terça-feira, 17 de julho de 2012

SAÚDE
Correr na Rua - Um Programa Saudável

No fim de semana você costuma sair com os amigos para o cinema, para um bar, para a praia? Já pensou em incluir no seu roteiro de diversão uma corrida de rua? Pois é o que faz dezenas de hemens e  mulheres nas Ruas de natal. Este grupo cresce cada vez mais: o dos maratonistas amadores, que unem lazer e saúde enquanto correm com os amigos.

No ano passado a estudante de direito Izadora Medeiros, de 25 anos, estava insatisfeita com o próprio corpo e queria emagrecer. Decidiu mudar alguns hábitos, praticar exercícios e comer melhor. Para não desanimar da ideia passou a escrever sobre a nova fase em blog que batizou de Gordinha Tensa (www.gordinhatensa.com) .

Ao mesmo tempo começou a se interessar pela corrida de rua. Procurou um grupo de assessoria de corrida, começou a dar os primeiros passos e se apaixonou pelo esporte.

Resultado: 8 meses depois ela comemora os 7kg perdidos, a nova forma e sua primeira participação em uma meia maratona. A estreia foi em grande estilo, na Meia Maratona do Rio de Janeiro.

"Foi um momento de superação incrível para mim. Eu já estava correndo provas menores de 5 e 10 km, mas 21 km foi a primeira. E não parei, não caminhei, corri o percurso todo, foi incrível!", Comemora a nova atleta.

Para chegar à meia maratona, Izadora mudou de hábitos e levou consigo vários amigos. Hoje é comum ver jovens pouparem noites anteriormente dedicadas às festas, para não comprometer o desempenho nas corridas.

"As corridas geralmente são no sábado de manhã ou no fim da tarde. Então sempre temos que sacrificar a noite de sexta ou de sábado por causa da corrida. As vezes até as duas, mas isso não é bem um sacrifício porque correr é também uma grande diversão. Depois das provas e de vez em quando depois dos treinos a galera também sai junta, é bem divertido", Explica Izadora.

Grupos de Corrida

Uma boa maneira de começar a correr e conviver com outros maratonistas amadores é participar de um grupo de assessoria de corrida.

Hoje há mais de uma desena desses grupos em Natal. O aluno paga uma mensalidade, e pode participar dos treinos diariamente. Há instrutores para orientar os alunos desde os primeiros passos até a primeira maratona.

"Uma pessoa que nunca correu pode participar de sua primeira prova em 2 ou 3 meses de treino. Temos sempre alunos novos entrando no grupo, e os professores vão orientando esses alunos desde a caminhada até eles começarem a correr. Tem gente em todas as fases dentro do grupo, dos que estão caminhando àqueles atletas que já correme e estão trabalhando para melhorar o tempo", explica Walter Molina, diretor técnico da Natal Runner, que desde 2005 auxilia corredores amadores em Natal.

Clube da Luluzinha

Há também os grupos de corrida mais informais. De amigos, vizinhos, parentes e pessoas com afinidades em comum que praticam a corrida juntas. Exemplo disso é o grupo Aerogym da professora Viviani Ginani.
Todas de rosa, meninas saem pelas ruas para correr.
O grupo da Aerogyn cresce a cada corrida
Vivi, ou "Véa", como é carinhosamente chamada pelas alunas, dá aulas de ginástica há 22 anos. Há mais ou menos um ano, passou a correr com as alunas depois da aula. O grupo foi crescendo e hoje é um dos mais expressivos nas maratonas da cidade.

Tantas mulheres juntas, correndo com suas camisetas cor de rosa choque, chama atenção. Além do visual, as meninas são muito animadas.

"Nosso grupo não tem isso de se preocupar com tempo, planilhas, colocação nas provas.

A gente corre pra se divertir mesmo, as meninas vão incentivando umas às outras, todo mundo se ajuda. Depois da corrida a gente sai pra comomorar, para comer, para beber. Eu ensino minhas alunas que elas preciam malhar, correr, se mexer para poder comer, beber e aproveitar as coisas boas da vida. Pode comer, mas depois vem queimar tudo no aerogym!", incentiva Vivi.
Meia Maratona de Natal - realizada em parceria com a TRIBUNA DO NORTE, a largada para a meia maratona é no dia 10 de novembro. As inscrições já podem ser feitas através do site:

http://www.clubedocorredor.com/

Nenhum comentário :

Postar um comentário