sábado, 19 de março de 2011

"Jovens brasileiros estudem e
não deixem de sonhar"
Falou Michelle Obama

Em um encontro que durou pouco mais de 30 minutos, a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, disse a 75 estudantes brasileiros que se dediquem aos estudos e insistam em perseguir os próprios sonhos.

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama,
durante encontro com jovens brasileiros.

“Olhem para mim. Tudo é possível”

Disse Michelle aos estudantes, participantes do programa Jovens Embaixadores, iniciativa de intercâmbio do governo norte-americano, e alunos de escolas de idiomas da rede pública de ensino do Distrito Federal.

Michelle relatou que ela e o marido, o presidente Barack Obama, tiveram de trabalhar duro. Ela, que não veio de uma família rica, lembrou que dividia o quarto com o irmão e que os pais sempre a incentivaram a estudar. “Eles nos ensinaram que o mais importantes era o estudo. Eu sabia que teria de trabalhar duro”.

A primeira-dama contou também que o marido nunca foi o primeiro da classe. “Ele é esperto agora, mas demorou um tempo”, brincou, arrancando risos dos convidados. Michelle Obama disse que os estudantes devem incentivar uns aos outros e atuar em parceria.
Enquanto isso... Obama autoriza, do Brasil, uso da força militar contra Khadafi.

“Estamos respondendo aos pedidos do povo e reagindo contra uma ameaça ao mundo e aos Estados Unidos”

Afirmou Obama em comunicado gravado em Brasília e transmitido pelas redes de televisão dos Estados Unidos. "Tenho consciência dos riscos de uma ação militar. Quero que o povo americano saiba que o uso da força não foi nossa primeira opção".

Obama informou que soldados americanos não serão usados para combates em terra. As ações militares estão concetradas em ataques aéreos e de navios de guerra, com o objetivo de gatrantir a zona de exclusão aérea aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas na última quinta-feira (17) e proteger a população civil de ataques das forças leais ao governante líbio.

Fonte: Agência Brasil
Briga envolvendo PM e
porteiro de uma faculdade

Uma confusão ocorrida no estacionamento da Faculdade Estádio de Natal (ex-Câmara Cascudo), no começo da noite de quinta-feira, dia 18, envolvendo o porteiro Magno Mateus Bezerra da Silva, e o tenente da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Márcio Marlon Soares de Lima, vai parar no Juizado Especial. Uma audiência já está marcada para a manhã de 25 de abril, uma sexta-feira.

O boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Plantão da Zona Sul, que funciona na Cidade da Esperança, e leva o número 363/2011 e nele está registrado que o tenente Márcio Lima apresenta-se como vítima, acusando o porteiro de ter lhe causado lesão corporal, atingindo-com um soco no rosto.

O episódio teria ocorrido depois que o tenente Márcio Lima teria insistido em sair com seu carro do estacionamento da Faculdade Estádio pelo portão da avenida Alexandrino de Alencar, pelo qual só é permitido entrada, a partir das 18 horas. Depois desse horário, segundo apurou a TN, a saída só é permitida pelo portão situado na rua Presidente Quaresma, antiga avenida 1.

O comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, disse que foi informado do incidente ainda na noite do dia 18, pelos oficiais de Operação que estavam de plantão. Ele disse que o oficial Lima continua exercendo suas funções normalmente, mas adiantou que não existe, na sua ficha, nada que desabone a sua conduta dentro da corporação. Assim mesmo, ele disse, como é praxe, que será instaurado um procedimento administrativo para apurar o caso, independentemente do que vai tramitar na Justiça.

FONTE: Tribuna do norte
Alunos do Curso de formação da policia militar
em Mossoró envia nota de Esclarecimento
em resposta as denúncias de maus tratos

Venho aqui dizer que não estamos sofrendo maus tratos, o nosso problema é financeiro, pois não estamos recebendo a bolsa formação, somos em maioria de natal e nem sempre temos recursos financeiros disponíveis pois estamos distantes dos familiares.

"O Cmt do batalhão é um cidadão exemplar e acessível a todos nós, ele sabe de todas as dificuldades que passamos e faz de tudo para nos ajudar"

Quando li a notícia fiquei surpreso, os maus tratos são financeiros e sabemos que o batalhão também está passando por isso. Estamos na luta para ter uma boa formação e ela está sendo feita com o esforço de todos do batalhão mediante os recursos que o estado fornece que atualmente é pouco.

Fonte: o câmera

sexta-feira, 18 de março de 2011

COMANDO DA PM APURA DENÚNCIA DE MAUS
TRATOS COM ALUNOS SOLDADOS DE MOSSORÓ


O comandante Geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo informou que já tomou as devidas providências para a investigação de denúncias de que estaria havendo situações de maus tratos contra alunos soldados em treinamento da polícia militar de Mossoró.

“Já designamos o comandante do Policiamento do Interior, cel. Reinaldo para ir a Mossoró apurar se houve alguma situação de excesso. Em caso de veracidade da denúncia, os responsáveis serão cobrados”, afirmou o coronel Araújo.

O tenente coronel Eliezer, comandante do 2º BPM
de Mossoró se pronunciou através de uma nota.

"Quero expressar que, como Comando da PMRN e as doutrinas da instituição, também não admito maus tratos a nenhum colega de trabalho, bem como tratamento desumano, principalmente com aqueles que estão em formação. A denúncia será investigada e os abusos, caso venham a ser comprovados, serão disciplinados dentro do que prescreve a legalidade vigente.

No entanto, algumas questões, tais como serviço dos Al Sd PM são internos, acompanhados por efetivo devidamente monitorado, que serve como aprendizado às adaptações das jornadas de trabalho desenvolvidos pela Polícia Militar.

