quarta-feira, 23 de maio de 2012

FORÇA DA IMPRENSA

Mulheres que se encontravam presas
 junto com homens em Delegacia
 foram Tranferidas

Após reportagem exibida pela Inter TV Cabugí filiada da Rede Globo sobre a Delegacia de Guamaré  que era usada como detenção, onde  abrigava 22 mulheres presas com homens na mesma cela, o Comandante Geral da PMRN determinou a desocupação, transferindo-as para outras cidades. Oito delas foram levadas para Mossoró e outras sete para a cidade de Parnamirim.


Comando Geral da Polícia Militar determinou na noite desta terça-feira (22), a transferência de algumas presas e a Justiça liberou outras.

A Delegacia da cidade de Guamaré abrigava 22 mulheres detidas com 20 homens em um mesmo espaço. Oito dessas presas foram levadas para Mossoró e outras sete para a cidade de Parnamirim. Cinco receberam alvará de soltura, ainda na noite de ontem, e duas ganharam prisão domiciliar.

A situação foi relatada no Bom Dia Brasil, da TV Globo, na manhã desta quarta-feira (23), e mostrou mais uma vez a realidade da segurança pública do Rio Grande do Norte. Além de homens e mulheres estarem juntos, a unidade foi feita de carceragem de maneira improvisada.

No entanto, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, informou que os presos só ficaram juntos porque eles mesmos fizeram uma rebelião e quebraram a parede que dividiam as celas. Como a unidade estava superlotada, homens e mulheres acabaram dividindo o mesmo espaço.

Na reportagem exibida na TV Globo, que mostrou também a falta de higiene e instalações elétricas no prédio, os presos chegaram dizer que não fugiam porque não queriam, tendo em vista que existem buracos nas paredes da cela e não existem policiais suficientes na cidade.



A própria Polícia Militar teve que destacar parte do seu efetivo para atuar como carcereiro. Na noite de ontem, o Destacamento da PM em Guamaré comandada pelo Subtenente Carlos, juntamente com o Grupo Tático de Operações (GTO) de Macau (Comandada pelo 3º Sgt Jhony) e a Guarda Municipal de Guamaré montaram um grande esquema para fazer a transferência das presas femininas.

Elas foram colocadas em vans e levadas para Mossoró e Parnamirim. Agora, apenas homens estão detidos na Delegacia de Guamaré. O coronel Araújo Silva dise que dos 20 homens presos naquela unidade, três são regime semiaberto e vão apenas dormir. O Comando Geral da Polícia Militar também determinou o reforço no policiamento daquela cidade.

Guamaré/Portal BO

Nenhum comentário :

Postar um comentário