sábado, 9 de abril de 2011

GOVERNADORA PRETENDE
IMPLANTAR PROJETOS NA ÁREA
DE SEGURANÇA PÚBLICA

”Na manhã deste sábado (9), a governadora Rosalba Ciarlini informou que até o fim deste mês o projeto Ronda do Cidadão estará implantado em Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal. A ideia é promover uma maior interação entre a polícia e comunidade e gerar um atendimento mais eficaz nas ocorrências.

“Desde o início do governo, a Secretaria de Segurança Pública vem fazendo um levantamento para conhecer os pontos mais críticos. Todos os dias vemos notícias tristes de violência e, agora, estamos com um mapeamento para atuarmos com inteligência”, conta a governadora.

Ronda do Cidadão:

Rosalba Ciarlini explicou que o Ronda do Cidadão é semelhante aos projetos existentes em outros estados, como a Ronda no Quarteirão do Ceará. “Tivemos que adaptar a nossa realidade. Mas, a partir de agora, teremos uma maior interação entre as bases policiais. Inicialmente, vamos ter o projeto piloto em Nossa Senhora da Apresentação. Em breve, outras áreas serão beneficiadas”, disse.

Outro projeto na área de segurança pública é o Sertão Seguro.

A partir de junho, uma companhia ligada ao Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE) irá desenvolver um trabalho itinerante em vários municípios do interior. O objetivo é combater a onda de violência nas cidades com pouco policiamento.

Questionada pelo Portal Nominuto.com quando o Estado terá condições de contratar novos policiais, a governadora reconheceu a necessidade, no entanto, comentou que ainda está sendo planejamento para isso.

“Sabemos que é preciso de mais homens na rua para combater a criminalidade. Contudo, temos que resolver problemas como a falta de equipamento de trabalho. Para se ter uma idéia, a polícia conta com apenas 200 coletes para um universo de 9.400 policiais. Então, tudo é um processo que requer paciência”, enfatizou Rosalba Ciarlini.

 INFORMAÇÕES: NOMINUTO.COM
Presa dupla que teria vendido arma
para autor de massacre no Rio

SÃO PAULO - Estão presos, desde as 19 horas de sexta-feira, 8, dois homens apontados pela polícia como os que venderam uma das armas utilizadas por Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos, autor do massacre, com 12 estudantes mortos, dentro da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, zona oeste da cidade, na manhã de quinta-feira, 7.

O chaveiro Charles Souza dos Santos e o desempregado Isaías da Silva foram detidos por policiais militares do 21º Batalhão, de São João de Meriti (Baixada Fluminense), no bairro de Santa Cruz, zona oeste do Rio.

A prisão se deu após os PMs serem informados por uma terceira pessoa sobre a conversa entre Charles e Isaías na qual a dupla afirma que a arma vendida para o 'Sheik' (apelido de Wellington) estava 'afiadinha'.

O revólver calibre 32 teria sido vendido por R$ 260,00, mas Charles e Isaías teriam ficado apenas com R$ 30 cada. O nome fornecido pela dupla ao delegado Felipe Renato Ettore, titular da Divisão de Homicídios (DH) do Rio, como sendo o do dono do revólver aparece nos dados da polícia como desaparecido ou morto. O outro revólver está com a numeração raspada.

A polícia agora espera conseguir junto à justiça um mandado de prisão para os dois rapazes presos. A reportagem do estadão.com.br tentou conversar nesta madrugada com o delegado Felipe Renato, mas ele não estava na DH e sim em diligência na rua.

FONTE: O Estadão

SALDO DA TRAGÉDIA DE REALENGO

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Aniversariante do Dia
Sd PM Jailson da 2ª CIPM
João Câmara/RN

Felicidades e muitos anos de vida!
São os votos do nosso Blog
Diário de Polícia
SARGENTO ALVES E A PEC 300


Sargento Alves, policial militar há 18 anos, no dia 7 de abril de 2011, impediu que a tragédia em uma escola do Rio de Janeiro tomasse dimensões sem limites. Sua ação rápida e eficaz tirou de circulação um maníaco descontrolado, poupando muitas vidas de inocentes.

O fatídico 7 de abril de 2011 será lembrado para sempre como o dia em que um maníaco tirou a vida de inocentes estudantes. Todo o ano a imprensa brasileira fará menção ao episódio que banhou de sangue uma escola do Rio de Janeiro.

Em virtude desse fato não posso deixar de mencionar que a tragédia poderia ter sido muito maior e por isso quero fazer referência a um policial militar, o sargento Márcio Alexandre Alves, do Batalhão de Policiamento Rodoviário. A imprensa escreve que ele “se transformou em herói”.

Ele sempre foi herói. Se ocorressem mil ações em que vidas estivessem na iminência de se esvaírem ele entregaria a dele para resgatá-las. E nesse dantesco 7 de abril coube a um famélico policial, garantidor da liberdade dos cariocas, essa atuação renomada de tirar de circulação um louco que tinha o objetivo de eliminar quantas crianças fosse possível.

Foi uma tragédia sem precedentes, que jamais será esquecida por nós brasileiros e por todo o mundo. Mas essa tormenta poderia ter sido muito maior. A ação desprendida do Sargento Alves, que já nasceu herói, ao neutralizar para sempre um atormentado mental, evitou que essa angústia fosse de dimensões muito maiores, talvez triplicadas. O que estava em jogo não era a sua vida mas a de indefesas crianças. Deus protegeu a vida do policial.