No aquartelamento, este trabalho desenvolvido pelos Al Sd tem o caráter mais pedagógico do que efetivamente de segurança do aquartelamento, que é de responsabilidade da Guarda específica e que funciona diuturnamente nos quartéis da PM. Somos gratos pela denúncia, pois somente com a participação de todos consiguiremos excelência no nosso existir. Grato, TC ELIEZER”

Veja o que disse um Aluno Soldado em seu comentário no Blog de Heronides:
 
"Não existe mal trato maior do que estar morando em outra cidade e não receber o salário que lhe é de direito e não ter o alimento que o estatuto da policia rege como direito do policial em atividade isso sim é um mal trato, mas um gás pimenta, uma corridinha, ou fazer um boneco isso não é mal trato nenhum, pois, quando um policial é mal formado e não consegue corresponder com o que a profissão exige a sociedade é a primeira a cobrar."

"PRECISAMOS MESMO É DE NOSSOS SALARIOS E ALIMENTO NO QUARTEL..." Al Sd-PM

PONTO DE VISTA

Opinião do Sgt PM Sandra Instrutora de TFM em João Câmara à respeito da matéria

Parabéns ao aluno Soldado que escreveu o comentário acima  por sua sábia colocação. Não tem coisa mais desumana do que está dedicado a um treinamento militar, sendo exigido o tempo todo, praticando atividades de grande gastos calórico, e que requer uma boa alimentação para suportar os treinos e não ter dinheiro para se alimentar.

Sem contar com deslocamento de casa para o quartel que também falta dinheiro. O que notamos é a falta sensibilidade por parte dos governantes. Referente à denúncia de maus tratos, talvez esteja havendo um equívoco, o militarismo tem uma tradição arrojada, dura e firme... sempre foi assim e deve continuar. É lógico que tem que existir a pedagogia do curso e apurar as situações fora dos limites, particularmente, acredito que não dá para denominar “Certas exigências” de humilhação ou tortura.

Faz parte! “Treinamento duro Combate Fácil” isso eu defendo. Agora, ensinamentos ou treinos inadequados devem ser combatidos, afinal somos formados para atender o cidadão de bem, que graças Deus a delinquência ainda é minoria.

Temos que ser qualificados para oferecer um bom serviço atendendo bem o cidadão nas ruas. Ao mesmo tempo precisamos ser bem preparados para o combate no dia-a-dia, e disso eu não abro mão. No entanto precisamos acima de tudo  receber salários dignos para podermos sair para as ruas,  tendo a certeza de ter deixado em nossas casas os suprimentos necessários para nossas famílias.

CFSD em João Câmara
ociosidade é praticamente zero

1º Ten PM Sidcley - Secretário do CFSD em
 João Câmara - RN preza por um ensino de qualidade.

Dedicação, zelo e disciplina. Estas são as palavras chaves correspondente ao Curso de Formação de Soldados em João Câmara.

Efetivo dos 27 alunos do curso em João Câmara

O primeiro Tenente Sidcley Rodrigues do Amaral vem mantendo rigorosamente o curso em tempo integral conforme carga horária ditada pela DE. Pra este resultado acontecer de forma positiva a seleção dos profissionais  foi bastante exigente pelo oficial.

Postura, conduta, assiduidade e responsabilidade pela disciplina foram pontos considerados importantes para a convocação dos instrutores. Atividades rotineiras como: Faxinas, regagem das hortas e limpeza da piscina  faz parte das responsabilidades semanais, porém estas atividades são cumpridas sem o comprometimento dos horários das instruções.
Detento acusado de atirar
em major da PM tenta fugir de presídio


Uma tentativa de fuga no Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes acabou causando um certo agitamento entre os detentos.

O preso conhecido como Pica-pau, acusado de atirar contra o major da Polícia Militar Marlon de Góis, comandante da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), em janeiro deste ano, foi pego pelos guardas enquanto tentava fugir do Presídio. O detento foi capturado após pular o muro da prisão. Os guardas o viram e realizaram a captura a tempo.

Pica-pau é um dos presos que ficam no pátio do presídio, mas com a tentativa de fuga, os guardas retiraram todos os detentos que se encontravam no pátio e os colocaram em local fechado. Diante disso eles ficaram agitados, mas, segundo a assessoria de comunicação da Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN, não se configura em uma rebelião no Presídio.

FONTE: Tribuna do Norte
Ten PM Silva Neto irá
compor quadro de Oficiais
Da 1ª Companhia em Macau

Ainda no comando do Pelotão de Maxaranguape, porém já se instalando em Macau, o segundo Tenente PM Silva neto pretende deixar o comando do Pelotão da cidade de Maxaranguape para atender um convite feito pelo Major PM Fernandes Cmt da 1ª Companhia de Macau, haja visto que referido Major está reorganizando a companhia, tanto estrutural quanto pessoal. Devido à desocupação do Tenente do cargo algumas mudanças haverá em breve no comando de alguns pelotões da área da 2ª CIPM. 

Segundo informações outros policiais também acompanharão o Tenente S. Neto. São eles: 3º Sgt PM Barbalho e Sd PM Glemes Junior. Informamos ainda que, o 3º Sgt Jhonny também deixou o comando do GTO em João Câmara e já se encontra na cidade de Macau.

2º Ten PM Silva neto acima à esquerda. Abaixo: o Capitão PM Torres Sub comandante da 1ª CIPM da cidade de Macau. o 3º Sargento PM barbalho e o 3º Sargento PM Jhonny, .




















