rádios de Portugal’’.

Solange foi sua companheira durante toda a sua carreira e também a sua maior incentivadora. Eles se conheceram em 1976, quando Carlos Alexandre, aos 19 anos, veio para Natal fazer uma cirurgia e não mais voltou para Jacaraú, ficou morando e trabalhando com os irmãos de criação que eram comerciantes. ‘‘a casa do irmão dele ficava na rua da casa da minha mãe, na Cidade da Esperança. Ele trabalhava como vendedor na padaria de um dos irmãos. Nessa época já gostava de cantar, seus ídolos eram Elvis Presley, Roberto Carlos e Evaldo Braga. A noite ele ia para frente da minha casa e ficava cantando e tocando violão. Juntava muita gente’’, recorda-se Solange.

Relacionamento

Nessa época ele já estava interessado em namorá-la, mas Solange tinha um outro namorado. Até que na virada do ano de 76 para 77 meu namorado não apareceu. "No dia 1º de janeiro ele me disse que havia feito a música Arma de vingança para mim e nós começamos a namorar’’. Ela conta que aos poucos foi modificando as roupas, o cabelo e o jeito do namorado, como o intuito de levá-lo até a casa do então radialista Carlos Alberto de Sousa, ‘‘ aquele era um ano de campanha, Carlos Alberto ia ser candidato a vereador e gostava de ajudar muito aos pobres. 

-  Na primeira vez que fomos até a casa de Carlos Alberto, Carlos Alexandre ficou nervoso. Insisti e fomos novamente até a Rádio Cabugi, onde Carlos Alberto tinha um programa. Lá ele cantou Canção de um paralítico e Arma de vingança. Carlos Alberto adorou e na hora já fizeram um trato, no qual Carlos Alexandre cantaria na campanha e se ele ganhasse, Carlos Alberto se comprometia a levar todos os artistas que o ajudaram para gravar um disco em São Paulo’’, afirma Solange.

Até então ele era conhecido como Pedrinho, passou a utilizar o nome artístico de Carlos Alexandre por sugestão de Solange.

‘‘Eu tinha um afilhado com esse nome e achava lindo. Fiz a sugestão e ele gostou’’ 

A campanha foi vitoriosa e o trato foi cumprido. Em janeiro de 1978 Carlos Alexandre junto com Gilliard, Edson Oliveira, entre outros artistas embarcaram para São Paulo, para gravar seus discos pela RGE. Carlos Alexandre gravou um compacto que vendeu R$ 100 mil cópias. 

O cantor foi então chamado pela RGE para gravar seu primeiro LP, ainda em 1978, Feiticeira, que o consagrou vendendo R$ 250 mil cópias. Esse disco também foi gravado em castelhano. Carlos Alexandre viajou o Brasil inteiro cantando os sucessos da época, Feiticeira, Ciganinha, Vá pra cadeia, entre outros. Em algumas viagens Solange, que casou-se com o artista em fevereiro de 78, o acompanhava quando ele ia gravar ou fazer Shows. Ele vinha para Natal para gastar o que ganhava fora. Dizia que Natal era a sua cidade, o lugar para descanso e para lazer’’, lembra.

Acidente

Para Solange o cantor era uma pessoa simples, amável, não guardava mágoa de ninguém e tinha muitos amigos. Ela ainda conta que o artista era um pouco namorador, mas logo justifica a atitude do marido, ‘‘também bonito e gostoso como era’’.

Além de companheira, Solange ainda era responsável por confeccionar as roupas de seus shows. Juntos eles tiveram três filhos: Germina de Melo Bezerra (através do nome da filha ele homenageou a sua mãe de criação); Carlos Alexandre de Melo Bezerra; e Carlos Adriano de Melo Bezerra. Hoje o filho do meio, que é conhecido como Carlos Alexandre Júnior, está seguindo os passou do pai e vem fazendo diversos shows pelo interior do Nordeste.