Dentro em breve, as pessoas esquecerão esse momento de dor. Agora, a cada ano, homenagens justas serão feitas aos infantes adormecidos. Sargento Alves será esquecido. Um bravo que já nasceu herói, como todos os profissionais da segurança pública que como ele lutam diariamente para sobreviver, dia após dia, diante da inércia do estado que os abandona ao léu, remunerando-os com um salário de fome.

E foi justamente pelas mãos do Sargento Alves, policial militar há 18 anos, da Corporação que tem um dos mais baixos salários do Brasil, que a dor dos brasileiros deixou de ser maior. Um policial que sonha e merece ter o piso salarial nacional (PEC 300) como uma realidade em sua vida. Ele faz jus e merece ser enaltecido pelo trabalho heróico que desenvolve. Como todos os demais.

Só os governos não querem ver a magnitude do trabalho desses heróis anônimos reconhecida. Uma senhora, Giudete de Vasconcelos, que tem três netas naquela escola, falou pessoalmente ao Sargento Alves: ‘Em uma hora dessas, temos que dar valor a esses profissionais. O meu neto poderia ter sido atingido, mas ele está bem em casa. Ele é um herói’.

Alves, envolvido pela dor das crianças assassinadas, desabafou: ‘tenho tristeza por essas crianças, tenho filhos, mas também tenho um sentimento de dever cumprido. A tristeza não vai sair fácil da nossa memória, mas cumpri a minha parte. Se eu tivesse chegado 5 minutos antes, talvez tivesse evitado muita coisa’.

O governador Sérgio Cabral, administrador de um dos mais ricos estados do Brasil, como sempre, se resumiu em dizer que o nosso Sargento Alves foi um herói. Ele sempre foi herói. Pelas suas ações, por esta do dia 7 e pela abnegada atitude em servir a um estado que deixa à míngua os seus valentes.

Falta ir além, governador. Policial sente fome. Tem família. Quer dignidade. Vá além das palavras. O piso salarial nacional dos bombeiros e policiais, a PEC 300, está travada na Câmara dos Deputados. Movimente-se para aprová-la. Saia da inércia, Sérgio Cabral. O nosso Sargento Alves, policial brasileiro, merece a PEC 300.

FONTE: CAPITÃO ASSUNÇÃO
Acusado de latrocinio em Currais
 Novos morreu eletrocutado na Bahia

Josinaldo da Silva, 40 anos

A policia Civil de Currais Novos confirmou a morte de um homem que praticou um latrocínio em Currais Novos há anos atrás.

O Acusado de nome Josinaldo da Silva, 40 anos que era natural da cidade de Boqueirão no Paraíba morreu vitima de descarga elétrica no dia de 17/11/2010 na cidade de:Luiu na Bahia (sudoeste da Bahia) ele era foragido do Presídio serrotão de Campina Grande e acusado de matar a anos atrás o comerciante Currais-Novense Francisco Ubaldo sobrinho, com um golpe de faca desferido no pescoço,.

Pelo que obtivemos de informações, Josinaldo da Silva trabalhava para um fazendeiro e conduzia um carro F-4000 de cor cinza placas JQL-0498 BAHIA, carregado de gado quando teria sofrido uma descarga elétrica e teria morrido no local. Esse homem era procurado por vários crimes no estado da Paraíba.

Fonte: GTC de Mossoró
BPCHOQUE CELEBRA UM ANO EM CLIMA
 DE COMOÇÃO POR TRAGÉDIA NO RJ


O Batalhão de Policia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar do Rio Grande do Norte celebrou nesta quinta-feira (7) seu primeiro ano em clima de comoção, pela tragédia ocorrida no Rio de Janeiro, quando um atirador entrou numa escola, matou pelo menos doze crianças e suicidou-se, após ser abordado por um sargento PM.

Decretado luto oficial no Brasil por três dias, pela presidenta Dilma Rousseff, as bandeiras estavam a meio-mastro e um minuto de silêncio foi pedido, pelo comandante geral da corporação, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, que externou sua solidariedade aos parentes e amigos das vítimas, ressaltando que todos que ali estavam deveriam pedir proteção a Deus, para que nada semelhante aconteça novamente.

O coronel Araújo homenageou o BPChoque lembrando que, ainda quando tenente, trabalhou na antiga unidade que há um ano transformou-se em Batalhão, exatamente um dia depois que ele assumiu o mais alto posto da corporação.

O comandante geral ressaltou o trabalho desenvolvido pela unidade, que surgiu subordinada ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), e fez uma menção especial às mulheres que integram o Batalhão de Polícia de Choque. Três policiais foram homenageados pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

Autoridades civis e militares, além de parentes e amigos dos policiais, participaram da solenidade, que chamou a atenção de dezenas de curiosos que passavam pela rua Miguel Castro, no bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal.

Por causa do luto oficial decretado no País, a banda de música da Polícia Militar, apesar de estar no evento, não executou nenhuma música e ao final, o desfile que era esperado com ansiedade, principalmente pelos convidados, também foi cancelado.

BLOG: GTC de Mossoró
Presidente Dilma Rousseff chamou de
 "herói" o sargento Alves


O governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, prestou solidariedade às famílias das vítimas na tragédia que aconteceu hoje na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na capital fluminense. Cabral deu a declaração em coletiva, que teve início às 12h15, na quadra de esportes da escola, ao lado do prefeito da capital, Eduardo Paes. O governador do Rio afirmou que falou com a presidente Dilma Rousseff a respeito do episódio e chamou de "herói" o sargento Alves, policial que, de acordo com ele, trocou tiros com o atirador que invadiu o centro educacional e matou estudantes. Paes, por sua vez, afirmou que a escola não será fechada, mas que as aulas estão suspensas.