NOTA DO BLOG:
Desejamos boa Sorte ao Major PM Fernandes também ao 2º Tenente PM Silva Neto e os demais policiais nesta nova transição profissional.
BANNER DE IDENTIFICAÇÃO
DO CURSO DE FORMAÇÃOCFSD 2011.2
JOÃO CÂMARA/RN

Um banner medindo 2 x 1m foi colocado para identificar o local de ensino do CFSD em João Câmara. O Brasão ao centro é uma criação do 1º Tenente PM Sidcley Rodrigues do Amaral onde tem em seu campo azul símbolos representativos da área da 2ª CIPM.

O banner foi fixado na parede ao lado da sala de aula

Para os nativos de João Câmara é fácil identificar no brasão (ao centro do banner) vários símbolos simbolizando a região Mato Grande, como por exemplo, a serra do Torreão.

NOTA DO BLOG: Salientamos que não usamos o termo “Centro de Formação por não portarmos cursos de outras graduações como “Cabos e Sargentos”. Portanto optamos “Escola” por estarmos ainda formando apenas Soldados. Informamos também que utilizamos uma identificação facilitada para melhor compreensão, e não uma linguagem militar. Exemplo: Trocamos CFSD por escola de formação de soldados, já que dividimos o espaço com alunos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). E é lógico que a frase “expressa” facilita a mensagem, melhor que siglas ou símbolos.
 Justiça na Praça” em Alto do Rodrigues
e Polícia Militar em Ação


Abertura - Palanque das autoridades

Drª Maria Zeneide Bezerra (à dir ladeada do Juíz da comarca à esq))
Sob a segurança da Ten. Cel PM  Angélica Fernandes
passa à revista a tropa

“Justiça na Praça”, evento promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RN) em parceria com várias instituições. Aconteceu dia 18 de março no largo do Ginásio Poliesportivo Municipal Ivanildo Bezerra da Silva em Alto do Rodrigues.

O objetivo do projeto é de aproximar ainda mais o judiciário trabalhista da população, além de possibilitar o acesso do cidadão a serviços oferecidos pela Justiça do Trabalho.

Além de Informações sobre processos trabalhistas, foram oferecidos à população o recebimento de reclamações trabalhistas a Termo (no horário de 08:30h às 13:00h); a realização de conciliações prévias entre partes interessadas, acerca de conflitos de origem trabalhista que ainda não tenham dado entrada na justiça e, ainda, o fornecimento de cartilhas informativas acerca de direitos do trabalhador, casamentos comunitários, divórcios, Serviços médicos

Alunos Soldados das Escolas de formações
das cidades João Câmara e assú
desfilam para as autoridades


Ten coronel PM Josimar esteve presente no evento 
representando o Comando do Policiamento do Interior (CPI)


Sob o Comando do Major PM Fernandes comandante da 1ª Companhia da cidade de Macau, as escolas de formação de João Câmara e Assu abriram o evento na cidade de Alto do Rodrigues. Além das duas escolas o GTO e a Companhia de Macau participaram da formatura.


 
Aspirante PM Roberto - Ao comando da "guarda Bandeira"

Tenente PM Silva Neto comandando o pelotão
da cidade de João Câmara

Escola de Formação de Soldados da cidade de Assú

A banda de música da PMRN abrilhantou o ato solene tocando canções militares. O desfile durou um pouco mais de 15 minutos, encerrando a abertura após a passagem da tropa.

Ten Cel PM Angélica (à direita) e o 3º Sargento Sandra (à esquerda)

OBSERVAÇÕES: O evento contou com vários stands de diversas instituições civis e militares com o intuito de atender as necessidades sociais do município e região petrolífera e salineira. Citamos algumas parcerias: ITEP, CAIXA ECONÔMICA, B.BRASIL, CENAC, CAERN e outras. Algumas exposições militares foram apresentadas através do Exército brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, etc.

quarta-feira, 16 de março de 2011

ALUNOS SOLDADOS DE MOSSORÓ DENUNCIAM
ABUSOS DURANTE CURSO DE FORMAÇÃO

Frequentemente vemos denúncias de alunos policiais em cursos de formação que sofrem com abusos praticados por outros policiais.

Há quem diga que é comum tais práticas para que o policial ganhe resistência ou coisa parecida. Contudo, muitos defendem que tais atos contra policiais em formação constitua crime de tortura e de abuso de autoridade, já que os alunos estão sob a guarda e a responsabilidade do superior que lhes submetem aos vexames e constrangimentos, causando, consequentemente, sofrimento mental aos policiais em formação.

O fato é que muitos desses policiais que sofrem com esses abusos, tornam-se maus profissionais, alguns por já terem tendência à violência, outros por terem sido incitados à violência durante um curso de formação de profissionais que servirão à sociedade.

Confira a denúncia enviada a uma jornalista:

Gostaria que você publicasse em seu Blog a lamentável situação de 50 alunos soldados da PM do Rio Grande do Norte, que encontram-se em Mossoró. Esses alunos estão passando por situações lamentáveis, sendo humilhados e aterrorizados por um instrutor, que vem jogando spray de pimenta nos olhos deles, no qual muitos deles vomitaram e passaram mal, fazendo com que eles realizem suas refeições correndo (com prato na mão), refeição essa que só tem para 12 pessoas.

O tal instrutor pediu para que eles fizessem um boneco de pano, no qual o aluno que ficar de castigo toma conta desse boneco, deixa esses alunos mais de quarenta minutos em forma em pleno sol, ocorrendo em muitos deles insolação e desidratação. E o pior, colocando-os de serviço à noite sem nenhum armamento.

E para você ter idéia, no último sábado de carnaval, um deliquente entrou no Comando atirando, e quem estava lá, os alunos soldados, sem nenhuma defesa. Vem a pergunta... e se algo acontecer (morte), como q fica a situação, até mesmo porque são alunos soldados, sem nenhuma condição de trabalho e sem preparo! Lamentável!! Isso sem contar que estão no Comando acima citado há 3 meses, no qual estão sem receber a ajuda de custo do Governo do Estado, passando por situações precárias, porque o Comando não disponibiliza de refeição (Exceto para 12 pessoas) e muito menos de colchões.