Especula-se que ele teria tido um filho fora do casamento. A historia que envolve uma fã, Foi omitida e negada pela família e pela impressa, nada se sabe sobre este suposta historia. Hoje esse suposto filho com 27 anos leva seu mesmo nome artístico Carlos Alexandre e reside no sudeste na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais

O cantor morreu em 30 de janeiro de 1989 em um acidente de carro entre São José de Campestre e Tangará, quando voltava de um show em Pesqueira, em Pernambuco. O velório ocorreu no ginásio de esportes de Cidade da Esperança e o enterro, que reuniu milhares de fãs foi no cemitério de Bom Pastor, no dia 31 de janeiro. Segundo matérias publicadas na época, ele foi sepultado ao som da multidão cantando Feiticeira. ‘‘Até hoje sinto muito a falta dele. Ainda guardo a camiseta suada que ele vestia antes de viajar. As últimas palavras que disse a ele foram: leve um pedaço do coração e deixe um pedaço do seu, recorda-se.



Fonte: Wikipédia
Exército revê número de mortos para 231
em incêndio em Santa Maria (RS)

O Comandante do Batalhão de Operações Especiais, Major Cleberson Bastianello, disse no começo da tarde deste domingo que o número de mortos no incêndio da boate Kiss chega a 231 e que 117 pessoas estão hospitalizadas. 

Segundo Bastianello, 90% das vítimas morreram intoxicadas pela fumaça. Segundo ele, muitos conseguiram sair da boate, mas algumas pessoas ficaram presas. Este é o segundo maior incêndio do Brasil. A maior tragédia brasileira foi registrada em 1961, quando 503 pessoas morreram em um incêndio no Grande Circo Brasileiro, em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro.

A Prefeitura de Santa Maria, cidade da 286 km de Porto Alegre, decretou luto oficial de 30 dias.
Nossas Condolências as famílias das vitimas 
da Tragédia em Santa Maria - RS 





Pena Máxima para este salafrário que acabou 
com os sonhos de uma menina de 13 anos 
na Cidade de São Miguel do Gostoso-RN

A menina de 13 anos foi assassinada na cidade de São Miguel do Gostoso na manhã de quinta-feira(24) em um matagal. O exame da perícia do ITEP irá revelar se a adolescente foi estuprada por este mostro antes de ser estrangulada.


Moisés Costa de Oliveira, conhecido como Ceará, de 32 anos, que em depoimento a polícia confessou ter matado a menina Maria Vitória Henrique da Costa, de 13 anos.
LEI DE PROMOÇÕES DE PRAÇAS

Finalização da proposta da Lei de Promoção
 de Praças - Agora será enviada ao
 Governo do Estado

Aconteceu na manhã de ontem, sábado, (26), no Quartel do Comando Geral (QCG) em Natal, a reunião que marcou o término das discussões e consequentemente a finalização da proposta da Lei de Promoção de Praças (Plano de Carreira). As discussões não trouxeram mudanças significativas em relação à proposta original mantendo a previsão de promoção exclusivamente por antiguidade para os cabos e soldados com interstício mínimo conforme a existência de vagas e interstício máximo mesmo não havendo vagas.

Por APRAM

Pela nova Lei, o Soldado poderá ser
promovido ao completar 10 anos

Dessa forma, o soldado com 10 anos de serviço será promovido a cabo e o cabo com 6 anos na graduação será promovido a sargento. A referida proposta completa o ciclo de reivindicação iniciado em 2010, sob a estratégia de uma justiça salarial entre as graduações através do subsídio e aliado a um plano de carreira que garanta a ascensão e valorização profissional corrigindo as injustiças históricas na instituição.

O encontro contou com a participação do Coronel Araújo (Cmt. Geral), Coronel Pires e diretores de todas as associações que representam os militares estaduais. O Comandante Geral afirmou na reunião que estará empenhado no envio da proposta aos órgãos competentes o mais rápido possível. “O plano de carreira é um projeto da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, associações e no tempo certo alcançaremos nosso objetivo”, declarou.

No final da reunião foi agendado para o dia 19 de fevereiro o encaminhamento e protocolo da referida proposta junto ao governo a ser realizado pelos comandos da PM, CBM e presidentes das associações. Para o presidente da APRAM todas as associações estão unidas e focadas no envio e aprovação da proposta. “Estamos fazendo a nossa parte e esperamos a sensibilidade do governo diante de tão grave problema. 