Segundo Cabral, Alves, junto com outros policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), apoiava a fiscalização do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), quando duas crianças feridas avisaram sobre o atentado.

O sargento foi ao local e atingiu com um tiro uma perna do suspeito, Wellington Menezes de Oliveira, que depois teria se matado com um disparo na cabeça. O governador referiu-se ao atirador como "psicopata" e "animal". "O sargento foi um herói. O atirador já estava preparado para continuar os disparos", afirmou.

O governador contou que o atirador estudou na escola cerca de quatro anos. Ele teria ido até lá hoje para pegar seu currículo escolar. Oliveira conversou com uma professora, que o reconheceu, e depois seguiu em direção as salas de aula, onde começou os disparos. O governador informou que a polícia irá investigar como o atirador tinha tanta experiência com armas e onde ele as conseguiu, juntamente com a munição.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, também iniciou sua fala solidarizando-se com as vítimas e as famílias. O prefeito informou que a escola terá as aulas suspensas e que equipes da Secretaria de Educação trabalharão para normalizar a situação na instituição. Paes disse que a escola não será fechada após a tragédia, mas ressaltou que "Um lugar feito para construir sonhos foi transformado num pesadelo, num inferno".

FONTE: Estadão

quinta-feira, 7 de abril de 2011

BOA NOITE BRASIL!
PAZ, MUITA PAZ!
CHORA BRASIL
"Por nossos brasileirinhos mortos
 no massacre em Realengo"

BLOG DIÁRIO DE POLÍCIA
Carta de Wellington mostra semelhança
 com terrorista do 11 de setembro


Wellington Oliveira, de 24 anos
FOTO: O DIA
Assim como o bilhete do atirador, documento do homem que sequestrou o avião que atingiu o WTC, em Nova York, citava palavras de religão e fazia pedidos para funeral.

Rio - A carta deixada por Wellington Oliveira, de 24 anos, que matou pelo menos 12 pessoas da escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, Zona Oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira, e que O Dia teve acesso com exclusividade, mostra algumas semelhanças com outra carta, escrita há dez anos por um outro assassino.

Em 11 de setembro de 2001, o terrorista Mohammed Atta, que sequestrou e atirou um avião contra o World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos, também deixou um documento no qual, assim como Wellington, dá instruções, cita pedidos para o funeral, religião ("bons mulçumanos" e "fiel seguidor de Deus"), "pessoas impuras" e mulheres.

Veja a carta do terrorista Mohammed Atta:

“Em nome de Deus todo-poderoso, isso é que eu quero que aconteça depois da minha morte. Meu nome é Mohammed, filho de Mohammed al Amir Awad al Sajjid, creio em Maomé como o mensageiro de Alá e sei que com o tempo não restarão dúvidas a respeito e Alá ressuscitará aqueles que estão em suas covas. Quero que a minha família, e quem mais leia este testamento, tema a Alá todo-poderoso, não seja enganado pela vida e siga a Alá e a seus profetas, se tiver fé. Em minha memória, quero que façam o que o profeta Ibrahim pediu a seu filho, morrendo como um bom muçulmano. Quando eu morrer, desejo que quem herde minhas posses siga estas instruções:

1 – Quem for me sepultar deverá ser um bom muçulmano, já que vai me preparar para Alá e a Sua Misericórdia.
2 – Quem for me sepultar deve fechar meus olhos e rezar para que eu suba aos céus. Deve me vestir com roupas novas e não me deixar enterrar com as roupas com que morri.
3 – Ninguém deve chorar por mim, gritar ou rasgar suas roupas ou bater no próprio rosto – esses são gestos tolos.
4 - Ninguém que no passado não tenha se dado bem comigo deve me beijar, visitar ou se despedir de mim depois que eu estiver morto.
5 – Nem mulheres grávidas nem pessoas impuras devem se despedir de mim - eu não quero isso.
6 - Mulheres não devem rezar pelo meu perdão. Não serei responsável pelos sacrifícios de animais após o meu enterro - isso iria contra o Islã.
7- Quem me velar deverá pensar em Alá e rezar para que eu esteja com os anjos.
8- Aqueles que lavarem meu corpo devem ser bons muçulmanos. E não deve haver pessoas demais, a não ser que seja absolutamente necessário.
9 – Aquele que lavar meus genitais deverá usar luvas, para que eu não seja tocado naquela região.
10 - Minhas roupas devem ser de três peças de material branco, contato que não seja seda ou qualquer outro material muito caro.
11- Mulheres não deverão presenciar meu enterro ou visitar meu túmulo em qualquer outra data mais tarde.
12 - Meu enterro deve transcorrer em um clima de calma. Alá avalia e concede o descanso se baseando em três aspectos: a leitura do Corão, o funeral e se o morto foi enterrado com devoção. Meu enterro deve ser conduzido com rapidez, em uma reunião em que muitas pessoas possam rezar por mim.
13- Quero ser enterrado ao lado de outros bons muçulmanos, com meu rosto voltado para Meca.
14- Quero ser deitado sobre meu lado direito. Deverão jogar a terra sobre meu corpo por três vezes, recitando as palavras: “Você vem do pó, você é o pó e ao pó retornará. E do pó renascerá um novo homem.” Após isso todos devem adorar o nome de Alá e testemunhar que morri como um muçulmano acreditando na religião de Deus. Todos que participarem de meu enterro deverão rezar pelo meu perdão.
15- Quem estiver presente em meu enterro deve passar uma hora perto de minha cova, para que eu possa aproveitar sua companhia; um animal deve ser sacrificado, e a sua carne distribuída entre os necessitados.
16- Existe um costume de se pensar nos mortos a cada quarenta dias ou anualmente se pensar nos mortos. Não gostaria disso, já que não corresponde aos ritos islâmicos.
17- Em meu enterro ninguém deverá levar talismãs como provérbios. Isto é superstição. Prefiro que usem o tempo rezando para Alá.
18- Os bens que deixo deverão ser divididos como dizem as regras islâmicas - como Alá os distribuiu a nós: um terço para os necessitados e os pobres. Meus livros devem ir para uma mesquita. Meu testamento deverá ser executado por um líder sunita. Ele também deve ser meu conterrâneo. Deve ser alguém que siga as mesmas tradições que eu segui. Caso a cerimônia não respeite a fé islâmica, punam os culpados. Os que eu deixo para trás devem temer a Alá e não acreditar nas tentações da vida - devem pedir a Alá e ser bons fiéis. Os que não seguirem as instruções contidas em meu testamento ou contrariarem as regras da minha fé, responderão.