Por isso e por outras que existem policiais corruptos, mal educados, insensíveis!


Agradeço sua atenção!!

Matéria criada pela Sd Glaucia, com informações do Blog de Thaisa Galvão
POLICIAIS RECÉM-FORMADOS
AINDA RECEBEM COMO ALUNOS

Os policiais militares oriundos da turma de 2010.2, formados já há três meses continuam recebendo como alunos soldados.

A informação nos chegou através de denúncias de vários policiais prejudicados pela medida do Governo do Estado em conter gastos. Segundo informações extra-oficiais, os soldados recém-formados ficarão recebendo como alunos até o mês de junho do corrente ano, devido ao problema financeiro por qual passa o Estado na atualidade, totalizando seis meses de atraso.

Apesar do processo de pagamento ter chegado à Secretaria de Administração, o processo teve que retornar à Diretoria de Finanças da PMRN por medida de contenção de gastos do Governo do RN no primeiro quadrimestre. Durante esse período o soldado ficará recebendo apenas um salário mínimo (R$ 545), quando deveria está recebendo R$ 1,8 mil.

Apesar de já estarem formados desde o final do mês de dezembro do ano passado, e de já está previsto no Orçamento anual, o Governo do RN menciona a Lei de Responsabilidade Fiscal para retardar os pagamentos dos policiais, causando transtornos e dificuldades financeira para os mesmos.

Matéria criada pela Sd Glaucia
SUPLENTES DA PMRN RECEBEM APOIO DE
DEPUTADOS NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

A luta dos suplentes da Polícia Militar continua.

Venceram batalhas nos governos Wilma de Faria e Iberê Ferreira, mas se deparam com conquistas atropeladas no Governo Rosa(do). Não teve outro jeito a não ser retomar mobilizações e recorrer aos deputados estaduais.

Na tarde desta terça-feira (15), lotaram as galerias da Assembleia Legislativa. Com faixas, reivindicaram a convocação dos 1.478 aprovados no último concurso.

Aliados do "new-governo", os deputados peemedeistas Hermano Morais e Walter Alves foram solidários e prometeram apoio em busca de solução.

Em aparte ao pronunciamento de Hermano Morais, Walter Alves disse que os aprovados contam o seu apoio:

“Eu quero me somar aos suplentes e dizer que essa luta não é de hoje, lutamos no passado e vamos continuar lutando. É fato que o Estado está no Limite Prudencial, mas vamos trabalhar para encontrar um meio. Vocês estudaram se dedicaram e são merecedores, por isso, tem o meu apoio”.

FONTE: Blog da Abelhinha
POLICIAIS FEMININAS DO RN IRÃO COMEMORAR
DIA INTERNACIONAL DA MULHER COM
CAFÉ DA MANHÃ NO QCG


Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Comandante Geral, Coronel Francisco Canindé de Araújo, através da Assessoria de Comunicação Social e do Comando da Companhia de Polícia Feminina (CPFem), promoverá na próxima sexta-feira, 18, uma confraternização com todas as policiais femininas do Estado.

A confraternização será realizada por meio de um café da manhã, às 8 horas do dia 18 de março (sexta-feira) no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral (QCG).

Todas as policiais femininas estão convidadas a participar dessa confraternização!


Matéria criada pela Sd Glaucia, com informações da PMRN
DANTINHA" FOI PRESO EM PARNAMIRIM E
CONFESSOU QUE TROCOU TIROS COM
A POLICIA EM JUCURUTU-RN

José Dantas Lima o Dantinha

A informação que chega ao nosso blog é que Dantinha foi preso em Parnamirim-RN em uma residência com mais dois comparças .

José Dantas Lima 20 anos, o Dantinha, confessou que trocou tiros com policiais em Jucurutú, ele está sendo conduzido agora para a delegacia de plantão da Zona Sul, na Cidade da Esperança em Natal.
 
FONTE: ROSIVAN AMARAL
ITEP atestou positivo
para exame residuográfico

Na Foto: Francisco Miguel Filho

O Instituto Tecnico e Cientico de Politicia (ITEP) divulgou no final da tarde de ontem (Terça Feira) o resultado final do exame feito nas mãos de Francisco Miguel da Silva Filho, irmão de Vidalvo Miguel e que foi morto no último domingo em confronto com políciais Civis e Militares de Caicó na RN-118 entre as cidades de Caicó e Jucurutu.

De acordo com os peritos do ITEP de Natal o resultado deu positivo para pólvora nas mãos de Francisco Miguel da Silva Filho, fato que conclui uma veracidade na informação que houve confronto com a Policia.

O exame residuografico foi feito pelos peritos do ITEP de Natal atendendo pedido feito pela família da infrator, que queriam uma confirmação oficial dando conta de que Francisco havia atirado contra os Policiais.

No mesmo confronto entre Policiais e os dois homens, alem de Francisco Miguel também foi morto em confronto Damião Reges, onde a viatura da Policia Civil foi atingida por pelos menos dois disparos.

terça-feira, 15 de março de 2011

O Major Duarte ocupará o cargo
de subcomandante do 11º BPM


EX-COMANDANTE DE MACAU CONSEGUE ALVARÁ DE SOLTURA E É DESIGNADO PARA O SUBCOMANDO DO 11º BPM

O ex-comandante da 1ª Companhia Independente, sediada em Macau, Major Divanaldo Marques Duarte, preso no último dia 14 de fevereiro por haver sido flagrado conduzindo um veículo roubado com placas adulteradas, foi posto em liberdade por força de um Alvará de Soltura expedido pelo Desembargador Rafael Godeiro no último dia 05 de março.