Não podemos mais admitir que nossos policiais aposentem-se sem galgarem ascensão institucional, é uma questão de justiça”, declarou o Soldado Tony.
Policial militar fardado é assaltado 
e tem arma levada pelos bandidos

Um policial militar foi vítima de um assalto, na tarde deste sábado (26). Ele havia saído de serviço e estava em uma parada de ônibus, na BR 101, próximo a uma loja de carros, quando dois homens armados se aproximaram dele em um veículo Corolla e anunciaram o assalto. Os bandidos levaram a pistola do policial, bem como seu aparelho celular.

Segundo informações repassadas pela assessoria da Polícia Militar, o policial estava fardado, mas mesmo assim, os criminosos não se intimidaram. Eles teriam apontado uma arma para o policial e ameaçado atirar, caso ele não entregasse a arma. Ainda de acordo com a PM, a arma levada é uma pistola ponto 40 da Glock. Crime foi registrado na BR101, próximo à Salinas. Assaltantes estavam em um Corolla preto.

Apesar do assalto e de saber que a vítima era um policial militar, os bandidos em nenhum momento o agrediram. Informações preliminares os dois criminoso estavam em um Corolla, de cor preta e placas NNX-7372. Logo após o roubo, várias viaturas saíram em diligências na tentativa de localizar os assaltantes.

Já o policial militar, identificado pelo nome de Aroldo e que é lotado na Companhia de Turismo (CIPTur), foi para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, em Candelária, onde irá solicitar o Boletim de Ocorrência do assalto.

Portal BO - Thyago Macedo
Domingo triste, não só para os Gaúchos,
mas, para toda população que pulsa
nele um coração brasileiro


O incêndio dentro de uma casa noturna no centro de Santa Maria, a 290 km da capital, Porto Alegre, deixa mais de 245 pessoas mortas, neste domingo (27). A tragédia ocorrida nesta manhã relembrou a tragédia que ocorreu em uma discoteca, na Argentina, em 2004.




Segundo informações preliminares, o fogo teria começado por volta das 2h30 quando o vocalista da banda que se apresentava fez uma espécie de show pirotécnico, usando um sinalizador. As faíscas atingiram a espuma do isolamento acústico no teto do estabelecimento e as chamas se espalharam.

O Hospital Universitário de Santa Maria e o Hospital de Caridade, para onde foram levados os feridos, pedem ajuda de voluntários da área médica para ajudar no atendimento. Incêndio que matou mais de 240 no RS tem repercussão internacional.  

O caso do incêndio em Buenos Aires - A discoteca República Cromagnon, localizada no bairro Once, em Buenos Aires, foi incendiada no dia 30 de setembro de 2004, deixando 194 pessoas mortas, informa o site BBC Brasil. Devido ao ocorrido, evidências surgiram apontando irregularidades em alvarás de funcionamento para casas noturnas. Com isso, o prefeito de Buenos Aires, Aníbal Ibarra foi destituído do cargo.


Emocionada, Dilma lamenta tragédia
no RS e antecipa volta do Chile


A presidente Dilma Rousseff chorou neste domingo (27) ao lamentar as mortes de mais de 245 pessoas após o incêndio em uma boate na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Ela disse que todo o país está "junto" com as famílias das vítimas.

"Eu queria dizer à população do nosso país e de Santa Maria o quanto, nesse momento de tristeza, estamos juntos. E necessariamente iremos superar, mantendo a tristeza", disse com a voz embargada.
Em entrevista antes da viagem, Dilma disse que mobilizou os ministros para monitorar e que o governo federal fará "tudo o que for necessário". Ela cancelou reuniões, encontros bilaterais com Argentina, Letônia e Bolívia, segundo a assessoria de imprensa do Planalto, e viaja neste domingo para Santa Maria, sem passar por Brasília. Dilma deve chegar na cidade ainda nesta tarde, mas ainda não há horário definido.


"A presidenta determinou a todos os ministros que deem apoio em suas respectivas áreas", informou a assessoria de imprensa do Planalto. 

Segundo a Presidência, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, já está com o governador Tarso Genro e representa o governo federal.