Agora vejam a carta deixada por Wellington:

Foto: Reprodução
 
Trecho final da carta que mostra a assinatura do assassino
Foto: Reprodução

Mulçumanos negam influência
islâmica de Wellington

O presidente da União Nacional das Entidades Islâmicas do Brasil, Jamel El Bacha, negou, nesta quinta-feira, que o atirador Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, que atacou estudantes e funcionários de uma escola municipal no Rio de Janeiro, tenha vínculos com a representação e a religião muçulmana. Em nota oficial, a entidade condenou o crime e chamou o ato de “insano e inexplicável”.

“[Em relação às informações sobre] uma possível vinculação desse cidadão com a religião islâmica, depois desmentidas [por pessoas próximas a Oliveifra], reafirmamos que ele não é muçulmano e não tem qualquer vínculo com as mesquitas e sociedades beneficentes mantidas pela comunidade em todo o Brasil”, diz a nota oficial.

OBS: Infográfico mostra todo o massacre passo a passo - Entenda melhor acessando a página abaixo.


FONTE: O DIA Online


13  mortos no massacre em Realengo

Rio - Subiu para 13 o número de crianças mortas no atentado ocorrido, na manhã desta quinta-feira, na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, Zona Oeste da cidade. Além dos mortos, mais de 20 alunos ficaram feridos no atentado feito pelo jovem Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos, ex-aluno do colégio.

.Crianças atingidas são levadas para hospitais da região
Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia

No final da tarde desta quinta-feira, a Polícia Civil divulgou uma lista parcial de vítimas fatais identificadas no Instituto Médico Legal (IML). São eles:

1- Karine Chagas de Oliveira, 14 anos
2- Rafael Pereira da Silva, 14 anos
3- Milena dos Santos Nascimento, 14 anos
4- Mariana Rocha de Souza, 12 anos
5- Larissa dos Santos Atanázio, (aguardando documento)
6- Bianca Rocha Tavares, 13 anos
7- Luiza Paula da Silveira, 14 anos
8- Laryssa Silva Martins, 13 anos
9- Géssica Guedes Pereira (aguardando documento)

Alguns dos feridos também foram identificados. São eles:

Patrick da Silva Figueiredo, de 14 anos, estudante do 7º ano, Bruna Vitória , 14 anos, Renata Gomes, 13 anos, Brenda Rocha Tavares, idade não identificada e Gustavo Pires Damasceno, de 6 anos. Os alunos Igor Moraes, Thayane Tavares Monteiro e Luan Vitor, ambos com 13 anos, estão internados em estado grave.
Cenas de horror em Realengo


Na manhã desta quinta-feira, 7 de abril, um jovem de 24 anos entrou na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, Zona Oeste da cidade, dizendo ter sido convidado para dar uma palestra aos alunos. Ele subiu três andares do prédio e entrou numa sala onde 40 alunos da nona série assistiam a uma aula de Português, abrindo fogo contra os estudantes com idades entre 12 e 14 anos.

Testemunhas relatam um verdadeiro massacre. Wellington Menezes de Oliveira teria mirado contra a cabeça dos estudantes, com a clara intenção de matá-las. Quase trinta alunos foram baleados e mais de 10 morreram. Após o ataque, o assassino deixou uma carta de de teor fundamentalista no local. O texto continha frases desconexas e incompreensíveis, com menções ao Islamismo e até mesmo práticas terroristas. Em seguida, ele se matou dando um tiro na própria cabeça.

Alunos, professores e funcionários da escola acreditam que mais de cem disparos foram efetuados. Wellington, um ex-aluno do colégio, estava armado com dois revólveres e recarregou a arma durante a ação. O imenso barulho também assustou a vizinhança, que ainda ouviu os gritos de horror das crianças que, ensanguentadas, correram às ruas em busca de socorro.

Parentes e amigos de vítimas se
desesperam  com tragédia em Realengo
Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Rapidamente uma multidão se formou em frente à escola. Em desespero, familiares e amigos tentavam ajudar as crianças e identificar as vítimas, ao mesmo tempo que tentavam entender os motivos do massacre.