O Major Duarte passará a responder o processo criminal em liberdade e em uma nova unidade militar. O oficial superior foi designado para o subcomando do 11º Batalhão de Polícia Militar, em Macaíba, conforme a Portaria nº 041/2011 publicada no último Boletim Geral nº 046, de 11 de março de 2011.

Apesar de ter sido indiciado no processo na Vara Criminal da Comarca de Macau e respondê-lo em liberdade, nenhuma Portaria foi publicada no Boletim Geral para investigar a conduta do Major Marques na Corporação, procedimento comum quando um policial é acusado e preso.

O Major Marques passou a ocupar o cargo de subcomandante do 11º BPM desde o último dia 10 de março, data da Portaria nº 041/2011 que trata da movimentação de oficiais.

Matéria criada pela Sd Glaucia
Área militar tem vaga
garantida para todo o país


Já se foi o tempo no qual a carreira militar parecia fadada apenas aos homens com vocação para a “caserna” e que ingressavam nos quartéis através do temido alistamento militar.

Hoje, os concursos para o Exército, Marinha e Aeronáutica são cada vez mais amplos e reúnem milhares de vagas para as mais diversas patentes e funções, despertando o interesse de uma boa parcela de concurseiros.

“Temos concursos militares sendo abertos para todos os tipos de candidatos, anualmente, incluindo vagas para os sexos masculino e feminino. Alguns abrem oportunidade já a partir dos 14 anos de idade, para quem está no 9º ano (do Ensino Fundamental). E a procura é crescente”, destaca o diretor do Curso Mauhel, Alex Santiago. Especialista na área, ele afirma que a tendência é de a carreira militar se tornar cada vez mais promissora e atraente, graças à melhoria das condições salariais e de trabalho.

Dentre as principais seleções no setor, estão os concursos para sargento da Aeronáutica, sargento do Exército, oficial da Aeronáutica (Academia da Força Aérea – AFA), Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), oficial da Polícia Militar e para soldados dos Bombeiros e da Polícia Militar. Além de outras opções como as de aprendiz de Marinheiro (cujas provas serão realizadas em abril), taifeiros da Aeronáutica (provas agora em março) e o de Fuzileiros Navais.

As inscrições para o concurso dos Fuzileiros Navais, com 1.275 vagas abertas, se iniciaram ontem e prosseguem até 14 de abril. A exigência para os candidatos é que sejam do sexo masculino, tenham pelo menos Ensino Fundamental completo, idade mínima de 18 e máxima de 21 anos e altura entre 1,54m e 2,00m.

A bolsa oferecida durante o curso, de 17 semanas, é de R$ 550,00 e, após a conclusão, o aluno é nomeado soldado fuzileiro naval, com remuneração inicial de R$ 1.100,00. Natal está entre as alternativas de distribuição após o curso. “Essa é uma proposta boa para quem tem apenas o 9º ano e quer uma oportunidade”, destaca Alex Santiago.

A regra geral na área militar, porém, já é de concursos sem restrição de sexo, com margem etária mais ampla e remunerações bem melhores. “Hoje há uma súmula do STF que entende com discriminação a limitação de idade. As Forças Armadas ainda adotam limitações, mas o Congresso deve decidir a esse respeito em breve”, espera o especialista.

Atualmente, a Epcar recebe alunos de 17 a 29 anos, a AFA até os 21, os concursos de sargentos até 24 anos, enquanto os de oficial e soldados da PM e dos Bombeiros até 30 e os demais, que exijam graduação, geralmente estão abertos para concurseiros de até 37 anos.

Mudança dentro dos quartéis
atrai concurseiros

Um serviço cada vez mais técnico em condições bem mais profissionais. A mudança na imagem da população em relação ao trabalho militar e às próprias Forças Armadas é uma das razões que vêm atraindo os candidatos para a carreira nessa área, aliada - é claro - aos benefícios comuns dos concursos públicos em geral: estabilidade e oportunidade de progressão salarial.

“Nos últimos anos melhorou muito a imagem da carreira militar. Hoje a relação salarial dos militares é uma das melhores. Atualmente, para você conseguir no mercado, apenas com o nível médio, um salário de R$ 3.200, que é a média do salário pago ao sargento por exemplo, é muito difícil, por isso que o ingresso nas Forças Armadas se tornou um atrativo. Além é claro da estabilidade”, reforça Alexa Santiago.

O diretor destaca que os aprovados já entram no Exército, Marinha, Aeronáutica ou Polícia Militar ganhando uma bolsa para o curso de formação e depois os rendimentos são ampliados, quando da posse nas funções definitivas. “E em todos os concursos que falamos, os aprovados podem seguir na carreira e chegar até o topo da hierarquia”, ressalta.

A orientação dos professores é que o melhor caminho, mais rápido e mais eficiente para crescer dentro das Forças Armadas é mesmo o aberto pelos concursos e que o serviço militar obrigatório não deve ser a prioridade na vida dos estudantes. “O tratamento, alimentação, estadia, acomodações, equipamentos, tudo mudou muito e melhorou bastante. E isso abrange desde a Polícia Militar, até as Forças Armadas.”

Em relação ao conteúdo exigido dos concurseiros, as disciplinas mudam de um cargo para outro, mas todos trazem a exigência básica de Português e Matemática. Atualmente o cursinho dirigido por Alex Santiago oferece turmas para oficial da Polícia Militar, soldado dos Bombeiros e da PM, e em breve abrirá turmas para sargento do Exército e da Aeronáutica.