O ministro da Educação, José Haddad, considerou este um dia de luto para a educação brasileira. Com a voz embargada, a presidente Dilma Roussef se disse chocada e consternada com o episódio e, com lágrimas nos olhos, pediu um minuto de silêncio pelos "brasileirinhos que foram retirados tão cedo de suas vidas e de seus futuros".

FONTE: O dia/online
Massacre em Realengo

Uma tragédia abalou o Rio de Janeiro e surpreendeu o Brasil nesta quinta-feira pela manhã. Um homem identificado como, Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, entrou numa escola do Rio de Janeiro atirando e matou 13 estudantes na faixa de 9 a 14 anos. Salientando que este número poderá ou não aumentar, pois existe adolescentes internados no hospital com estado de saúde gravíssimo.

A escola Tasso da Silveira fica no bairro de Realengo, zona oeste do Rio, e cerca de 400 alunos estavam nas salas de aula. Ele já começou atirando no pátio da instituição, usando dois revólveres e carregadores rápidos.

Houve pânico e os alunos saíram em debandada pelas ruas. Os que estavam nos andares de cima se esconderam nas salas. Seis das crianças atingidas foram levadas para o hospital por um pai de aluno, numa picape acompanhada pelos bombeiros.

As vítimas foram encaminhadas primeiro para o hospital Albert Schweitzer, próximo à escola. Depois foram usados seis helicópteros para transportar as vítimas para outros hospitais da cidade. Existem mais 22 pessoas feridas, entre alunos, professores e funcionários.

A BandNews localizou a irmã adotiva do atirador. Ela disse que Wellington era muito estranho, não tinha amigos, não saía de casa, passando o dia na internet, em sites sobre islamismo e terrorismo. Nos últimos meses, deixou a barba crescer e mudou de casa.
Comandante da PM consulta
PGE sobre convocação de suplentes

Comandante sinaliza para convocação dos 800 suplentes

Boa notícia aos 800 suplentes do último concurso para soldado da PM. O comandante geral da tropa, cel. Francisco Araújo fez uma consulta formal sobre a possiblidade de convocação desses homens e mulheres. A notícia foi postada ontem, no blog do comandante.

Confiram:

“Hoje estava lendo os comentários publicados no Blog e observei alguns enviados pelos remanescentes do Curso para Provimentos de Vagas no Cargo de Soldado, instituído pelo Edital nº 001/2005-CFSd/DP/PMRN. Gostaria de Informar a todos os interessados, que foi formalizada uma consulta a Procuradoria Geral do Estado e no momento estamos aguardando um posicionamento do órgão jurídico competente, acerca da plausibilidade legal da convocação dos candidatos remanescentes. Somente após o recebimento do parecer da PGE poderemos prosseguir às fases subsequentes do certame.”

A notícia demonstra o desejo do comandante em chamar os suplentes para as fileiras da tropa. A PM precisa de novos homens. A sociedade, mais ainda deles. O endereço do blog do cel. Araújo é www.cmtgeralpmrn.com

FONTE: Blog GTC de Mossoró
PM e Hatmo são parceiras




A Polícia Militar e a ONG Hatmo (Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea) juntaram forças em prol do bem comum na tarde de ontem, em confraternização no Clube de Oficiais da PM, no Tirol.

O objetivo da reunião foi firmar o apoio mútuo, definir objetivos e conscientizar sobre a importância do trabalho voluntário. Estiveram presentes no chá filantrópico, integrantes da Hatmo, oficiais femininas da PM e as esposas dos oficiais.

A PM convidou a Hatmo para que ambas possam discutir formas de se ajudar. “A ONG tem menos de um ano, e já conta com cerca de 130 pessoas cadastradas como voluntárias. A PM teve a sensibilidade de também abraçar essa causa”, disse Suzana Lebedour, diretora de captação da Hatmo. Segunda ela, a parceria é também forma de mostrar uma faceta mais humana da instituição policial militar, geralmente mostrada de forma dura para a sociedade.

A Major PM Tereza, representante da PM na ocasião, afirmou que a corrente solidária vai possibilitar a obtenção de recursos para atender necessidades diversas da ONG, como doações de muletas, cadeiras de rodas, remédios, alimentos, e material escolar, além de da realização de oficinas, reforço pedagógico, e atividades lúdicas. Para ajudar a Hatmo, também se pode cadastrar como doador voluntário de medula óssea.

Fonte: Tribuna do Norte
VALE REFEIÇÃO SERÁ ESTENDIDO AO INTERIOR DO ESTADO - AFIRMOU O COMANDANTE GERAL DA PM/RN

Muito questionado em seu blog acerca da expansão do vale refeição ao interior do Estado, o Comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Araújo, afirmou que essa era uma de suas metas na sua Gestão no Comando da PMRN.

Para o Comandante Geral, o vale refeição faculta aos policiais a opção de realizar suas refeições, durante o serviço operacional diário, onde for mais conveniente ao policial, garantindo uma refeição de melhor qualidade.

Ainda segundo o Coronel Araújo, "em breve será iniciado um processo licitatório no intuito de garantir o direito aos policiais militares, quando de serviço operacional, de realizarem suas refeições regulares mediante a apresentação do "vale refeição" nos estabelecimentos devidamente credenciados", afirmou o Comandante Geral em seu blog, pedindo um pouco de paciência aos policiais lotados no interior do Estado.

Vale refeição

Os tickets refeição já são distribuídos diariamente aos policiais militares da região metropolitana do Estado no valor de R$ 6,00. Apesar do valor ainda não ser suficiente para uma refeição, muitos estabelecimentos o recebem como valor maior, garantindo ao policial melhores locais para se alimentar. Estabelecimentos de renome como o Pittsburg, Bob's, Pé-de-moleque, entre outros, já aceitam o vale refeição como forma de pagamento.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL 
PRÓXIMO A POÇO BRANCO/RN



Na manhã desta quarta – feira (6) por volta das 9h30m um acidente automobilístico ocorrido na rodovia que liga a BR 406 a cidade de Poço Branco/RN, local conhecido como Sítio Ubiratan, perímetro pertencente à cidade de Taipú/RN, fez vítima fatal o condutor do caminhão Mercedes 1113 de placa HQR – 0644 conduzido por Erivan Rodrigues da Silva (44), popularmente conhecido por “Bibí” residente em Poço Branco/RN para onde estava se dirigindo com carregamento de mandioca.

As causas aparentes do acidente ainda são desconhecidas, porém, a Perícia Técnica do ITEP após breve inspeção, constatou irregularidades nos pedais de controle que apresentavam amarras como “gambiarras” e o volante girando livremente.

O Sargento PM Batista esteve com sua equipe policial isolando o local do acidente até a chegada da Polícia Técnica de Polícia. Em companhia da vítima vinham mais três trabalhadores do caminhão identificados por Ricardo que sofreu apenas escoriações, e o colega Carlos Alexandre com ferimento na região abdominal.


Um dos sobreviventes do acidente após receber os primeiros socorros voltou ao local e concedeu entrevista ao repórter Evanuel Ataliba que transmitiu ao vivo para a 89 fm de João Câmara/RN. Segundo conta, não sabe precisar o que teria motivado o acidente, só lembra que o caminhão ficou desgovernado e tomando direção a ribanceira.

FONTE: Blog de Evanuel Ataliba
MOTO ROUBADA E APREENDIDA NA BR 406
SERÁ DEVOLVIDA AO PROPRIETÁRIO

Referente e a matéria postada anteriormente pelo nosso blog a tarde de terça (5), voltamos para fazer esclarecimento sobre a moto dirigida por Leleu, uma Honda CG 125 de placa MXI 1571 de cor rôxa que até então não sabíamos informar a procedência da mesma, finalmente descobrimos que tratava-se de roubo.

Foto: Evanuel Ataliba

A referida moto pertence a pessoa de José Francisco da comunidade de Samambaia município de Poço Branco/RN. O suspeito do delito é Francisco Willame Barbosa (Leleu) que já tem passagens por outras práticas delituosas encontra-se detido na delegacia de Polícia Regional de João Câmara.

Lembrando que Leleu foi abordado pelos policiais militares, Cavalcante, Márcio e Henrique após ter sido flagrado dirigindo descontroladamente na BR 406. Leleu como é conhecido, ao perceber que a viatura se aproximava perdeu o controle da moto e desceu o barranco.

Com pequenas escoriações foi conduzido ao hospital regional da cidade pela própria guarnição de serviço que após alguns minutos receberam mensagem pelo rádio comunicando o assalto de uma motocicleta com as mesmas características da encontrada com o suspeito. “Leleu” recebeu voz de prisão ainda no hospital e se encontra detido na delegacia de polícia local, onde será lavrado o fragrante do delito e a chegada da vítima para o reconhecimento, a quem a moto será devolvida.

NOTA DO BLOG: Parabéns aos policiais militares, Cavalcante, Márcio e Henrique, pela rápida ação, que de imediato recuperaram a moto da vítima, e ainda tirou de circulação o infrator que agora se encontra a disposição da justiça.
Maior assaltante de banco do Nordeste
foi preso em Campina Grande/PB

A Polícia Civil apresentou na tarde desta segunda-feira (4), em Campina Grande, Gilson Marques Mendes Madureira, 33 anos, acusado de chefiar uma quadrilha responsável por cerca de 15 explosões a agências bancárias, nos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Maranhão e Rio Grande do Norte.


Bando atuava em todo NE

 Em poder dele, foram apreendidos dois automóveis de luxo, dois revólveres, 15 celulares, cerca de R$ 1 milhão em jóias, munições, chips de celulares e documentos. Gilson usava uma carteira de identidade falsa em nome de Jhony de Sousa Oliveira.

Fábia Sousa Oliveira, esposa de Gilson, e Tiago Dantas, de 25 anos, também foram presos em cumprimento a mandados de prisão preventiva expedidos pelo juiz Keops Vasconcelos. Durante a “Operação TNT”, foram cumpridos 11 mandados de prisão e de busca e apreensão, sendo que o restante do grupo já estava preso em penitenciárias como PB1 e no Complexo do Serrotão.
O Delegado Regional da Polícia Civil, Wagner Dorta, explicou que eles vão responder pelos crimes de assaltos, roubo qualificado, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Entre as agências bancárias assaltadas pela quadrilha, constam as de São Mamede e Santa Cecília, na Paraíba, e o banco do município de Santa Maria do Camucá, emPernambuco.

Milionário

Wagner Dorta acrescentou que o patrimônio de Gilson Madureira, que residia no bairro do Mirante, em Campina Grande, ultrapassa a quantia de R$ 4 milhões. “Durante as investigações conseguimos gravações e bastante provas do envolvimento dele com esses assaltos. Ele às vezes dava o apoio logístico de armas, equipamentos e até homens às ações criminosas”, informou o delegado.

O delegado da Especializada em Roubos e Furtos (DRF), Henry Fábio, esclareceu que Gilson atuava com uma construtora e, a partir dela, coordenava as ações. Os três acusados devem ser encaminhados para o Complexo do Serrotão.