“A demanda é crescente e não vai parar. Para os alunos, o fundamental é focar nas provas, no conteúdo exigido, nas bancas que realizam esses concursos e se preparar bem”, aconselha o diretor.
Procura feminina é crescente para
ingresso na área militar


Hoje a procura das mulheres pelos cursos preparatórios para a carreira militar já vem se igualando até mesmo à dos candidatos do sexo masculino. Em algumas turmas, como a de oficial da PM, elas chegam a ser maioria. A avaliação da direção do Mauhel é comprovada pela forte presença feminina nas salas de aula. Cíntia Rochelly, de 23 anos, e Maria Alexandra Xavier, 30, são dois exemplos dessa mudança no público.

“Ah, meu sonho é mesmo passar no concurso de oficial da Polícia Militar”, confirma Maria Alexandra. Ela vai estrear este ano nos concursos militares, pois até hoje só tinha concorrido para vagas na área de técnico em Nutrição. “O principal (na área militar) é realmente a estabilidade, por isso vou focar mais nessa área. Estou me preparando já há três meses”, revela.



Cíntia Rochelly também vem se qualificando para as provas de oficial da Polícia Militar, mas mantém um olho aberto no concurso de sargento da Aeronáutica. “Hoje, se você passa no vestibular, pode terminar o curso, mas não tem certeza que vai ter o emprego no final da sua formação”, observa.

A aluna frequenta cursos preparatórios nos turnos da manhã e da tarde e ainda estuda em casa no período noturno. “Acho que a preparação é bem diferente em relação aos outros concursos, porque é mais puxada a área militar, exige mais de Matemática, Português, e a competição é nacional”, aponta.

Os próximos concursos com editais a serem publicados, que “estão na agulha”, serão para oficial da Polícia Militar (em nível estadual em quase todo país), sargento do Exército, sargento da Aeronáutica e Academia da Força Aérea. “Todos esses devem ser publicados logo agora e as provas devem ocorrer entre junho e julho”, prevê o diretor do Mauhel.

FONTE: Tribuna do Norte
Jucurutu: polícia acredita ter achado
corpo de envolvido na morte de PM

Área onde o corpo foi localizado

Populares encontraram na manhã desta terça-feira (15) nas margens do Rio Piranhas, em Jucurutu, o corpo de um homem que aparenta ser de Vidaldo Miguel da Silva, que estava foragido da polícia.

Corpo em estado avançado de decomposição

Vivaldo fez parte do grupo criminoso que tentou praticar assalto na cidade de Jucurutu na semana passada e que em confronto foi baleado.

De acordo com as primeiras informações, do lado do corpo foram encontradas duas armas, sendo uma pistola ponto 40 e um revólver calibre 38 com capacidade para 6 tiros.

Tatuagem reconhecida como a mesma que
Vivaldo possuia na perna direita

O corpo estava em adiantado estado de decomposição, vestido com um short de cor verde estampado e camisa vermelha. Populares tiveram que espantar os urubus que estavam devorando os restos mortais.

O Major Cardoso, sub-comandante do 6º BPM esteve no local e reconheceu a tatuagem, que segundo ele á a mesma  que Vidaldo Miguel possuia na perna direita, porém para todo caso, deve-se esperar o laudo pericial do ITEP.

A polícia e o ITEP estão no local para fazer a remoção do corpo.
Declaração do Imposto de Renda
para servidores estaduais

GOVERNO DO RN DISPONIBILIZA DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS PARA SERVIDOR REALIZAR DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

Apesar do prazo para a apresentação da Declaração do Imposto de Renda ter iniciado no dia 1º de março, somente hoje (14) o Governo do Estado do Rio Grande do Norte disponibilizou para os seus servidores a Declaração Anual de Rendimentos de 2010.

Com essa Declaração Anual de Rendimentos, os funcionários públicos do Estado poderão realizar a declaração de Imposto de Renda normalmente.

A Declaração do Imposto de Renda seguirá até o dia 29 de abril do corrente ano e poderão ser entregues pela Internet ou por meio de Disquetes que deverão ser apresentados em agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, em horário de funcionamento das agências.

São obrigados a realizar a Declaração do Imposto de Renda 2011 pessoas que tiveram renda anual no valor de R$ 22.487,25 (vinte e dois mil, quatrocentos e oitenta e sete reais e vinte e cinco centavos), bem como pessoas que tiveram rendimentos isento não-tributáveis ou tributáveis na fonte de mais de R$ 40 mil.

Os servidores públicos do Estado poderão ter acesso às respectivas Declarações de Rendimentos através do endereço eletrônico:

CLIQUE ABAIXO: 

http://www.searh.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/searh/aplicativos/enviados/dirf.asp.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Crise financeira compromete
o Jornal Nominuto.com


O portal de Notícia NOMINUTO.COM divulgou uma carta  postada no próprio site que a empresa passa por dificuldades financeiras  e talvez encerre "virtualmente" suas atividades jornalísticas.

Confiram:

É com imensa tristeza que eu tenho de falar sobre a crise que se instalou no portal de notícias Nominuto.com. Desde a última sexta-feira, o portal está fora do ar cumprindo minha determinação para se refazer e entrar numa nova fase.

Pode ser o fim do Nominuto? Talvez. Afinal, este é o risco de qualquer empresa que enfrenta dificuldades financeiras e que está sujeita às intempéries de mercado. Eu tenho total consciência dos perigos que rondam minha empresa neste instante...

Diógenes Dantas - diretor e editor geral do Nominuto.com

Clique abaixo e eia a Carta completa:
Tremor de 2,5 graus é registrado na
região do Mato Grande no RN

Um tremor de magnitude de 2,6 graus na escala Richter atingiu a região do Mato Grande no último sábado (12), tendo como local do epicentro o assentamento Jerusalém, no município de Taipu, a 47 quilômetros de Natal. De acordo com a moradora da cidade Maria José Soares, foi sentido um abalo por volta das 13h. No dia 14 de janeiro desse ano foi registrado outro tremor de 2,5 graus no mesmo local.