Fonte: Secom-PB - retirado: Catolé News

terça-feira, 5 de abril de 2011

Polícia Militar institui carreira única

O Governador do Estado de Rondônia, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 65° da Constituição Estadual, adota a seguinte medida.

Art. 1º Fica instituída a carreira única da Polícia e Bombeiro Militar de Rondônia a qual incia- se como soldado e encerra-se como Coronel de Polícia.
Art. 2º – A Polícia e Bombeiro Militar de Rondônia criará normas e mecanismos para a ascensão profissional.
Art. 3º – Unificam-se todos os quadros da Polícia e Bombeiro Militar ao Quadro de Policiais e Bombeiro Militares Combatentes, exceto o Quadro dos médicos que permanecesse conforme se encontra na lei.
Art. 4º – Deixa de existir o número de vagas para promoção, havendo progressão funcional conforme tabela em anexo.
Art. 5º – Todos os benefícios contidos nesta lei estendem-se aos policiais e bombeiro militares inativos, da reserva remunerada e as pensionistas.
Art. 6º – Deixa de existir o interstício e passa a ter progressão funcional conforme tabela do anexo I.
Art. 7º – Estabelece o Mês Março como sendo a data base do reajuste dos Policiais e Bombeiros Militares de Rondônia.
Art. 8º – Institui o reajuste anual para os Policiais e Bombeiro Militares no mesmo percentual concedido ao Fundo Estadual.
Art. 9º – A promoção para 2º Ten. será exclusiva dos subtenentes ou, quando não houver subtenente habilitado, deverá ser primeiro Sargento obedecendo ao critério da antiguidade.
Art. 10º – Cria-se a gratificação para os policiais e bombeiro militares que estejam exercendo função de monitor, instrutor e ou comandante de pelotões dos cursos de formação e profissionalização.
Art. 11º – Cria-se a gratificação de escolaridade para curso acima de 120horas/aulas no mesmo valor pago referente a um serviço voluntário. Os cursos ministrados serão os seguintes:

I – a Curso de Formação de Praças, o Curso de Formação de Soldado;
II – a Curso de Aperfeiçoamento de Praças, o Curso de Formação de Sargentos;
III – a Curso de Altos Estudos de Praça, o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos;
IV – a Curso de Formação, os cursos superiores exigidos para o ingresso dos militares dos Quadros de Oficiais Militares QOPMA e ESPECIALISTAS.
Art. 12º – O Policial e Bombeiro Militar, quando completar trinta anos de efetivo serviço à Corporação, será promovido automaticamente ao posto ou graduação seguinte na escala hierárquica.
Art. 13º – Cria-se a gratificação de escolaridade para os cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado, bacharelado no valor pago referente a dois serviços voluntários por cada certificado apresentado.
Art. 14º – Para a progressão funcional ao posto de coronel será exigido os cursos de bacharel em direito, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Curso de Altos Estudos de Oficiais, curso superior de oficial, que serão ministrados a partir do posto de capitão pela PM/BMRO..
Art. 15º- Excepcionalmente, os (PM/BM), que a partir da publicação desta lei,farão jus à designação para os cursos constantes no Art.11, respeitando critério de antiguidade, na modalidade de Ensino à Distância para as disciplinas teóricas no âmbito de seus respectivos batalhões, sem prejuízo de suas atividades funcionais.
Art. 16° – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 17° -Revogam-se as disposições em contrário.

TABELA DOS QUADROS DE POSTOS E GRADUAÇÕES DA PM/BMRO E SEUS RESPECTIVOS VENCIMENTOS

Coronel PM
NÍVEL ÚNICO R$ 18.275,00
Tenente-Coronel PM
03 ANOS /NÍVEL 03 R$17.947,00
02 ANOS/ NÍVEL 02 R$17.321,50
01 ANO / NÍVEL 01 R$17.021,00
Major PM
03 ANOS/NÍVEL 03 R$ 16.832,50
02 ANOS/NÍVEL 02 R$ 16.521,00
01 ANO / NÍVEL 01 R$ 16.075,75
Capitães PM
03 ANOS/NÍVEL 03 R$ 15.887,25
02 ANOS/NÍVEL 02 R$ 15.530,75
01 ANO/NÍVEL 01 R$ 15.085,25
Primeiro-Tenente PM
03 ANO/NÍVEL 01 R$ 14.935,00
02 ANOS/NÍVEL 02 R$ 14.600,00
01 ANO/NÍVEL 03 R$ 14.150,50
Segundo-Tenente PM
03 ANOS/NÍVEL 03 R$ 13.854,00
02 ANOS/NÍVEL 02 R$ 13.542,00
01 ANO/NÍVEL 01 R$ 13.175,00
Subtenente PM
03 ANOS/NÍVEL 03 R$ 12.827,00
02 ANOS/NÍVEL 02 R$ 12.361,50
01 ANO/NÍVEL 01 R$12.130.50
1º Sargentos PM
03 ANOS/NÍVEL 03 R$ 11.965,00
02 ANOS/NÍVEL 02 R$ 11.499,50
01 ANO/NÍVEL 01 R$ 11.034,00
2º Sargentos PM
03 ANOS/NÍVEL 03 R$ 10.968,50
02 ANOS/NÍVEL 02 R$ 10.375,25
01 ANO/NÍVEL 01 R$ 10.026,75
3º Sargentos PM
03 ANOS/NÍVEL 03 R$ 9.939,25
02 ANOS/NÍVEL 02 R$ 9.473,75
01 ANO/NÍVEL 01 R$ 9.008,25
Cabos PM
03 ANOS/NÍVEL 03 R$ 8.892,70
02 ANOS/NÍVEL 02 R$ 8.310,00
01 ANO/NÍVEL 01 R$ 8.198,00
Soldado PM
03 ANOS/NÍVEL 03 R$ 7.238,20
02 ANOS/NÍVEL 02 R$ 6.850,00
1 ANO/NÍVEL 01 R$ 5.952,20

FONTE: http://saibadascoisas.blogspot.com/
Homem é preso em Rio do Fogo por
 prática de brutalidade contra animais

Ruan é preso por maus tratos a animais
(Fotos:Blog de Rio do Fogo)

Atos de brutalidade sem tamanha praticada contra animais no município de Rio do Fogo, provocou revolta de populares. Um homem identificado como Ruan Carlos de Souza, de 18 anos, natural de Extremoz, foi preso pela polícia de Rio do Fogo neste final de semana.


Ruan é acusado de matar um burro a facadas, além de ferir outros dois animais no distrito de zumbi, inclusive arrancando o olho de um dos burros.

O acusado foi conduzido para a delegacia e apresentado a autoridade competente.

FONTE: Blog de Assis Silva
Homem visivelmente descontrolado 
 desce ribanceiras na BR 406



Na tarde de hoje (05), Policiais militares voltavam de uma missão da cidade de Poço Branco quando se depararam com um indivíduo na BR 406 nas proximidades do posto Santana, pilotando uma moto em alta velocidade. Os policiais perceberam que o mesmo fazia ultrapassagens arriscadas e pilotava em forma de “zig zag” quando resolveram se aproximar para abordá-lo o elemento implementou fuga perdendo o controle da moto descendo de ribanceira abaixo.

Os policiais militares Sd PM Cavalcante (Cmt da VTR), juntamente com o Sd PM Márcio e Sd PM Henrique, desceram e resgataram o mesmo conduzindo-o ao hospital Regional. O infrator foi identificado como Francisco Willame Barbosa, vulgo Lêlêu residente em Nova Descoberta no Bairro de Vila Nova. Segundo o PM Cavalcante, Lêlêu estava muito embriagado e aparentava ter feito uso de entorpecentes. Não sabendo informar se a moto que ele conduzia era produto de furto ou não.

"Pela forma que ele vinha na pista nao sei como não aconteceu um acidente de maior proporção, em dado momento ele quase se chocava com um veículo" Falou o PM Cavalcante.

Policiais do GTO que passavam no local
 conduziram a moto para a  Delegacia

Salientando que a referida moto possui placa de Poço Branco, é uma Titan 1571 de cor roxa. A mesma foi conduzida a Delegacia Regional de João Câmara para averiguação, enquanto Francisco Willame Barbosa encontra-se internado, mas, está fora de perigo.


Local onde a moto desceu (Aprox. 5 metros abaixo)
do lado direito no sentido Natal/João Câmara
Entre o Posto Santana e o CEFET
Carro desgovernado derruba
três árvores e muro de residência

O Veículo deixou rastro dos estragos
(foto:Marco Montoril)

Não houve registro de ferimentos graves
(Foto:Marco Montoril)

Um acidente ocorrido ontem à noite na RN 023, mais conhecida como estrada de assunção por pouco não terminou em tragédia. Um veículo Fiesta desgovernado derrubou três pequenas árvores e em seguida derrubou o muro de uma residência.

Não há informações de feridos graves, apenas o susto dos moradores da residência e danos materiais para o proprietário do veículo que até a manhã desta terça-feira, permanecia no local.

FONTE: Com informações do Blog de Assis Silva

domingo, 3 de abril de 2011

Ministério Público quer acabar
 com o abuso de menores no volante


O Ministério Público da Comarca de João Câmara publica RECOMENDAÇÃO no sentido de coibir a prática de menor dirigindo moto ou carro, nas ruas de João Câmara, Bento Fernandes, Parazinho, Jandaíra e Jardim de Angicos.


A recomendação está baseada na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 228, o qual prevê que são inimputáveis os menores de dezoito anos, mas que mesmo assim serão subordinados às normas da legislação especial.

O Ministério Público recomenda aos pais e responsáveis legais de crianças e adolescentes que não permitiam que seus filhos menores de dezoito anos dirijam veículos automotores(carros e motos) em via pública, sob pena de verem instaurado o devido procedimento na Justiça da Infância e Juventude em desfavor do adolescente.

Recomenda aos comandantes dos destacamentos de Polícia militar dos municípios de João Câmara, Parazinho, Jandaíra, Bento Fernandes e Jardim de Angicos que fiscalizem o efetivo cumprimento dos termos da presente recomendação, procedendo à apreensão de todo e qualquer adolescente que for surpreendido na condução de veículo automotor, encaminhando-o à autoridade policial para adoção de providências cabíveis. Proceda a apreensão dos carros e motos conduzidos pelos menores de dezoito anos, liberando-os apenas após a apresentação do proprietário, portando documento que comprove essa qualidade.

Recomendar ao Delegado de Polícia Civil dos municípios citados que, constatado o desrespeito aos termos da presente Recomendação, adote todas as medidas repressivas pertinentes, procedendo à instauração de Termo Circunstanciado de Ocorrência pela prática da infração penal capitulada no art. 310 do Código Nacional de Trânsito.

A recomendação é assinada pelo Dr. Marcos Adair Nunes – Promotor de Justiça substituto