O estudante Arthur Silva disse que sua câmera estava ligada e registrou o momento do estrondo. O coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN, Joaquim Mendes Ferreira, disse que até agora o maior tremor sentido no Nordeste foi de 5,2 graus na escala Richter e que não é possível fazer previsão de aconteça outros tremores assim.

Com um histórico de pequenos e grandes tremores de terra, o Rio Grande do Norte se apresenta como um local propício a novas ocorrências de abalos sísmicos, mas alguns desses não são perceptíveis à população. Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apesar de não ser possível prever a data e os locais exatos, a área com maior probabilidade de ocorrências está compreendido no limite da borda da Bacia Potiguar, região que abrange os municípios de João Câmara, Assú, Pedra Grande, Tabuleiro Grande e Poço Branco.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
VELÓRIO E SEPULTAMENTO
DO SD PM SMITH MORTO POR
BANDIDOS EM JUCURUTU

O sepultamento aconteceu na manhã desta segunda-feira  (14), às 09h00 da manhã no Cemitério Campo Jorge na zona norte em Caicó.


O comandante do 6º BPM, Coronel Cipriano de Almeida acompanhou todo trajeto auxiliando na condução da urna que transportava o seu soldado tombado em pleno serviço policial.


Cel. Cipriano de Almeida

Colegas militares ajudando na condução
do corpo do Sd PM Smith

A urna foi colocado em cima do carro do Corpo de Bombeiros e levado a Igreja Matriz de São José no Bairro Paraíba. Ali ocorreu a missa de corpo presente. Ao final, o cortejo fúnebre seguiu para o cemitério.

As honras militares anunciadas foram cumpridas na porta de entrada no cemitério. O caixão de Bruno Smith foi posto no chão, e Sete policiais perfilados e portando fuzis executaram três salvas de tiros, logo após entraram e quando já estavam na cova, foi executado pelo corneteiro do Batalhão, o toque de silêncio.



O SD PM Smith foi sepultado nesta manhã com honras Militares. Amigos e colegas de farda estiveram presentes prestando suas condolências e levando palavras de conforto a família do militar.
UM LUGAR  INVEJÁVEL
RECHEADO DE UM  RICO
ACERVO CULTURAL




Não propagamos o comércio "Pousada" em si, no entanto apresentamos a criatividade e a visão cultural desse senhor com pouco mais de 60 anos de idade que uniu várias coisas em um mesmo lugar.

Nossa equipe num rápido intervalo
tomando um cafezinho altas horas da noite

Em São Miguel do gostoso é muito comum depararmos com paisagens naturais belíssimas... Porém encontrar natureza e cultura juntas no mesmo âmbito não é em todo ou qualquer lugar que encontramos ao alcance de nossas mãos. Explico:

Major PM Alberto ao centro


Localizada em São Miguel do Gostoso, uma das praias mais paradisíacas do litoral potiguar, encontramos um lugar pra lá de aconchegante, trata-se de uma área de 130 hectares que tem como principal característica a exploração cultural.


É impressionante a diversidade de livros "alguns considerados raros" que se misturam nas divisões das estantes bem distribuídas numa ampla sala.

Vejam alguns: VOLTAIRE, PLATÃO, ARISTÓTELES, SOCRÁTES, MONTAIGNE, PASCAL, ROUSSEAU e outros, além de uma bela coleção de SIGMUND FREUD considerado o pai da psicanálise.

"Mas o que mais me chamou a atenção, talvez por minha condição profissional ou por fascino as histórias antigas, foi uma coletânea de fascículos abordando os crimes extraordinários de épocas." Sargento Sandra

Confiram alguns desses fascículos:

Os referidos fascículos foram divulgados na década de 70 como encartes numa revista da editora Abril. Fiquei impressionada com a riqueza que este senhor *´Delegado aposentado da Polícia Civil do RN nos apresentou. Mais de 4.000 livros e centenas de LPs com direito a ouvir-los em radiola.




Uma Coletânea de fascículos abordando os crimes extraordinários de épocas me chamou atenção. Exemplos:

Bonnie Parker e Clyde Barrow,



O história conta de maneira romanceada a história real de Bonnie Parker e Clyde Barrow, um jovem casal de assaltantes de banco e assassinos que aterrorizaram os estados centrais dos Estados Unidos durante a Grande Depressão no país.

No filme, onde atores interpretando Bonnie Parker e Clyde Barrow, foram quebrados diversos tabus e foi um campeão de bilheteria e crítica, muito popular entre a geração jovem dos anos 60. Influenciado pela nouvelle vague francesa, o filme é famoso tanto por sua montagem acelerada quanto por suas rápidas mudanças do tom da narrativa, passando rapidamente do humor para a violência mais exacerbada.

Polêmico em seu lançamento, por uma suposta glorificação de assassinos e pelo nível de violência na tela, a Warner Brothers tinha tão pouca fé no resultado da bilheteria que ofereceu a Beatty, produtor novato e grande incentivador para que ele fosse realizado, 40% da renda total ao invés do salário normal pago a um produtor. Seis anos depois, Bonnie & Clyde já havia rendido 70 milhões de dólares em todo mundo e transformado Warren Beatty em milionário.

Landru


Henri Désiré Landru

Henri Désiré Landru (12 de abril de 1869 – 25 de fevereiro de 1922) foi um assassino em série francês, que recebeu a alcunha de Barba Azul.

Nascido em Paris, após deixar a escola ele passou quatro anos no Exército. Ele seduziu uma prima e teve uma filha com ela, mas se casou com outra, dois anos depois, com quem teve quatro filhos. Sofreu um golpe financeiro, aplicado por um falso patrão, o que o enfureceu e provavelmente lhe serviu de inspiração. Em 1900 foi condenado a dois anos por fraude envolvendo viúvas. Foi a primeira de várias outras condenações.

Landru

Em 1914 Landru ficou viúvo e começou a trabalhar meio-período como comerciante de móveis. Nessa época ele resolveu colocar anúncios nos jornais de Paris buscando atrair viúvas para encontros com "intenção de matrimônio". Com a I Guerra Mundial, grande quantidade de homens se alistaram e eventualmente morriam durante o serviço militar, deixando muitas mulheres viúvas que Landru pretendia assediar.

Landru iniciou os assassinatos, provavelmente por estrangulamento. Depois queimava e desmembrava os corpos das vítimas.

De 1914 a 1918, Landru eliminou 11 vítimas: 10 mulheres e 1 filho adolescente de uma delas. Sem os corpos, as vítimas eram listadas como "desaparecidas" confundindo a polícia. Landru também usava uma grande variedade de lugares para atrair as mulheres, como se percebe nas correspondências com elas.

Em 1919, a irmã de uma das vítimas de Landru, Madame Buisson, denúnciou o desaparecimento da mulher. Ela não sabia o nome verdadeiro, mas conhecia a aparência do assassino. Com essas indicações a polícia chegou a Landru, mas sem conseguir provar os assassinatos pois não foram localizados os corpos. Somente encontrando os recortes dos anúncios e as correspondências enviadas e recebidas, inclusive para Madame Buisson, combinadas com outros documentos, foi que conseguiu propor a pena de morte para Landru.

Landru foi julgado em 11 de novembro de 1921 e sentenciado à morte pela guilhotina, três meses depois.

O Trem pagador
 
Um dos roubos mais espetaculares da história aconteceu no dia 8 de agosto de 1963 – há mais de  40 anos – e envolveu 16 pessoas no condado de Buckinghamshire, Inglaterra. Na ação, o bando levou de um trem postal a espetacular quantia de 2 631 784 libras esterlinas em notas miúdas – hoje em dia, o equivalente a cerca de 220 milhões de reais

Duas conhecidas gangues de Londres, a South West e a South East ("Sudoeste" e "Sudeste", em português) juntaram suas forças para pôr o crime em prática. Entre os bandidos, estavam um antiquário, um renomado cabeleireiro londrino, um ex-boxeador dono de uma boate e o dono de uma pequena editora. E, claro, o carpinteiro Ronald Biggs, que se tornou mundialmente famoso por ter se refugiado no Brasil.

Os ladrões descobriram que um trem do correio recolhia os depósitos de bancos da Escócia e os levava para a capital inglesa. Eles estudaram a rota e os horários da locomotiva, além de escolher a dedo a data do crime: o dia seguinte a um feriado bancário, quando o trem carregaria os depósitos de dois dias.

Por volta das 3 e meia da manhã, o trem passava por uma região conhecida como Sears Crossing. Lá havia uma sinaleira que, ao acender uma lanterna de cor âmbar, indicava parada obrigatória cerca de 1 quilômetro adiante nos trilhos – os ladrões simularam a luz de alerta e tomaram de assalto o trem (veja infográfico).

O maquinista foi obrigado a levá-los à próxima estação, onde foi descarregado o dinheiro. Acuado pela ação da polícia, o grupo abandonou às pressas o esconderijo, contratando um comparsa para limpar os rastros. No entanto, o faxineiro se limitou a surrupiar metade da dinheirama. Detalhe: o traidor nunca foi localizado pela polícia. A Scotland Yard descobriu impressões digitais nos quatro cantos da casa, o que facilitou a identificação dos assaltantes.

Menos de um mês depois, a maior parte da gangue já freqüentava a fila do bandejão do presídio mais seguro da Inglaterra. Depois de passar quase dois anos encarcerado, em 8 de julho de 1965, o ex-carpinteiro Biggs, corrompendo funcionários da penitenciária, conseguiu escapar da prisão. Depois da fuga, viveu na Austrália por três anos. Com medo de ser reconhecido, escapou para o Panamá e voou, em 1970, para o Rio de Janeiro.

Curiosidade:

"Meu pai já não tinha mais um centavo, pois havia gastado tudo fugindo pelo mundo"

Diz Michael Biggs, o Mike, que também virou celebridade ao integrar, na década de 80, a banda infantil Turma do Balão Mágico. Mike, filho de Ronald com a dançarina Raimunda de Castro, foi quem salvou o pai das garras da polícia britânica. Pela lei, nenhum estrangeiro pode ser extraditado se tiver um filho com uma pessoa de nacionalidade brasileira.

Depois de viver por mais de 30 anos no Brasil, Biggs decidiu se entregar às autoridades britânicas em maio de 2001. Lá, foi para a prisão de Belmarsh, de segurança máxima, em Londres, e cumpre 55 anos de pena. "Aqui na Inglaterra, não há prescrição de crime", afirma Mike Biggs. "Mas meu pai,

NOTA DO BLOG: Postamos esta matéria por julgá-la interessante. Conheci este lugar durante o período de carnaval quando me encontrava de patrulheira do meu comandante Major PM Alberto Silva quando fiscalizava a área do litoral norte do estado e cidades circunvizinha. Talvez pelo fato dos conteúdos me chamarem a atenção devido meus interesses policiais como profissional. Lembrando que o Proprietário nos deixou a vontade para qualquer interesse pelo local no sentido “pesquisas”, inclusive se colocou a disposição para vir a nossa escola de Formação de Soldados ministrar uma palestra para os mesmos.

3º SGT PM Sandra